INICIATIVA – Colégio Móbile promove interação entre alunos, pais, funcionários e sociedade

INICIATIVA – Colégio Móbile promove interação entre alunos, pais, funcionários e sociedade

Com o intuito de desenvolver em seus alunos atitudes de solidariedade, respeito, cooperação e valorização da diversidade, o Colégio Móbile, em São Paulo criou  projetos de Ação Comunitária, que envolvem alunos desde as séries iniciais. O aluno conscientiza-se de que sua ação pode fazer a diferença para a melhoria da sociedade. Em cada projeto, há uma preocupação educacional e não assistencial, isto é, pretende-se que as crianças e os jovens das entidades atendidas possam adquirir conhecimentos e habilidades que os capacite a ocupar outras posições na sociedade.

Não só os alunos, mas todos os profissionais do Colégio, têm a possibilidade de se engajar em um dos projetos de Ação Comunitária. Cada pessoa pode analisar suas habilidades, competências e disponibilidades para, então, decidir de qual projeto quer participar.

Conheça os projetos de 2011

Sou digital – Projeto que, desde 2000, capacita jovens entre 12 e 17 anos para o uso da Informática a fim de que possam entrar com mais competência no mercado de trabalho. Pelo programa, os alunos da entidade Gotas de Flor com Amor e filhos de funcionários do Colégio Móbile aprendem a digitar com rapidez e eficiência, a operar um editor de texto, um software de apresentação gráfica, uma planilha eletrônica, recebem noções de pesquisa na internet e uso de e-mail. O curso é monitorado por alunos de 8º e 9º ano do Ensino Fundamental, os quais são coordenados por uma pedagoga e um técnico em informática. O transporte e o lanche para os alunos da entidade são fornecidos pelo Móbile, e o curso ocorre todas as quartas-feiras, das 14h às 16h.

Cultura de Mão em Mão – Consiste na montagem de bibliotecas em áreas urbanas ou rurais com o objetivo de promover o acesso à leitura e à cultura a um número maior de pessoas. Esse projeto é liderado pelos alunos de 2º, 4º e 8º anos do Ensino Fundamental que são responsáveis por fazer a divulgação do projeto nas demais séries, solicitando a doação de livros em perfeito estado de conservação e confeccionando as caixas para acondicionamento dos livros a serem doados a instituições. A segunda etapa do projeto prevê, além da organização das bibliotecas e/ou gibitecas, atividades de confraternização e de intercâmbio entre crianças e jovens de diferentes realidades sociais.

Curso de informática – Oferecido para funcionários e pessoas da comunidade que já tenham concluído o Ensino Fundamental. As aulas ocorrem todas as terças-feiras e têm como objetivo aproximar os alunos de ferramentas tecnológicas fundamentais para a comunicação nos dias de hoje.

Curso de inglês – Oferecido para os funcionários e pessoas da comunidade que tenham concluído seus estudos no Ensino Fundamental. As aulas ocorrem todas as quintas-feiras e têm como objetivo aproximar os alunos dessa língua, que tem se tornado fundamental para a comunicação nos dias de hoje. O curso é ministrado por alunos voluntários que têm assessoria da coordenadora da área de inglês da escola.

Educação de Jovens e Adultos (EJA) – É um curso  que promove a retomada da escolaridade de funcionários do Móbile e também de pessoas da comunidade. Ao final dos 6 módulos semestrais, com aulas de segunda a sexta-feira, o aluno está preparado para prestar o exame de equivalência do Ensino Fundamental oferecido pelas escolas estaduais credenciadas. O projeto conta com a participação de alunos voluntários, pais e professores da Móbile.

Jovem Brinca com Jovem – Colaborando com a ideia de humanização hospitalar, o Móbile faz parceria com o Grupo de Apoio ao Adolescente e à Criança com Câncer (Graacc), a fim de desenvolver um trabalho com jogos, brincadeiras, música e leitura para crianças e jovens que recebem quimioterapia no hospital. Os alunos monitores (do ensino médio) do Colégio Móbile participam de um processo de capacitação que inclui palestra e visita monitorada à instituição. Durante o ano, o trabalho dos jovens é acompanhado e supervisionado pela coordenação da quimioterapia.

Inscreva-se em nossa newsletter e
receba tudo em primeira mão

Conteúdos relacionados

Entre em contato
1
Posso ajudar?