O número de organizações que investem em desenvolvimento comunitário cresceu de 45% em 2009 para 55% em 2011. É o que aponta o Censo GIFE 2011-2012, mapeamento bienal que o GIFE realiza sobre a atuação de seus associados.
Nesta sexta edição, patrocinada pelo Banco Bradesco, 100 organizações, entre empresas, fundações e institutos empresariais, comunitárias, familiares e independentes responderam o questionário base. Segundo a pesquisa, em 2012, a Rede GIFE investiu, em áreas como educação, geração de trabalho e renda, cultura e artes, dentre outras além da área de desenvolvimento local, um total de R$ 2,35 bilhões – um aumento de 8% em relação a 2011.
Nota-se, também, que as organizações tendem a alinhar seus investimentos ao negócio. 68% dos respondentes informam ter alguma ação vinculada ao ramo de atividade da empresa ou da mantenedora. Porém, apenas 11% das organizações vinculam todas as suas ações ao negócio. 52% têm apenas algumas ações alinhadas, portanto a vinculação é parcial. O alinhamento total é mais frequente entre as empresas (23%).
“Novos desafios e oportunidades de relacionamento entre institutos, fundações e suas empresas mantenedoras surgem dessa lógica de aproximação de investimento social e negócio. Estas organizações tendem a estruturar seu investimento para contribuir com o desenvolvimento das comunidades com as quais a empresa se relaciona.”, explica a coordenadora de conhecimento do GIFE, Pamela Ribeiro.
A atuação dos institutos e das empresas no desenvolvimento local pode ser entendida não apenas como uma temática, mas também como uma forma de organizar o investimento social. A tendência de alinhamento ao negócio pode contribuir para esse crescimento, já que ele aconteceu principalmente em função do investimento social corporativo.
Associado ao GIFE, o Instituto Votorantim atua no apoio ao desenvolvimento dos territórios em que as empresas do Grupo estão inseridas, potencializando as oportunidades de desenvolvimento social e econômico da região. Para o gerente geral do Instituto Votorantim, Rafael Gioielli, a maior aproximação do investimento social com o tema do desenvolvimento local é de extrema importância. “O apoio e a promoção do desenvolvimento local se coloca hoje como um aspecto fundamental para as empresas, sobretudo para aquelas baseadas em recursos naturais, conquistarem e manterem sua licença social de operação. Para atuar neste campo com melhores resultados, as empresas têm recorrido a expertise, tecnologias e aos profissionais de seus institutos e fundações”, ressalta.
A publicação Censo GIFE 2011-2012 será lançada no dia 22 de agosto, em São Paulo. Com o tema “Desafios do investimento social: o papel dos institutos e das empresas no desenvolvimento local”, o evento pretende discutir a temática sob a perspectiva do alinhamento entre investimento social e negócio. Durante o lançamento da publicação, o membro fundador e diretor da On Common Ground Consultants Inc e especialista em gestão do desenvolvimento socialmente sustentável, Ian Thomson, falará sobre métricas quantitativas relacionadas à licença social para operar. O pesquisador canadense é um dos criadores da inovadora ferramenta SociaLicenseTM.
Sobre o Investimento Social Privado
Investimento social privado é o repasse voluntário de recursos privados de forma planejada, monitorada e sistemática para projetos sociais, ambientais e culturais de interesse público. Incluem-se neste universo as ações sociais protagonizadas por empresas, fundações e institutos de origem empresarial ou instituídos por famílias, comunidades ou indivíduos.
Sobre o GIFE
O GIFE é uma associação sem fins lucrativos que reúne organizações de origem empresarial, familiar, independente e comunitária, com investimentos em projetos com finalidade pública. Nascido como grupo informal em 1989, foi instituído como Grupo de Institutos Fundações e Empresas em 1995 por 25 organizações e hoje reúne 135 investidores sociais. Desde então, tornou-se uma referência no Brasil sobre investimento social privado e vem contribuindo para o desenvolvimento de organizações similares em outros países. Mais informações: www.gife.org.br.
Sobre o Instituto Votorantim
Ao completar 10 anos, o Instituto Votorantim se fortalece como agente propulsor das práticas de responsabilidade social da Votorantim. A instituição foi criada em 2002 para qualificar o investimento social da empresa, a partir da identificação de oportunidades que gerem valor para a sociedade. Com presença em cerca de 300 municípios no Brasil e outros países, o Instituto orienta as empresas do Grupo Votorantim em ações voltadas ao desenvolvimento local sustentável, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida das comunidades dessas regiões. O Instituto promove ações no campo da educação, geração de trabalho e renda, cultura, preservação e fortalecimento de direitos infanto-juvenis, entre outros. Ao longo de uma década de atuação, foram apoiados 1200 projetos, que beneficiaram mais de 4,6 milhões de pessoas. Saiba mais em: www.institutovotorantim.org.br.
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