Líderes sustentáveis na mídia 1

Líderes sustentáveis na mídia 1

Por José Eduardo Mendonça
Planeta Sustentável – 30/06/2011

Grandes corporações têm muita responsabilidade no caminho para um mundo mais sustentável. Neste livro, o jornalista, empresário e consultor Ricardo Voltolini mostra o que pensam os líderes de algumas delas, e que lições podemos tirar de suas ricas e fascinantes trajetórias

Das 100 maiores economias do mundo, 51 são empresas – cujos faturamentos deixam para trás PIBs de cerca de 90 países. Não é só isso. As 200 maiores corporações controlam mais de um quarto da atividade econômica global. Ou seja, elas estão em todo lugar, presentes de muitas formas – muitas invisíveis – em nossos cotidianos. São responsáveis, também, diretamente, pelo bem estar de centenas de milhares de pessoas (seus funcionários) e da sociedade como um todo, por isso, se não tiverem uma percepção clara do que é responsabilidade corporativa e princípios de sustentabilidade, o planeta pode ficar em uma situação ainda pior do que se encontra hoje.

Felizmente, elas estão se mexendo. Na verdade, estão em muitos casos se adiantando a novas normas e regulamentações para a proteção do ambiente, enquanto governos ainda se degladiam nos foros internacionais, sem uma concordância positiva sobre objetivos para combater a mudança do clima e o aquecimento global. E parte substancial destes movimentos corporativos se deve ao papel de lideranças que têm uma noção holística de suas empresas na história – não é mais tempo de zelar apenas pelo bottom line nos balanços trimestrais. Estes números terão obrigatoriamente que implicar muitos fatores novos ou mesmo revolucionários no dia a dia dos negócios.

É este o quadro examinado pelo jornalista, administrador, consultor e conferencista Ricardo Voltolini. Ele entrevistou líderes de empresas brasileiras ou de suas subsidiárias no país para ver como eles estão pensando a complicada equação desenvolvimento/sustentabilidade. E começa pela definição do perfil destes líderes elaborada em 2004 pelo Pacto Global, iniciativa desenvolvida pela ONU, desde 1999, para mobilizar a comunidade empresarial internacional. Eles devem ter a coragem necessária para transpor obstáculos à mudança, a capacidade de produzir transformação efetiva na cultura de uma empresa, o mérito de entender o propósito moral e filosófico desta transformação e, ainda, de exercer a solidariedade, a tolerância e a transparência. Bons gestores são importantes para qualquer empresa e mercado, lembra o autor. Gestores à altura destes desafios são “outros quinhentos”.

Pode-se dizer que os líderes atuais, no que toca a sustentabilidade, são praticamente autodidatas, que tiveram de achar sozinhos um jeito de entrar em uma aeronave que já tinha deixado o solo. Mas restam dúvidas quanto à educação e a formação das novas lideranças, uma vez que hoje poucas das escolas onde se formam fornecem os requisitos necessários. Elas “terão de elaborar propostas de ensino mais horizontais, menos fundadas no velho código de transformação vertical de conteúdos.” Ou, como diria o guru Peter Senge, autor do obrigatório A Quinta Disciplina, a educação só vai funcionar “se as escolas que aprendem e ensinam estiverem em comunidades que aprendem e ensinam para a sustentabilidade”. O que se pede é nem mais nem menos que uma reeducação radical. O livro de Voltolini é uma boa ferramenta para se começar o processo.

O jornalista entrevista líderes como Guilherme Leal, da Natura, e Fábio Barbosa, do Banco Real, e outros, de backgrounds diversos e de setores da economia tão variados como cosméticos, bancos, construção, mineração, alimentos e varejo, e traduz de forma didática, em sucintos boxes, o pensamento destes empresários. É difícil hoje ouvir um diálogo entre dois empresários, ou qualquer seminário sobre negócios, nos quais a palavra sustentabilidade não esteja incluída. Está na moda e deixa bem na foto quem a pronuncia, mas ainda não são muitos os que compreendem o termo e suas implicações para a vida. Voltolini é um dos que entendem, e fala em alto e bom som – assim como os executivos que contam suas notáveis trajetórias.

Conversas com Líderes Sustentáveis – O que aprender com fez ou está fazendo a mudança para a sustentabilidade
Autor: Ricardo Voltolini
Editora: SENAC-SP
Páginas: 250
Preço: R$ 50,00
Onde encontrar: nas principais livrarias e sites de vendas de livro do País

Inscreva-se em nossa newsletter e
receba tudo em primeira mão

Conteúdos relacionados

Entre em contato
1
Posso ajudar?