IV Congresso Vegetariano Brasileiro

IV Congresso Vegetariano Brasileiro

50 kg de CO2 que deixam de ser emitidos na atmosfera, 792 litros de água que deixam de ser contaminados, 6,6 m2 de floresta que deixam de ser desmatados. Esse é o resultado para o meio ambiente quando apenas uma pessoa deixa de comer produtos de origem animal por um dia somente.

“O consumo de carne traz um prejuízo enorme para a natureza. Áreas verdes são desmatadas e grandes volumes de água são poluídos apenas para suportar a ineficiente criação de animais para alimentação humana. Além disso, toneladas de grãos que poderiam servir de comida para pessoas são desviadas para bois, porcos e galinhas”, comenta Guilherme Carvalho, biólogo, pesquisador de impactos ambientais da pecuária e secretário-executivo da Sociedade Vegetariana Brasileira.

O uso de combustíveis fósseis nas propriedades, utilização de fertilizantes nas plantações de grãos que vão ser dados como ração aos animais, metano produzido pelos rebanhos, o manejo e tratamento dos dejetos animais, entre outros fatores, somam-se e acabam colocando a pecuária como uma das atividades humanas que mais contribuem para o aquecimento global. “Segundo relatório de 2006 da Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação, este setor se equipara ao de transportes — carros, ônibus, caminhões, trens, navios, aviões — em termos de sua contribuição para o efeito estufa”, conta Carvalho.

Além da emissão de CO2, outra preocupação que o consumo de carne traz em relação à sustentabilidade é a destinação de grande quantidade de alimento vegetal e contaminação da água para produção de carne. Segundo o pesquisador, no caso dos bovinos, são necessários entre seis e dez quilos de proteína vegetal para que seja produzido um quilo de proteína animal.

“Ou seja, por trás da produção animal, há uma enorme produção vegetal. Estima-se que 97% do farelo de soja produzido no mundo sejam destinados à alimentação de animais. Toda essa produção – tanto vegetal quanto animal – resulta em poluição de água, por conta do uso de fertilizantes e agrotóxicos e pela impossibilidade de manejo adequado de tantos dejetos orgânicos. Lençóis freáticos, mananciais, poços artesianos, rios e a água encanada acabam sendo contaminados”, alerta.

Os impactos ambientais do consumo de carne serão discutidos no Vegfest – IV Congresso Vegetariano Brasileiro, que acontece de 25 a 29 de setembro em Curitiba (PR). Mais informações pelo www.vegfest.com.br.

Serviço:

O quê: Vegfest – IV Congresso Vegetariano Brasileiro
Quando:
– de 25 a 27 de setembro, no Setor de Agrárias da UFPR (Rua dos Funcionários, 1540 – Curitiba) – Apenas para inscritos
– Dias 28 e 29 de setembro, no Setor de Orgânicos do Mercado Municipal (Av. Sete de Setembro, 1865 – Curitiba) – Aberto ao público
Inscrições: a partir de R$ 120 (meia)

Mais informações:

www.literatocomunicacao.com.br | (41) 3023 6600

Inscreva-se em nossa newsletter e
receba tudo em primeira mão

Conteúdos relacionados

Entre em contato
1
Posso ajudar?