À medida que se descobre o impacto do tufão Hayan nas Filipinas, as necessidades das comunidades afetadas vão se tornando mais evidentes. Famílias que perderam suas casas e meios de subsistência precisam de assistência contínua para suprir suas necessidades diárias.
“Centenas de milhares de famílias perderam tudo. Continuaremos a priorizar suas necessidades conforme entram em um novo ano. Somos gratos a toda a comunidade internacional pela ajuda, mas precisamos de apoio contínuo nos próximos dias e meses”, ressalta a coordenadora residente da ONU nas Filipinas, Luiza Carvalho.
Com isso, todos os esforços do UNICEF estarão ativos até o final do mês de maio de 2014. Apesar da queda do apelo na mídia nacional sobre o super tufão Haiyan, o UNICEF e todas as agências da ONU continuam a todo vapor na campanha de emergência para as Filipinas. O número de crianças atingidas subiu de 4 para 5,4 milhões!
A prioridade agora é manter os sobreviventes mais jovens do tufão Haiyan seguros e protegidos enquanto suas casas e comunidades são reconstruídas. O UNICEF e o Departamento de Assistência e Desenvolvimento Social da Cidade de Tacloban abriram o primeiro espaço seguro para crianças: uma grande tenda chamada “Espaço Amigo da Criança”.
Além desta, o UNICEF está fornecendo mais 71 tendas, kits de recreação e materiais especializados para o desenvolvimento da primeira infância. O governo local está enviando profissionais para trabalhar nas creches e, muito em breve, com assistentes sociais, animadores e jovens voluntários. A iniciativa conta com a colaboração da ONG Save the Children.
“Garantir a sobrevivência significa não apenas atender a demandas de saúde, educação e bem-estar psicológico das crianças, mas também que tenhamos certeza de que sua segurança seja prioridade máxima”, disse o representante do UNICEF nas Filipinas, Tomoo Hozumi. “Esse espaço – o primeiro de muitos que pretendemos estabelecer – fornece um lugar para as crianças iniciarem o processo de recuperação da perda de entes queridos e da alteração total em sua vida e ajuda a reduzir os riscos de tráfico, exploração e outras formas de violência.”
Crianças com idade entre 3 e 15 anos poderão participar de atividades estruturadas apropriadas para suas idades, incluindo jogos, esportes, grupos de aprendizagem e discussão informal para promover a sua recuperação. O próximo “Espaço Amigo da Criança” a ser instalado será no aeroporto de Tacloban.
Ainda como objetivo de garantir a segurança das crianças, são divulgadas mensagens especiais desenvolvidas pelo UNICEF e parceiros, orientando os pais sobre como manter seus filhos a salvo na situação atual, evitar a sua separação acidental e como ajudar a recuperação psicológica das crianças. As mensagens estão nos canais de televisão, rádios, computadores e meios de comunicação que sobraram após o tufão.
Além dos espaços para as crianças, o UNICEF entregou 30 tendas para Tacloban estabelecer os “Espaços do Bebê”. São espaços seguros, onde as mulheres grávidas e lactantes receberão conselhos e orientações sobre aleitamento materno e nutrição infantil. “Manter as mães e bebês saudáveis é outra prioridade em uma emergência como esta”, disse Hozumi.
Para fazer a doação, basta acessar o site do UNICEF no Brasil www.unicef.org.br , ligar gratuitamente para 0800-605-2020 (horário comercial) ou fazer um depósito/transferência bancária para o Banco Bradesco, agência 3416-9, conta corrente nº. 142.700-8.
Empresas que desejarem ajudar com divulgação entre seus clientes e consumidores podem fazer contato para parcerias especiais.
Aproveitamos para esclarecer que o UNICEF no Brasil não está aceitando doações de itens em espécie, como roupas, brinquedos, alimentos, etc. Toda ajuda humanitária está sendo direcionada para o comitê logístico do UNICEF internacional, que está provendo os materiais localmente ou de países próximos a fim de se evitar gastos desnecessários com frete e transporte.
A Ideia Sustentável constrói respostas técnicas eficientes e oferece soluções com a melhor relação de custo-benefício do mercado, baseadas em 25 anos de experiência em Sustentabilidade e ESG.