Iniciativa da ONU aprova criação de rede de conhecimento da Amazônia

Iniciativa da ONU aprova criação de rede de conhecimento da Amazônia

A Rede de Soluções para Sustentabilidade da ONU (UM-SDSN – sigla em inglês) apresentou recentemente sete relatórios elaborados por grupos temáticos de especialistas de todo o mundo, que ajudarão nas discussões em torno de um quadro de metas e objetivos para o desenvolvimento sustentável pós-2015.

Um dos destaques do encontro em Nova Iorque, foi a apresentação da proposta de criação da SDSN-Amazon, sugerida por Virgílio Viana, superintendente geral da Fundação Amazonas Sustentável (FAS), um dos integrantes da rede, e apoiada pelo SDSN na figura de Jeffrey Sachs (líder da iniciativa e diretor do The Earth Institute, Universidade de Columbia, EUA). Os relatórios estão disponíveis em http://goo.gl/vp5Aqc.

A SDSN-Amazon consiste em uma rede de conhecimento e soluções sustentáveis para a Amazônia com participação de pesquisadores, tomadores de decisões, especialistas e líderes empresariais, para catalisar e construir soluções para a sustentabilidade com base em experiências da Amazônia Continental, que abrange nove países.

Essas experiências devem ser adaptadas e replicadas para regiões em desenvolvimento com desafios parecidos da Amazônia, como a África Central (Bacia do Congo) e o Sudeste Asiático (Indonésia e Vietnã).

“Ficamos muito felizes por ver nossa proposta ser levada adiante. Na reunião da SDSN percebemos como a ONU tem valorizado os temas de florestas, biodiversidade e serviços ambientais, deixando claro que está preocupada com a compatibilização entre a erradicação da pobreza, o desenvolvimento econômico e a conservação ambiental”, afirma Virgílio Viana.

O próximo passo é unir esforços e contar com o apoio de diversas organizações nacionais e internacionais que atuam nos oito países da Amazônia. “Essa articulação é de extrema importância para a Amazônia Continental. Temos muito o que ajudar com uma troca de experiências de lições aprendidas e soluções inovadoras”, vislumbra.

ODS x ODM

A relação entre os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) e os Objetivos do Milênio (ODM) continua sendo um dos principais desafios das discussões. Alguns especialistas defendem a ideia de que eles aconteçam paralelamente, outros, que os ODS devem substituir os ODM.

Para Viana, o importante é considerar sempre o alinhamento entre a erradicação da pobreza, o desenvolvimento econômico e a conservação ambiental e que os países desenvolvidos assegurem os mecanismos de financiamento e de apoio ao desenvolvimento tecnológico.

“Se for dessa forma, acredito que os ODS poderiam substituir os ODM. É necessário entender que as questões relacionadas à conservação ambiental e erradicação da pobreza estão intimamente ligadas. A população pobre é a mais vulnerável às mudanças climáticas e à degradação ambiental. Por isso é necessário integrar as agendas ambientais com os esforços para a erradicação da pobreza. É isso que estamos tentando mostrar em nossa participação”, conclui.

Sobre a FAS

A FAS, instituição não governamental, fundada em 20 de dezembro de 2007, por meio de uma parceria entre o Governo do Estado do Amazonas e o Banco Bradesco. A partir de 2009, passou a contar com o apoio da Coca-Cola Brasil e, em 2010, do Fundo Amazônia (BNDES). O principal programa dessa instituição é Bolsa Floresta, que é o primeiro projeto brasileiro com certificação internacional para compensar as populações tradicionais e manter os serviços ambientais fornecidos por meio das florestas.

Além disso, ela desenvolve programas nas áreas de saúde, educação, monitoramento ambiental, associativismo e geração de renda sustentável, em parceria com diversas instituições governamentais e não governamentais. Atualmente a Fundação beneficia mais de 8 mil famílias, em 578 comunidades, em uma área superior a 10 milhões de hectares, em 15 Unidades de Conservação (UCs) do Amazonas.

Mais informações:

www.lead.com.br | (11) 3168-1412 | [email protected]

Inscreva-se em nossa newsletter e
receba tudo em primeira mão

Conteúdos relacionados

Entre em contato
1
Posso ajudar?