Ideia Sustentável participa de consulta pública promovida pela Rede Brasileira do Pacto Global

Ideia Sustentável participa de consulta pública promovida pela Rede Brasileira do Pacto Global

A consultoria Ideia Sustentável participou hoje (27/ago) da consulta pública Diálogo Inclusivo: A Agenda de Desenvolvimento Pós-2015 e o Setor Privado, promovida pela Rede Brasileira do Pacto Global das Nações Unidas, em São Paulo. Ricardo Voltolini, diretor-presidente da empresa, moderou no período da tarde o terceiro painel de especialistas do encontro, sobre promoção de parcerias – tanto as que ocorrem entre os setores público e privado como as realizadas dentro do mesmo setor – e sua importância para a Agenda de Desenvolvimento Pós-2015.

No painel, Lia Lombardi, diretora-executiva do Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável, ressaltou o papel das parcerias nos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável: “O mundo dos ODS não é difícil de se imaginar, mas sim, de concretizar. Jamais conseguiremos atingi-lo sozinhos”, disse. Já Rosângela Melatto, gerente de Responsabilidade Social Corporativa para a América Latina da Intel, destacou a liderança como fator decisivo para a construção de parcerias efetivas, enquanto Rovena Negreiros, diretora de Planejamento da Emplasa, chamou atenção para a relevância de planejamentos de longo prazo, regras e metas claras, transparência e comunicação.

Em seguida, o painel Posicionamento das Pequenas e Médias Empresas na Plataforma Arquitetos de um Mundo Melhor, moderado por Rebeca Rocha, da ANDE, discutiu os desafios e as oportunidades das PME no que diz respeito ao desenvolvimento sustentável. Clóvis Zapata, da UNIDO, comentou as dificuldades de adaptação dos empreendedores às transformações do mercado e, principalmente, às novas regulamentações; Júlio Durante, do Sebrae, complementou: “É preciso auxiliar os empreendedores, educá-los. Não se pode pensar em sustentabilidade sem considerar as PME”. Já Carlos Souza, CEO do Veduca, receitou três preceitos para um empreendimento de sucesso: propósito, foco na execução e “gente boa” ao redor.

Pela manhã, dois painéis de especialistas também abordaram temas fundamentais para a Agenda Pós-2015: o incentivo a práticas financeiras sustentáveis e o desenvolvimento de políticas públicas que promovam a sustentabilidade corporativa. No encerramento dos períodos, formaram-se grupos de trabalho para discutir as principais ideias das exposições.

Para saber mais: http://www.pactoglobal.org.br/

Inscreva-se em nossa newsletter e
receba tudo em primeira mão

Conteúdos relacionados

Entre em contato
1
Posso ajudar?