Ideias e ideias

17 de janeiro de 2013

Compartilhe:

Por Cristina Van Opstal

Leciono Língua Portuguesa para alunos de Graduação em Administração e Ciências Contábeis em uma Universidade particular em Santos. Hã?… E o que isso tem a ver com Sustentabilidade? Pois é… hoje respondo-lhes com muita clareza: absolutamente tudo!

Ler com proficiência, escrever de forma crítica, pensar, criar oportunidades, gerenciar de modo sistêmico… ora, se isso não tem nada a ver com sustentabilidade, o que poderia ter então? Mas como o óbvio nem sempre é evidente, eis como isso se revelou pra mim…

Eu tinha um projeto antigo que era o de criar um blog com e para meus alunos da Universidade, em que eles pudessem produzir e postar seus textos. No entanto, adiei por muito tempo essa ideia porque me faltava um objetivo mais amplo que a justificasse, que lhe desse sentido, já que não queria que os alunos escrevessem apenas por escrever ou porque era um trabalho para a faculdade; queria que percebessem que escrever é uma forma de comunicação extremamente importante e a oportunidade de fazerem isso num blog permitiria que suas ideias tivessem maior alcance.

Dessa forma, quando surgiu a proposta de um concurso direcionado a professores universitários para trabalhar a temática da sustentabilidade, eu enxerguei nisso o mote para o blog e trouxe essa discussão para a sala de aula, propiciando a reflexão dos alunos e motivando-os a escrever seus textos, assumindo um tom autoral. Ao escrever um texto com suas próprias ideias, tendo que argumentar, exemplificar, expor os pensamentos, os alunos são levados a refletir e, quando se expõem, acabam assumindo um compromisso com o que escrevem. Do mesmo modo, quando leem de forma crítica – o que inclui os “não ditos” e as entrelinhas – tornam-se mais cientes e participativos. Por isso, abrir-lhes os olhos e soltar-lhes a voz é dar-lhes autonomia, liberdade e, na mesma medida, conferir-lhes a responsabilidade por suas ideias e ideais. Foi isso que construímos no ano passado e que seguirei buscando em mais um semestre que se inicia…

Envolver-me com a temática da sustentabilidade foi revelador! Sendo bastante autocrítica, antes desse trabalho realizado, eu mesma possuía uma consciência ambiental relativamente adormecida, não muito engajada! Ok, eu não “maltratava” as plantas, nem os animais; separava o lixo para a reciclagem, mas, basicamente, era só isso. Assim, o fato de ter que pesquisar mais sobre o assunto, torná-lo atrativo para os alunos e enxergar as inter-relações entre diferentes saberes realmente aproximou-me de um mundo – ou de um jeito de ver o mundo – que antes me era mais distante.

Como sempre acreditei que depois que se revela um saber e que o “saboreamos”, a transformação é irreversível (e irresistível!), hoje sou uma professora mais competente e mais completa… e também mais preocupada! Além de ter o papel de contribuir na formação de leitores e produtores textuais proficientes, assumi ainda o compromisso de semear saberes e atitudes “verdes”!

Opa! Na verdade, sempre foi assim… Afinal, de que serviria ser um leitor, se não fosse para se tornar uma pessoa melhor, que buscasse o bem-estar coletivo? Então, nesse sentido, sempre fui uma professora “sustentável”… mas sem a dimensão disso e do quanto mais eu poderia fazer, criar, transformar!

Por sua vez, para os alunos, isso também foi transformador. Muitos não se imaginavam querendo escrever, ainda mais num blog. Sequer pensavam que fariam uma trilha no curso de Administração e, ainda por cima, nas aulas de Português! E, com certeza, muitos não sabiam (ou haviam esquecido!) que eles têm boas ideias e têm o direito (e o compromisso!) de manifestá-las…

Afinal, o olhar foi desvelado e a semente verde foi lançada… Convido-lhes, leitores, a seguirem conosco, acessando e comentando o blog Ideias e Ideais, em http://www.textosunisanta.blogspot.com.br/

Cristina Van Opstal é professo da Universidade Santa Cecília – Unisanta (Santos)

Descubra como podemos ajudar sua empresa a ser parte da solução, não do problema.

A Ideia Sustentável constrói respostas técnicas eficientes e oferece soluções com a melhor relação de custo-benefício do mercado, baseadas em 25 anos de experiência em Sustentabilidade e ESG.

    Entre em contato
    1
    Posso ajudar?