INOVAÇÃO – SindusCon-SP e Caixa Econômica Federal se unem pela sustentabilidade

25 de maio de 2011

Compartilhe:

Com o objetivo de unir esforços institucionais e técnicos, o SindusCon-SP e a Caixa Econômica Federal assinaram, durante o Seminário Internacional de Avaliação Ambiental de Edifício, que aconteceu na última segunda-feira (23/05), um Protocolo de Cooperação para disseminar boas práticas e soluções capazes de assegurar a sustentabilidade dos empreendimentos habitacionais no estado de São Paulo.

O acordo tem como objetivos específicos disseminar o conceito de construções mais sustentáveis tomando como referência as categorias e critérios estabelecidos pelo Selo Casa Azul, da Caixa Econômica Federal, reconhecer boas práticas e soluções para o aperfeiçoamento dos projetos habitacionais e desenvolver projetos e ações nas áreas temáticas de interesse prioritário definidas, tais como: redução e mitigação da emissão de gases de efeito estufa; avaliação de terrenos suspeitos de contaminação e áreas contaminadas; utilização de recursos naturais de forma sustentável, em especial, o uso de madeira legalizada; conforto ambiental e eficiência energética; paisagismo e arborização de empreendimentos; gestão de resíduos da construção e da demolição; práticas sociais e educativas com os trabalhadores e beneficiários dos empreendimentos habitacionais.

Segundo Sergio Watanabe, presidente do SindusCon-SP, o Protocolo de Cooperação é um grande passo para a implantação ainda mais eficaz de políticas sustentáveis no setor da construção. “A indústria mostra-se cada vez mais preocupada em atender exigências ambientais, pois além de contribuir com a sociedade em geral, visa garantir maior alinhamento com as práticas e tendências mundiais e, ainda, assegurar vantagem competitiva no mercado”, explica Watanabe.

Seminário Internacional de Avaliação Ambiental de Edifícios

Organizado pelo Comasp, o evento reuniu mais de 120 participantes na última segunda-feira (23/05), na sede do SindusCon-SP, e contou com a presença de Nabil Bonduki, Secretario de Recursos Hídricos e Ambiente Urbano do Ministério do Meio Ambiente; Luiz Ricardo Pereira Leite, Secretário Municipal da Habitação e Presidente da Companhia Metropolitana da Habitação; Leda Aschermann, Secretária-adjunta e Supervisora Geral da Administração da Secretaria do Verde e Meio Ambiente do Município de São Paulo; e João Luiz Potenza, Diretor do Núcleo de Projetos da Coordenadoria de Planejamento Ambiental da Secretaria do Meio Ambiente de São Paulo.

Na ocasião, profissionais renomados no mercado brasileiro discutiram o seguinte tema: “Políticas Públicas, Instrumentos para Decisão Empresarial – As práticas brasileiras e as tendências mundiais”. A arquiteta e urbanista Vanessa Gomes apresentou a atuação brasileira nas edificações sustentáveis e as certificações ambientais como alvo de normalização internacional. “Sabemos que aqui no Brasil existe um crescimento recente destas certificações, surgidas no início da década de 1990 de forma voluntária; entretanto, internacionalmente é cada vez mais comum o reforço desta prática e o aumento da sustentabilidade no ciclo de vida dos edifícios”, afirma Vanessa Gomes.

Outros especialistas como Cássia Maria Lie Ugaya, Maria Marta Teixeira Vasconcellos e Beatriz Kiss, contribuíram com debates sobre a avaliação e impactos do ciclo de vida dos produtos.

O evento contou ainda com outros dois painéis. O primeiro deles teve a participação de representantes de empresas de certificação, da Caixa Econômica Federal, de incorporadoras, construtoras, projetistas e órgãos do governo, que discutiram as “Experiências brasileiras” e apresentaram o estágio atual das diferentes metodologias de avaliação ambiental no Brasil, como a Certificação Leed, Certificação Acqua, Certificação Breeam, Selo Casa Azul–Caixa Econômica Federal e Selo de Eficiência Energética Procel.

Palestrantes internacionais

O segundo painel contou com a presença do arquiteto e designer internacional, formado na Cambridge University, Edward Garrod, e do arquiteto Edson Yabiku, graduado na Universidade Federal do Paraná, ambos do escritório Londrino Foster + Partners. Os especialistas falaram sobre a experiência com diferentes metodologias de certificação e o desenvolvimento do padrão Foster + Partners de sustentabilidade.

Para Francisco Vasconcellos, vice-presidente de Meio Ambiente do SindusCon-SP, o Seminário representou uma excelente oportunidade para discutir e avaliar, por meio de exemplos práticos, como as certificações são utilizadas pelas empresas brasileiras. “Além disso, os participantes puderam conferir as tendências e debater com especialistas renomados o futuro das práticas sustentáveis no Brasil e no mundo”, observa.

Mais informações:

Na Máquina da Notícia
Rafael Buchalla: [email protected]
Denise Mello: [email protected]
Rafaela Manzo: [email protected] (11) 3147-7900|7411|7490|7397

Descubra como podemos ajudar sua empresa a ser parte da solução, não do problema.

A Ideia Sustentável constrói respostas técnicas eficientes e oferece soluções com a melhor relação de custo-benefício do mercado, baseadas em 25 anos de experiência em Sustentabilidade e ESG.

    Entre em contato
    1
    Posso ajudar?