Instituto Ideal lança Simulador Solar

Instituto Ideal lança Simulador Solar

Ter e gerar sua própria energia em casa já é possível. Utilizando uma fonte limpa e inesgotável como o sol é ainda melhor.

Para ajudar a população a ter seu próprio microgerador fotovoltaico, o IDEAL (Instituto para o Desenvolvimento de Energias Alternativas para a América Latina), sediado em Florianópolis (SC), vai lançar um Simulador Solar no próximo dia 26 de março, às 11h, no Instituto de Eletrotécnica da USP (Universidade de São Paulo).

Durante o evento também será apresentada a Cartilha Educativa ‘Como faço para ter eletricidade solar na minha casa?’.

Ambas ferramentas estão baseadas na nova normativa da ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica) que facilita a conexão à rede de distribuição de mini e microgeradores elétricos a partir de fontes renováveis – Resolução 482/2012. Com ela, o proprietário de um pequeno gerador não precisa consumir toda a energia produzida no momento da geração. A energia poderá ser injetada na rede e, nos meses seguintes, o consumidor receberá créditos em kWh na conta de luz referentes a esta eletricidade gerada, mas não consumida, através do Sistema de Compensação de Energia criado pela normativa.

O Simulador Solar é uma ferramenta digital que permite o cálculo da potência de um sistema fotovoltaico (gerador de eletricidade solar) para atender a necessidade energética anual de uma residência, um escritório ou uma indústria. Com o sistema, é possível saber quanto o imóvel deixaria de consumir de energia elétrica, além de o proprietário ter uma noção de quanto espaço precisaria no telhado ou terreno para instalar os módulos solares.

Ao entrar na página do Simulador Solar, o usuário precisará ter em mãos uma fatura de energia elétrica para completar com seus dados de consumo em kWh e de gastos em reais. A simulação é gratuita e leva apenas alguns minutos.

Participarão do evento Mauro Passos, presidente do Instituto Ideal; Ricardo Rüther, diretor do Ideal e professor da UFSC; Roberto Zilles, professor do IEE/USP – que assumirá a presidência da ABENS em abril; Paula Scheidt, gerente de projetos do Instituto Ideal, Johannes Kissel, coordenador de energias renováveis da GIZ, e o Superintendente de Regulação dos Serviços de Distribuição da ANEEL, Carlos Alberto C. Mattar.

Cartilha educativa

‘Como faço para ter eletricidade solar na minha casa?’ é o tema da Cartilha Educativa que também será lançada durante o evento, juntamente com o Simulador Solar. O material é didático e objetivo, especialmente produzido para aqueles que pensam em instalar pequenos geradores de energia elétrica a partir do sol e não sabem por onde começar.

O material possui uma versão resumida impressa e outra, mais completa, é apresentada no formato online, em um link na internet. Ela contém informações sobre a capacidade dos geradores que podem participar do sistema de compensação de energia, locais que podem receber as instalações, as vantagens de se ter um microgerador, recomendações para manter o bom funcionamento e o passo a passo para conectar seus sistemas na rede elétrica com a ajuda de um profissional especializado.

Os produtos foram desenvolvidos pelo Instituto Ideal com apoio da Cooperação Alemã para o Desenvolvimento Sustentável, por meio Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit (GIZ) GmbH e Kreditanstalt für Wiederaufbau (KfW). A Cartilha tem ainda o apoio institucional da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), Associação Brasileira de Energia Solar (ABENS), International Solar Energy Society (ISES), Escritório regional de Ciência para a América Latina e o Caribe da UNESCO e o Grupo Fotovoltaica da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

Serviço:

O quê: lançamento do Simulador Solar e Cartilha Educativa

Quando: dia 26 de março, terça-feira, às 11h
Onde: Instituto de Eletrotécnica da USP (Universidade de São Paulo)

Mais informações:
(48) 3024-2007

Inscreva-se em nossa newsletter e
receba tudo em primeira mão

Conteúdos relacionados

Entre em contato
1
Posso ajudar?