Mutirão de Saúde prevê atendimento gratuito para mais de 500 pessoas

Mutirão de Saúde prevê atendimento gratuito para mais de 500 pessoas

Acontece no dia 27 de agosto, na Escola Professor Fernandes Soares, em São Paulo, o primeiro Mutirão de Saúde e Cidadania do Jardim Pantanal. Promovido pelo Grupo Fraternal Maria Júlia (GFMJ), organização sem fins lucrativos, em parceria com a Cruz Vermelha Brasileira do Estado de São Paulo, a iniciativa leva cerca de 100 profissionais voluntários de saúde e beleza, que devem realizar mais de 500 atendimentos.

O Jardim Pantanal é uma região carente da cidade de São Paulo. No local, mais de 10 mil famílias vivem em situação de extrema pobreza. Para agravar, a área é localizada às margens do rio Tietê, o que faz com que os moradores enfrentem também problemas com as enchentes em períodos chuvosos.

O Mutirão da Saúde levará à população palestras e orientações sobre temas diversos, tais como: Câncer de Mama, Leptospirose, Planejamento Familiar, Reaproveitamento de Alimentos e outros. Além das palestras, haverá diversos atendimentos de saúde e coleta de exames como os de HIV, Hepatite, Glicemia, Aferição de Pressão Arterial e consultas odontológicas.

Outro serviço oferecido durante o mutirão serão as entrevistas com psicólogos. “Essas pessoas sofrem com problemas de alimentação e saúde. Mas, a situação é ainda mais grave quando passamos a analisar a estrutura psicológica das famílias. Eles realmente necessitam de orientação e apoio, até para que tomem iniciativa e busquem ajuda”, declara Roseli Sampietro, fundadora do GFMJ.

O Mutirão também contará com uma equipe de cabeleireiros e outra de recreação, para entreter as crianças.

Como participar?

A primeira fase do credenciamento das famílias aconteceu no dia 13 de agosto, quando foram contabilizados 424 inscritos. Mas o processo continua, durante toda a semana, na Associação do Clube de Mães do Jardim Pantanal, dirigida por Graça Souza, líder comunitária da região. “Precisamos desse número para solicitar os materiais necessários para a realização de exames, como os de sangue e o Papa Nicolau”, acrescenta Roseli.

As pessoas que não puderam comparecer ao credenciamento também serão atendidas, mas devem passar pela triagem antes de direcionar-se aos atendimentos.

Para essa ação a Cruz Vermelha Brasileira do Estado de São Paulo e o GFMJ contam com os seguintes parceiros: Sabesp, INSS, Ambulatório de Pediatria Social, AMA, Escola de Cabeleireiros Teruya, Coordenadoria de Saúde Leste, Polícia Militar do Estado de São Paulo, Centro de Testagem e Aconselhamento de São Miguel Paulista, Provisa, UBS – Coordenadoria de Saúde Leste, Universidade Metodista, Instituto Renovo e a Associação do Clube de Mães do Jardim Pantanal.

“Nosso objetivo é realizar o mutirão anualmente. Para esse projeto piloto, contar com as parcerias e o apoio da Cruz Vermelha foi fundamental. Sem falar, é claro, da equipe de voluntários. A expectativa é que os atendimentos reduzam a incidência de doenças graves e beneficiem centenas de famílias da comunidade Jardim Pantanal”, conclui Roseli.

Serviços:

Quando: 27 de agosto, das 09h às 17h
Onde: Escola Professor Fernandes Soares (Rua Erva do Sereno, 500/Jardim Helena)
Programação:
Palestras e orientações
· Câncer de Mama
· Leptospirose
· Planejamento Familiar
· Prevenção Contra Dengue
· Preparação Contra Desastre e Acidente Doméstico
· Reaproveitamento de Alimentos
· Benefício de Prestação Continuada – INSS
· Orientações Previdenciárias – Programa PEP
Atendimentos de saúde
· HIV e Hepatite
· Papanicolau
· Odontologia – Prevenção, Orientação e Limpeza Superficial
· Psicologia
· Exame Oftalmológico
· Aferição de Pressão Arterial e Glicemia Capilar
Diversos
· Corte de Cabelo
· Estética
· Recreação
Sobre o Grupo Fraternal Maria Júlia

Com 18 anos de atividades, há dois o GFMJ tornou-se uma Organização Não Governamental (ONG). Conta hoje com 16 membros de diretoria e mais de 100 voluntários, que atuam nos bairros Jardim Pantanal, Jardim Helena, Jardim Romano e região, além de Guarulhos, Vale do Ribeira, Bertioga, Itaquaquecetuba, Mogi e Ferraz de Vasconcelos.

A proposta inicial do grupo é levar cestas de alimentos para que as famílias carentes tenham um Natal mais digno. Por meio de parcerias e apoio de voluntários o Grupo Fraternal Maria Julia iniciou há dois anos a expansão de suas atividades. O objetivo é realizar oficinas, eventos beneficentes, mutirões de saúde e bem estar que atinjam cada vez mais famílias carentes.

O terceiro setor desenvolve hoje papel fundamental para a reestruturação da sociedade como um todo. O GFMJ tem orgulho e prazer de contribuir para essa realidade.

Mais informações:

Vivian Braga
Jornalista Voluntária
(11) 6898-8721

Inscreva-se em nossa newsletter e
receba tudo em primeira mão

Conteúdos relacionados

Entre em contato
1
Posso ajudar?