Todas as companhias listadas na BM&FBOVESPA terão, a partir deste ano, a oportunidade de simular sua participação no processo de seleção do Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE). O anúncio foi feito durante o lançamento do ISE 2014/2015, evento realizado na BM&FBOVESPA.
Nesta nova categoria, intitulada SIMULADO, as companhias interessadas poderão responder ao questionário em qualquer momento do ano (questionário do ano anterior), até duas vezes no ano, recebendo imediatamente após a conclusão o resultado da sua pontuação e a comparação com as notas mínimas, média e máxima das participantes do ano anterior.
O Simulado permitirá a todas as empresas listadas, com especial valor para as que estão iniciando na sua jornada de sustentabilidade, terem um instrumento de diagnóstico qualificado de forma prática e rápida. Além disso, poderão se preparar para futuramente concorrer a integrar a carteira do ISE com mais propriedade e familiaridade com o processo.
O Simulado vem se somar às duas categorias tradicionais de participação no ISE, ambas abertas apenas às companhias detentoras das 200 ações mais líquidas na BM&FBOVESPA. As categorias são: Elegível (para as empresas que querem concorrer a integrar a próxima carteira) e Treineira (para as empresas que querem treinar a participação no processo do ano corrente, sem concorrer a integrar a carteira).
Durante o evento, também foram apresentados o cronograma do ISE 2014/2015 e as atividades previstas para a comemoração dos 10 anos do índice, a ser celebrado em 2015. As empresas terão de 10 de março a 08 de agosto para se inscrever no processo e as respostas do questionário deverão ser entregues entre os dias 14 de julho e 22 de agosto. Mais informações estão disponíveis em www.isebvmf.com.br.
Sobre o ISE
O Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE) foi criado em dezembro de 2005 pela Bolsa e seu desenho metodológico é responsabilidade do Centro de Estudos em Sustentabilidade (GVces) da Escola de Administração de Empresas de São Paulo da Fundação Getúlio Vargas (FGV-EAESP). Esta metodologia busca avaliar de forma integrada os diferentes aspectos da sustentabilidade. Seus objetivos são atuar como indutor de boas práticas no meio empresarial brasileiro e ser uma referência para o investimento socialmente responsável.
O ISE reflete o retorno de uma carteira composta por ações de empresas com os melhores desempenhos em todas as dimensões do questionário. Às dimensões conhecidas como Triple Bottom Line (Ambiental, Social e Econômico-Financeira) foram adicionadas outras quatro dimensões: governança corporativa, geral, natureza do produto e mudanças climáticas.
É calculado pela BM&FBOVESPA em tempo real ao longo do pregão, considerando os preços dos últimos negócios efetuados no mercado à vista. As ações integrantes do ISE são selecionadas entre as 200 mais negociadas no pregão em termos de liquidez e ponderadas na carteira pelo valor de mercado dos ativos disponíveis à negociação.
O ETF ISUS11 (fundo de índice), listado em 31/10/2011, é baseado no Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE). Os fundos de índices, conhecidos no mundo todo como ETFs (Exchange Traded Funds), são espelhados em índices e suas cotas são negociadas em Bolsa da mesma forma que as ações.
O Conselho do ISE é presidido pela BM&FBOVESPA. Além da Bolsa, é composto pelas seguintes entidades: International Finance Corporation (IFC), vice-presidente do Conselho; Associação dos Analistas e Profissionais de Investimento do Mercado de Capitais (Apimec); Associação Brasileira das Entidades Fechadas de Previdência Complementar (Abrapp); Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais (Anbima); Grupo de Institutos Fundações e Empresas (GIFE); Instituto dos Auditores Independentes do Brasil (IBRACON); Instituto Brasileiro de Governança Corporativa (IBGC); Instituto Ethos de Empresas e Responsabilidade Social; Ministério do Meio Ambiente; e Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA).
Mais informações:
A Ideia Sustentável constrói respostas técnicas eficientes e oferece soluções com a melhor relação de custo-benefício do mercado, baseadas em 25 anos de experiência em Sustentabilidade e ESG.