LONGEVIDADE – ONG OLHE desenvolve curso de capacitação para "cuidadores de idosos"

LONGEVIDADE – ONG OLHE desenvolve curso de capacitação para "cuidadores de idosos"

No cenário de um país que envelhece rapidamente – antes de conquistar seu pleno desenvolvimento econômico e social –, o Observatório da Longevidade Humana e Envelhecimento (OLHE) se coloca na vanguarda para discutir, publicamente, a regulamentação da profissão de cuidador de idosos no Brasil. Ingrid Mazeto, presidente do OLHE, afirma que é cada vez mais urgente a sociedade investir em ações que fortaleçam o papel do cuidador de idosos.

“Precisamos criar uma cultura da longevidade. Entender que só com solidariedade e responsabilidade se constrói uma longevidade sustentável para todos”, diz Mazeto.

Em parceria com a Support/Danone, empresa que também identificou a necessidade de investir na formação de cuidadores de idosos, o OLHE desenvolveu um curso de capacitação específico para este público.

Denominado Programa Cuidar é Viver, o curso tem como principal objetivo proporcionar qualificação a trabalhadores que possam atuar junto a pessoas idosas, em situação de dependência. Promover a qualidade de vida e incentivar a maior autonomia possível da pessoa idosa são características que se esperam dos cuidadores formados pelo OLHE.

“A pessoa que se dedica a esta tarefa precisa ser capacitada, estimulada e valorizada, para que possa desempenhar de forma adequada o seu papel”, diz Ingrid. Segundo ela, com o envelhecimento populacional, abrem-se novos campos de trabalho e o cuidador de idoso é figura principal neste cenário.

Atualmente, segundo dados do último Censo do IBGE, apenas na capital paulista há 1,3 milhão de idosos – o equivalente a 11,8% da população. Vale lembrar ainda que, em dez anos, o número de idosos no Brasil cresceu 17%. E esta é uma linha em permanente ascensão.

Desde 2006 tramita no Congresso Nacional um projeto de lei para a criação da profissão do cuidador de idosos. Em maio de 2011, o senador Waldemir Moka apresentou ao Senado Federal um novo projeto de lei, com o objetivo também de criar a profissão.

“Somos todos frutos do cuidado. Se não fosse assim, dificilmente estaríamos aqui”, afirma Ingrid. Segundo ela, é preciso que a sociedade se debruce mais sobre essas questões e reflita sobre a importância do cuidador hoje em nosso meio.

Os cursos são oferecidos mediante parcerias, em locais em que são previamente identificadas demandas. Os interessados em se capacitar, assim como instituições que buscam oferecer treinamento a pessoas que já atuam na área, devem entrar em contato com o OLHE.

Sobre o Programa Cuidar é Viver

Público-alvo: maiores de 18 anos, com ensino fundamental, que desejam atuar na prestação de serviços para pessoas idosas em situação de fragilidade e vulnerabilidade.

Carga-horária: 80 horas/aula

Titulação: certificados emitidos pelo OLHE

Professores: o quadro de professores do OLHE é composto por profissionais com grande experiência na gerontologia: Assistente Social, Nutricionista, Enfermeira, Médico Geriatra, Fisioterapeuta, Psicólogo e Advogado. A maioria dos profissionais tem mestrado, doutorado ou especialização em gerontologia.

Conteúdo Programático: o curso é dividido em cinco eixos teóricos e o conteúdo é ministrado em aulas de quatro horas. Aborda mitos do envelhecimento, questões éticas, aspectos médicos e nutricionais, relações trabalhistas, cidadania e aulas práticas, entre outros temas.

Sobre a ONG OLHE

O OLHE foi criado em 2006 por um grupo multidisciplinar de profissionais, buscando ser uma referência de vanguarda como agente de transformação que estimule e sustente um envelhecer com futuro. A ONG atua por meio de quatro áreas: informação, intervenção, pesquisa e formação. Já recebeu alguns prêmios por sua atuação.

Mais informações:

Conexão Nacional Comunicação Corporativa

(11) 3151-5516 / 3582-7930 | Sirlei Rodrigues: [email protected]

Inscreva-se em nossa newsletter e
receba tudo em primeira mão

Conteúdos relacionados

Entre em contato
1
Posso ajudar?