Mais de 300 pessoas prestigiam PLS em Porto Alegre

Mais de 300 pessoas prestigiam PLS em Porto Alegre

Por Cláudia Piche

Além de mais um encontro regional, a Plataforma Liderança Sustentável em Porto Alegre foi também escolhida pelo Sistema Fecomércio-RS como conteúdo exclusivo de seu 3º Fórum de Sustentabilidade, realizado nesta quarta-feira (26/06), no Centro de Convenções do Hotel Plaza São Rafael, no centro da cidade.

O evento foi aberto pelo presidente da Fecomércio, Zildo De Marchi. Do alto da sabedoria de seus 88 anos, ele deu o comando: “Vamos trabalhar!”

E foi atendido pelos mais de 300 empresários e gestores locais que acompanharam atentamente as apresentações do idealizador da Plataforma, Ricardo Voltolini, do presidente da AES Brasil, Britaldo Soares, e do diretor de Negócios Polipropileno da Braskem, Valmir Soller.

Como de praxe, Voltolini abriu os trabalhos, discorrendo sobre as cinco principais características dos líderes sustentáveis, utilizando-se, para tanto, dos exemplos práticos de algumas das 20 lideranças já integrantes da Plataforma em suas duas etapas – inspiracional e educacional.

Valmir Soller foi o segundo a palestrar. Funcionário da Braskem há 12 anos, o executivo destacou a visão holística da cultura da empresa, desde sua fundação, em 2002, quando já declarava em sua missão o compromisso com o desenvolvimento sustentável.

Soller falou, ainda, sobre ações da companhia nos últimos 10 anos que resultaram em redução de 40% dos efluentes líquidos, 60% dos resíduos sólidos e pastosos e 14% das emissões de GEES – este último índice conquistado, em boa medida, graças a uma inovação da Braskem, o chamado plástico verde, um polipropileno produzido a partir de fonte renovável – o etanol de cana de açúcar –, que tem proporcionado uma redução de 6 toneladas de emissão de carbono por ano na atmosfera. “Nem tudo é obvio e nem tudo é fácil nesse caminho. Mas não dá para desistir. A sustentabilidade é um valor que vale a pena ser trabalhado e desenvolvido”, afirmou.

Britaldo Soares, presidente da AES Brasil, também contou como a empresa envolveu colaboradores e stakeholders no desenvolvimento de sua Plataforma de Sustentabilidade, um amplo projeto de educação de todos os seus públicos de interesse para inserir efetivamente a sustentabilidade no cerne do negócio.

Num depoimento bastante transparente e espontâneo, Soares cativou a plateia ao abordar muito francamente as dificuldades, erros a acertos dessa trajetória. “Quando elaboramos nossa primeira matriz de stakeholders e ouvimos a opinião de todos a respeito de nossas ações, nos demos conta de que havíamos esquecido ‘apenas’ de consultar nossos clientes”, confessou o presidente. Para Soares, o caminho de aprendizagem para a sustentabilidade pode ser comparado à Lei de Lavoisier: Na natureza, nada se cria, nada se perde. Tudo se transforma. “A questão da educação está no dia a dia. Na semente que cada um pode deixar para esse processo de transformação”, concluiu.

Após as palestras, a seção de perguntas foi concorrida: Como medir o nível de sustentabilidade nas pequenas empresa? Como comunicar ações de sustentabilidade aos stakeholders? Quais as habilidades necessárias aos profissionais desses novos tempos? – foram algumas das questões respondidas pelos executivos.

Trocando experiências

Várias das questões levantadas pelos participantes puderam ser mais aprofundadas no workshop ministrado no período da tarde. Sob o tema: Como inserir a sustentabilidade na gestão e na cultura da empresa, os consultores Ricardo Voltolini e Karina Marinheiro, de Ideia Sustentável: Estratégia e Inteligência em Sustentabilidade, conduziram os participantes a uma identificação do nível de inserção do tema nas empresas de cada um e à reflexão sobre como cada profissional pode liderar processos nesse sentido.

A oportunidade de aprender com o exemplo das grandes lideranças integrantes da Plataforma e também com a troca de experiências entre as empresas foi destacada como bastante enriquecedora por boa parte dos empresários locais, entre eles Juarez Venço, dono da lavanderia Renova em Porto Alegre e coordenador do Conselho de Sustentabilidade da Fecomércio, e pela presidente do Sincomércio de Passo Fundo e empresária do setor de confecção, Sueli Marini.

Patrícia Rabello, da Viva Sustentabilidade em eventos, escreveu: “Gostaria de agradecer pelo evento que trouxe ao público do Rio Grande do Sul a importância da relação do tema da sustentabilidade com valores e princípios. Hoje li a seguinte frase de Nelson Mandela: ‘Uma boa cabeça e um bom coração formam uma combinação formidável.’ Acredito que, para ser um líder sustentável, é preciso exatamente isso: uma boa cabeça pensando o negócio e a mais pura convicção sobre o valor da abordagem holística.”

Sobre a Plataforma Liderança Sustentável

O movimento Plataforma Liderança Sustentável iniciou-se em junho de 2011, a partir do lançamento do livro Conversas com Líderes Sustentáveis (Editora Senac/SP), do consultor Ricardo Voltolini. O livro relata a experiência de 10 presidentes de grandes empresas engajados no tema da sustentabilidade, além de analisar as características comuns a esse tipo de líder, como agem, pensam e em que valores acreditam. Em agosto de 2012, foi lançada a segunda etapa do movimento, com a adesão de 10 novas lideranças empresariais, desta vez abordando a temática: Como empresas estão envolvendo e educando líderes para a sustentabilidade.

Para saber mais sobre a Plataforma Liderança Sustentável e assistir às minipalestras dos 20 líderes participantes, acesse: www.ideiasustentavel.com.br/lideres. Em breve também estarão disponíveis  todos os vídeos dos encontros regionais de 2013.

Inscreva-se em nossa newsletter e
receba tudo em primeira mão

Conteúdos relacionados

Entre em contato
1
Posso ajudar?