Mulheres líderes: elas estão cada vez mais empoderadas

março de 2019

Compartilhe:

O mundo dos negócios sempre foi focado no universo masculino. Apesar das mulheres líderes estarem sempre ali, raramente eram valorizadas por suas competências e habilidades, o que as impediam de conquistar posições de destaque.
Mas, com muita luta, essas líderes estão cada vez mais empoderadas e têm alcançado o devido reconhecimento na sociedade, inspirando milhões de outras mulheres.

Sustentabilidade e inclusão

A discussão sobre a igualdade de gênero, inclusão da mulher nos cargos de liderança e o seu papel na economia e na sociedade ganhou importância no mundo todo. O assunto foi tema de diversos fóruns internacionais e passou a compor um dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável para a Agenda 2030, estabelecida pela Organização das Nações Unidas (ONU).
Embora as mulheres constituam metade da população do mundo, representam menos da metade da atividade econômica produzida. No Brasil, segundo dados do IBGE, as mulheres são a maioria da população com 10 ou mais anos de idade, mas são minoria entre os ocupados profissionalmente. Confira no gráfico a seguir:

Distribuição da população com 10 anos ou mais de idade, por condição de atividade, segundo o sexo – Dados de 2009. Fonte: IBGE


 
Contudo, apesar dessa desigualdade, a valorização da mulher e sua inclusão nos cargos de liderança tendem a ser muito positivas. Além dos ganhos econômicos, a equidade de gêneros geraria conquistas sociais, pois as mulheres são as principais influenciadoras no âmbito familiar, nas decisões sobre consumo e no investimento em educação e também na saúde.
Visando isso, muitas organizações têm investido em programas de inclusão. E os resultados têm sido surpreendentes.

Mulheres empreendedoras

Uma das empresas que têm investido fortemente na liderança feminina e no empoderamento de mulheres é o Itaú Unibanco.
Com o programa Itaú Mulher Empreendedora, o banco apoia as mulheres líderes brasileiras na evolução de suas empresas e, consequentemente, na transformação do país. Para isso, consideram-se suas necessidades como mulheres, como empresárias e em relação às questões financeiras.
Além de uma linha de crédito, desenvolvida em parceria com bancos internacionais, o programa oferece soluções em capacitação, inspiração e conexão entre as mulheres líderes e empreendedoras. Com foco no Brasil, o Itaú Mulher Empreendedora passou a financiar micro, pequenas e médias empresas administradas por mulheres.
De acordo com pesquisas realizadas pelo programa – e apresentadas no Relatório de 2018 -, foram levantadas duas principais motivações que levam mulheres a empreender:

 

Principais desafios das mulheres líderes

O relatório do programa Itaú Mulher Empreendedora também aponta os principais desafios enfrentados pelas lideranças femininas:

 
mulher na frente de um laptop digitando
 

O perfil das mulheres líderes

Apesar de todos os desafios e obstáculos, as mulheres líderes dificilmente desistem. Elas costumam ter consciência de suas dificuldades e buscam alternativas para superá-las e reverter a situação.
Há algumas qualidades únicas e admiráveis dessas mulheres – e que também foram apontadas pelo relatório do programa do Itaú:

 

Diversidade para empresas e boas práticas

A sua empresa também pode – e deve – apoiar e valorizar as mulheres líderes presentes em sua instituição.
Entre em contato com um de nossos consultores e informe-se sobre as melhores práticas de inclusão e diversidade.
Para saber mais, recomendamos a leitura do nosso Guia Diversidade para empresas & Boas práticas. É um material rico e repleto de conteúdos inspiradores para fortalecer a diversidade e inclusão na sua empresa.
 
Escrito por Marcos Cardinalli

Descubra como podemos ajudar sua empresa a ser parte da solução, não do problema.

A Ideia Sustentável constrói respostas técnicas eficientes e oferece soluções com a melhor relação de custo-benefício do mercado, baseadas em 25 anos de experiência em Sustentabilidade e ESG.

    Entre em contato
    1
    Posso ajudar?