INICIATIVA – Parceiros da Transformação apresenta resultados em desenvolvimento local pela educação para a sustentabilidade

INICIATIVA – Parceiros da Transformação apresenta resultados em desenvolvimento local pela educação para a sustentabilidade

O projeto Parceiros da Transformação, uma realização da Fundação Espaço ECO em parceria com a Fibria e Prefeitura Municipal de Jacareí, acaba de ter seu ciclo de atividades encerrado e apresenta os resultados obtidos após um ano de atividades nos bairros Jardim Colônia, Parque Imperial, Bandeira Branca e Parque Meia Lua, em Jacareí, interior de São Paulo. O projeto teve como objetivo promover e facilitar o desenvolvimento local desses bairros.

Esses resultados comprovam o alcance do objetivo do projeto, o de fortalecer a comunidade e seus líderes. Com isso, são os diversos grupos e iniciativas que surgiram no bairro e que terão continuidade pelos próprios moradores, que estão cada vez mais engajados e conscientes de seus papéis na sociedade.

“Acreditamos que pessoas organizadas podem realizar grandes sonhos, indo muito além de suas capacidades individuais. A organização nos permite mobilizar coletivamente e enfrentar desafios com mais sucesso”, afirma Danilo Vergílio, coordenador de Meio Ambiente Industrial da Fibria.

Os resultados

Na prática, o programa conseguiu, efetivamente, desenvolver ações e iniciativas para a construção de valores sociais, conhecimentos e habilidades para a população. Assim, colaborou com a criação de diversos projetos e parcerias para o desenvolvimento local fundamentadas na participação cidadã das principais lideranças desses bairros, com foco central na construção de redes de aprendizagem e ação coletiva, por meio de Fóruns de Diálogo.

Um exemplo foi a criação do grupo de jovens “Guerreiros do Império”, do bairro Parque Imperial. Esse grupo, dedicado ao esporte como alternativa para a educação, amadureceu durante o programa e se transformou em uma associação, que dará origem a uma Ong (Organização Não Governamental). Em uma das ações, promoveram um debate com um vereador da cidade que, a partir de então, apoiou o projeto.

No bairro Bandeira Branca surgiu o grupo “Bandeiras em Ação”, que agora dará continuidade ao Parceiros da Transformação. No mesmo bairro houve também uma parceria entre um cinéfilo e um jardineiro que resultou em um documentário sobre o trabalho de conservação voluntária de áreas verdes públicas.

“O projeto deixa para a cidade um ótimo exemplo de parceria entre primeiro, segundo e terceiro setores, com um grande envolvimento das comunidades beneficiadas”, destaca Izabel Lavendowski, diretora da Secretaria do Meio Ambiente da Prefeitura de Jacareí.

Raio X – Parceiros da Transformação

22 mil pessoas atingidas pelas ações desenvolvidas.
Realização de 92 entrevistas para identificar o diagnóstico dos bairros.
Grupos de trabalho com mais de 86 participantes.
Laboratórios de Inovação Social com 72 participantes.
Cadastramento de mais de 250 líderes.

Etapas da transformação

O Parceiros da Transformação teve três etapas. A primeira consistiu em entrevistas com organizações (escolas, ONGs, igrejas, empresas etc.) dos próprios bairros. Por meio das entrevistas foram abordados temas relacionados à perspectiva pessoal, organizacional e social em torno do tema do desenvolvimento local, com questões de interesse dos entrevistados, como as demandas e desafios da comunidade, os recursos e as iniciativas existentes, os setores ligados ao tema, as inovações necessárias e o sonho pessoal.

Entre as principais questões levantadas pelos moradores estavam a situação das áreas verdes, educação, segurança, emprego e empreendimentos imobiliários, entre outros.

Na segunda fase, houve a consolidação dos grupos de trabalho de cada bairro. Dela, participaram 86 pessoas que discutiram as ações a serem desenvolvidas. O objetivo dessa etapa foi criar iniciativas inovadoras de colaboração entre os diversos setores da sociedade. Para isso, foram realizados os laboratórios de inovação social, que chegaram ao número de 72 participantes. O sucesso desses laboratórios resultou no cadastramento de mais de 250 líderes.

Na terceira fase, o projeto desenvolveu ações práticas que promoveram o sentimento de pertencimento dos moradores com o lugar onde vivem. Para isso, foram realizadas diversas atividades, como um mutirão colaborativo e a revitalização de uma área verde no bairro Bandeira Branca e ação Cine Colônia, no Jardim Colônia, que pretendeu contribuir para uma mudança de consciência cidadã da comunidade com sessões de cinema, palestras e cursos.

“Num período de apenas 1 ano o projeto de fato mobilizou as pessoas, estimulou a atuação cidadã e a criatividade para o desenvolvimento conjunto de ações que disseminaram cultura e conhecimento aos envolvidos. Conseguimos alcançar o nosso objetivo como Fundação que foi o de propiciar expertise e o protagonismo para que as próprias comunidades possam desenvolver-se de maneira mais autônoma. Agora se estabelece uma nova etapa de interação entre cada uma das partes envolvidas: a consolidação de um canal consistente de diálogo e sinergia,  principalmente entre as comunidades e o poder público”, comemora Fernando Feitoza, gerente de Educação para a Sustentabilidade da Fundação Espaço ECO (FEE).

Sobre a Fibria

Líder mundial na produção de celulose de eucalipto, a Fibria possui capacidade produtiva de 5,25 milhões de toneladas anuais de celulose, com fábricas localizadas em Três Lagoas (MS), Aracruz (ES), Jacareí (SP) e Eunápolis (BA), onde mantém a Veracel em joint venture com a Stora Enso. Em sociedade com a Cenibra, opera o único porto especializado em embarque de celulose, Portocel – Terminal Portuário de Barra do Riacho (ES). Com uma operação integralmente baseada em plantios florestais renováveis localizados nos Estados do Rio Grande do Sul, São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Mato Grosso do Sul e Bahia, a Fibria trabalha com uma base florestal total de 1,076 milhão de hectares, dos quais 403 mil são destinados à preservação permanente.

Sobre a Prefeitura de Jacareí

Ações de educação ambiental, programas e projetos voltados à sustentabilidade e à preservação do meio ambiente fazem parte do calendário permanente da Prefeitura de Jacareí. Entre outros espaços, a Secretaria de Meio ambiente mantém o Núcleo de Educação Ambiental, dentro do Viveiro Municipal, inaugurado em 21 de setembro de 2010 (Dia da Árvore), e que reúne diversos eventos focados na educação ambiental, como estudo de plantas medicinais, peças teatrais para crianças e adultos, palestras e aulas teóricas e práticas de jardinagem. O Núcleo de Educação Ambiental fica na rua Theófilo Teodoro Rezende, 39 – Campo Grande. Informações: 3953-6822 e www.jacarei.sp.gov.br.

Sobre a Fundação Espaço ECO

Inaugurada em 2005, a Fundação Espaço ECO foi instituída pela BASF – empresa química líder mundial – com o apoio da GIZ, agência de cooperação técnica internacional do governo alemão. Ela está situada em São Bernardo do Campo/SP em uma área de aproximadamente 300 mil m² considerada Reserva da Biosfera do Cinturão Verde do Estado de São Paulo pela UNESCO. A Fundação Espaço ECO é o primeiro Centro de Excelência para Ecoeficiência Aplicada na América Latina com a missão de promover o desenvolvimento sustentável por meio da aplicação de soluções e tecnologias em ecoeficiência, educação ambiental e reflorestamento. Mais informações sobre a Fundação Espaço ECO estão disponíveis no endereço www.espacoeco.org.br.

Inscreva-se em nossa newsletter e
receba tudo em primeira mão

Conteúdos relacionados

Entre em contato
1
Posso ajudar?