Maior Carreta da Saúde do mundo comemora três anos

Maior Carreta da Saúde do mundo comemora três anos

Roberto Kikawa em frente à Carreta da Saúde

A Carreta da Saúde, do Projeto CIES (Centro de Integração de Educação e Saúde), completou três anos de ações em junho. O caminhão que leva atendimento de alta qualidade para a população carente do país já nasceu como o maior hospital sobre rodas do mundo.

Com 15 metros de comprimento e dotada de um sistema automatizado que permite a abertura das laterais, atingindo uma área de aproximadamente 100 m², o centro médico móvel possui quatro salas de atendimento climatizadas, equipamentos de diagnósticos de alta tecnologia, áreas de esterilização, duas salas de espera com recepção, banheiros e elevador para pessoas com dificuldade de locomoção.

A capacidade é de 9.000 atendimentos por mês, em dez diferentes especialidades médicas, de acordo com as necessidades da comunidade visitada pelo CIES. “Com a Carreta, já eliminamos a fila para exames do Sistema Único de Saúde (SUS) em diversos lugares do país, principalmente para exames médicos como endoscopia digestiva, colonoscopia, cirurgia de catarata, exames cardiológicos e diversos tipos de ultrassonografia”, explica o idealizador do Projeto CIES e vencedor do Prêmio Empreendedor Social, Roberto Kikawa. Todos os exames são realizados com modernos equipamentos, que podem ser comparados aos utilizados nos principais centros médicos de grandes capitais.

O método utilizado pelo CIES inova também pela gestão compartilhada, que envolve e mobiliza governo, empresas, sociedade civil e comunidades. Os atendimentos são autossustentáveis e baseados na tabela do SUS.

Desde 2008, a Carreta da Saúde já percorreu mais de 15 cidades brasileiras, passando pelo Paraná, Santa Catarina, São Paulo (capital e interior) e Rio de Janeiro, chegando a chamar atenção de líderes em países como Angola, Colômbia, Itália, Nígeria, Japão, Panamá e Venezuela.

O doutor Roberto Kikawa explica que o objetivo é levar atendimento médico de excelência para populações de alta vulnerabilidade social. De maneira sustentável e com foco na ajuda ao próximo, o Projeto CIES é replicável e trabalha com profissionais remunerados, garantindo à população o envolvimento de médicos criteriosamente selecionados. “Além de qualidade no trabalho, é preciso ter o DNA do amor para participar, ou seja, dar atenção ao paciente”, completa Kikawa.

Roberto Kikawa

O paulistano Roberto Kikawa aprendeu sua primeira especialidade médica (primeiros-socorros) ainda pequeno, como integrante de um grupo escoteiro. Anos depois, acompanhou a evolução de um câncer de seu pai. A partir daí, comprometeu-se a ser um médico que prima pela qualidade do atendimento.

Formou-se em medicina em Londrina (PR); fez especialização em gastroenterologia e mestrado nessa área na Universidade de São Paulo (USP). Desde a residência, atende em Heliópolis, região de alta vulnerabilidade na zona sul de São Paulo. Já atuou no renomado hospital Sírio-Libanês.

Atualmente, é diretor do hospital São Camilo e professor-titular do centro universitário de mesmo nome, além de estar à frente do serviço de endoscopia de outros quatro hospitais.

Certificações

A Carreta da Saúde tem conquistado certificações importantes no país. As principais são: Empreendedor Social 2010 e Declaração de utilidade pública

Mais informações:

Parágrafo Comunicação
Mirela Claudino
(11) 3368–5636
(11) 2812–1110

Inscreva-se em nossa newsletter e
receba tudo em primeira mão

Conteúdos relacionados

Entre em contato
1
Posso ajudar?