GESTÃO SUSTENTÁVEL – BM&FBOVESPA lança “Em Boa Companhia”

GESTÃO SUSTENTÁVEL – BM&FBOVESPA lança “Em Boa Companhia”

A BM&FBOVESPA lançou nesta quinta (14/04) o “Em Boa Companhia – Programa de Sustentabilidade com Empresas”, a fim de aprofundar as discussões sobre o impacto da gestão de sustentabilidade e do investimento social na rotina das companhias. O primeiro debate do programa, que promoverá outras edições ao longo do ano (veja abaixo), foi realizado hoje, na sede da BM&FBOVESPA, com as participações do gerente de gestão do conhecimento do GIFE (Grupo de Institutos, Fundações e Empresas), Andre Degenszajn; da diretora executiva de desenvolvimento sustentável do Santander, Maria Luiza Pinto, da diretora de desenvolvimento de empresas da BM&FBOVESPA, Cristiana Pereira; e da diretora de sustentabilidade da Bolsa, Sonia Favaretto.
Na abertura do evento, o diretor-presidente da BM&FBOVESPA, Edemir Pinto, explicou a denominação do programa. “O nome é simbólico. Acreditamos que as empresas que se preocupam com essa agenda e empreendem ações concretas para a inserção dos conceitos socioambientais e de governança em consonância com a dimensão econômico-financeira estão criando uma rede de boas companhias, em que “boa” não tem a conotação tradicional de bondade. Representa, na verdade, um grupo referencial de companhias que atraem outras que querem estar nessa rede, ou seja, estar em Boa Companhia.”
Como primeiro subsídio teórico ao programa, a Bolsa lançou a publicação “Novo Valor – Sustentabilidade nas Empresas, Como Começar, Quem Envolver e o que Priorizar”. Também foi lançado no evento o livro “Associação Profissionalizante: 15 anos promovendo a cidadania de jovens em risco social”. As duas publicações foram distribuídas no evento e ficarão à disposição das empresas interessadas.
O programa
O “Em Boa Companhia – Programa de Sustentabilidade com Empresas” irá promover iniciativas variadas, que incluem: o compartilhamento de informações por meio de newsletters e publicações, encontros presenciais trimestrais na Bolsa com especialistas em sustentabilidade e um encontro anual aberto por ocasião do anúncio da nova carteria do ISE, em novembro. Além disso, o Site Em Boa Companhia, criado em 2007 para  publicação dos projetos socioambientais das companhias abertas, será reformulado, a fim de dar ainda mais visibilidade às boas iniciativas praticadas pelas empresas listadas. Atualmente, 44 empresas participam da iniciativa com 58 projetos ambientais e 242 projetos sociais.
Guia de sustentabilidade
A publicação “Novo Valor: Sustentabilidade nas Empresas. Como Começar, Quem Envolver e o Que Priorizar” é uma espécie de guia de sustentabilidade sob o ponto de vista do mercado de capitais, com prefácio de James Gifford, diretor executivo do PRI (Princípios para o Investimento Responsável, na sigla em inglês). O conteúdo técnico foi elaborado com o apoio da FBDS, a Fundação Brasileira para o Desenvolvimento Sustentável (FBDS).
O livro apresenta uma linha do tempo da evolução do conceito de desenvolvimento da sustentabilidade no meio empresarial, a partir de 1950, e sugere “13 passos rumos à sustentabilidade”. “O objetivo não é estabelecer regras ou fórmulas prontas, mas servir como um ponto de partida para que cada empresa encontre suas próprias soluções, levando em conta as características que a fazem única”, explica Sonia Favaretto, diretora de sustentabilidade da BM&FBOVESPA.

Sistematização da APBM&FBOVESPA

O caso de sucesso da Associação Profissionalizante BM&FBOVESPA, fundada em 1996, também poderá inspirar companhias que desejam promover o investimento social. A história da entidade e todos os caminhos traçados desde a criação do projeto estão apresentados no livro “Associação Profissionalizante: 15 anos promovendo a cidadania de jovens em risco social”. O prefácio da publicação é de Bernardo Toro, filósofo e educador colombiano, um dos mais influentes pensadores da educação e democracia na América Latina.
Localizada em São Paulo, no bairro do Brás, e no Rio de Janeiro, na Mangueira, a Associação promove a inclusão social por intermédio de três programas de educação profissional: “Capacitação para a Empregabilidade”, “Faz Tudo” e “Espaço Beleza”. Participam jovens com idade entre 15 a 20 anos, estudantes de escola pública e com renda familiar mensal de até três salários mínimos.
Novo Valor
Todas estas iniciativas estão no escopo do Novo Valor BM&FBOVESPA, programa lançado em maio de 2010, como objetivo promover o desenvolvimento sustentável da Bolsa e do mercado de capitais, envolvendo os mais diversos públicos, como investidores, empresas e corretoras. No site do Novo Valor da BM&FBOVESPA, estão disponíveis informações sobre indicadores, iniciativas e projetos da Bolsa relacionados à sustentabilidade e ao investimento social.
Mais informações:
BM&FBOVESPA S.A
Diretoria de Comunicação
Gerência de Imprensa
Tel: 55 11 2565-7271 / 7313 / 7764
www.bmfbovespa.com.br/imprensa

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