INOVAÇÃO – Eluma cria solução sustentável para o óleo de cozinha

INOVAÇÃO – Eluma cria solução sustentável para o óleo de cozinha

Desenvolver novas tecnologias que possam aliar sustentabilidade e maior conscientização ambiental foi o objetivo da Eluma, marca da Paranapanema, em parceria com a Construtora Ecoesfera e a Prolux Engenharia ao criar um sistema que permite o descarte adequado do óleo de cozinha usado, além do melhor reaproveitamento do resíduo. A iniciativa está sendo implantada com sucesso em empreendimentos de Belo Horizonte (MG), Fortaleza (CE) e em Santo André, município da Região Metropolitana de São Paulo. 

O projeto contribui para evitar a contaminação da água, já que 90% dos consumidores brasileiros ainda têm o hábito de jogar óleo, proveniente de fritura e do preparo das refeições, em pias e vasos sanitários. Esse ato corriqueiro e “aparentemente inocente” nas residências causa um efeito devastador na natureza. Para se ter ideia do impacto, um litro de óleo despejado pela tubulação pode poluir cerca de 100m³ de água, o que chega a encarecer o tratamento hídrico em até 45%, além de agravar o efeito estufa,  considerando que a decomposição de compostos orgânicos gera gás metano e é mais agressivo do que o gás carbônico para o meio ambiente. 

Esse óleo viscoso e escuro também dificulta a passagem de luz na água e no seu fluxo, retarda o crescimento vegetal, além de impedir a transferência do oxigênio para a água, o que prejudica a vida nestes ecossistemas. 

   

Recursos para o condomínio  

Além de contribuir para a eliminação da poluição das redes de esgotos e, consequentemente dos mananciais, o sistema hidráulico com prumada de tubulação em cobre que está sendo utilizado nessas edificações também possibilita a reciclagem do óleo de cozinha que pode ser transformado em sabão, detergente ou sabonete por ONGs ou empresas especializadas que recolhem e pagam pelo material descartado, gerando economia para o condomínio dos prédios. 

O objetivo dessa proposta é tornar os empreendimentos sustentáveis e, com isso, diminuir os custos de manutenção em instalações prediais no sistema público de tratamento de água, além de gerar renda para o condomínio com a venda do óleo usado. 

Para a Eluma, a adoção de soluções sustentáveis dentro da construção civil como o sistema de descarte de óleo está modificando não apenas a estrutura dos empreendimentos, mas oferecendo maior qualidade de vida aos moradores e contribuindo para o bem-estar da comunidade. .Independente se for o uso racional da água, a escolha de materiais ecologicamente corretos ou eficazes para a redução no consumo energia ou detecção de vazamentos, a tendência é que construtores, engenheiros e arquitetos passem a incluir em seus projetos essa preocupação social e ambiental. 

  

Visão Sustentável 

A preocupação com o desenvolvimento de soluções sustentáveis faz parte da missão da Eluma que está sempre voltada para a produção e comercialização de produtos semimanufaturados de cobre e suas ligas. Preocupada com a preservação ambiental, a marca investe constantemente em campanhas ecológicas e em projetos de replantio de mudas, além de reaproveitar cerca de 100% da água utilizada em suas unidades e desenvolver um sistema de gerenciamento de resíduos. Todo subproduto da operação é tratado adequadamente visando eliminar quaisquer contaminantes oriundos do processo industrial, conforme as normas ambientais vigentes. 

Como resultado desse trabalho, a Eluma conquistou a ISO 14001 para a unidade fabril de conexões de cobre e bronze localizada em Serra, no município de Vitória (ES), o que reforça ainda mais seu comprometimento com o meio ambiente e torna a marca pioneira na obtenção dessa normatização. 

  

Mais informações: 

 
Matéria Primma Assessoria de Comunicação
Penélope Santos –  (11) 2668-4280 / 9900-8023 / [email protected]

Inscreva-se em nossa newsletter e
receba tudo em primeira mão

Conteúdos relacionados

Entre em contato
1
Posso ajudar?