Mudanças climáticas influenciam nos negócios

Mudanças climáticas influenciam nos negócios

De acordo com o relatório CDP Supply Chain 2012, eventos climáticos extremos causaram danos a 30% dos fornecedores respondentes e mais da metade deles (53%) identificou algum tipo de exposição a custos operacionais crescentes como resultado direto das mudanças climáticas. Somados ao fato de que em torno de 86% da pegada de carbono de uma empresa provem da sua cadeia de valor1, esses resultados reforçam a necessidade de um esforço maior para gerir emissões de Escopo 3.

Durante a última rodada de diálogo com os membros do CDP Supply Chain, realizada simultaneamente em Londres, Nova Iorque, São Paulo, Pequim, Chicago, Denver e Califórnia no dia 1º de fevereiro, não faltaram exemplos nesse sentido, deixando claro que a competitividade de uma companhia estará cada vez mais condicionada à sua habilidade de mobilizar fornecedores na redução das emissões de carbono.

No Brasil, a rodada de diálogo, contou com a participação de representantes do Bradesco, Fibria, SABESP, VALE e AES-Eletropaulo. No encontro também foram apresentados, em primeira mão, os resultados do Supply Chain Report 2012, produzido pela consultoria de gestão Accenture. A publicação apresenta uma análise das ações de mudanças climáticas e performance de 49 das companhias globais líderes e seus 1.800 fornecedores de diferentes setores econômicos.

Apesar de gestão de carbono apresentar uma série de oportunidades de redução de custos, menos de um quarto das empresas tem ajudado seus fornecedores a quantificar o retorno de investimento de baixo carbono. O relatório classifica como crucial o apoio aos fornecedores para que consigam reduzir significativamente suas emissões.

Construindo a mudança

Ainda há uma lacuna entre os membros do CDP Supply Chain e seus fornecedores. De acordo com o relatório, enquanto 43% das companhias reduziram emissões, apenas 28% dos fornecedores reportaram reduções desse tipo.

A fim de reverter esse quadro e promover a gestão de carbono ao longo de todo o processo produtivo, o CDP destaca a importância de promover: avaliação mais eficiente de fornecedores, melhoria de desempenho por meio de compras mais eficientes e aprimoramento de ferramentas e métricas usadas para quantificar e monetizar os ganhos obtidos a partir da redução de emissões.

Se bem executado, o engajamento de fornecedores não será simplesmente uma forma de gerar benefícios ambientais, como também econômico-financeiros.

Clique aqui para ler o relatório CDP Supply Chain 2012.

Mais informações:

Juliana Lopes | [email protected]

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