ÁGUA – General Water aposta em reúso para ampliar resultados de clientes

19 de setembro de 2011

Compartilhe:

A General Water, maior concessionária independente de água para grandes consumidores, aposta em um produto diferenciado para ampliar seus negócios e, por consequência, os resultados – tanto financeiros, quanto ambientais – de seus clientes. Trata-se da Gestão Integrada de Recursos Hídricos, no qual a empresa cuida desde a captação e tratamento da água para fins potáveis e nobres até o tratamento do esgoto para geração de água de reúso qualificada ou descarte nos coletores públicos. Tudo isso com investimentos próprios e instalações totalmente montadas dentro da área de cada cliente, em projetos exclusivos.

Neste novo conceito, ganha destaque o reúso qualificado de recursos hídricos, com o qual é possível gerar economia de até 50% nos custos de água esgoto e transformar o líquido utilizado, novamente, em água limpa. Essa área contribuiu para um crescimento da ordem de 30% no volume de água fornecido pela empresa no último ano. Atualmente, a General Water é responsável por gerar 500 mil m³ de água potável e 50 mil m³ de água de reuso de qualidade para quase 100 clientes em todo o País, um potencial de abastecimento de mais de um milhão de pessoas por dia.

Os sistemas desenvolvidos pela empresa contam com a mais atualizada tecnologia para tratamento de esgoto e reuso de água, contemplando, dentre outras, o desenvolvimento de soluções próprias com o uso de membranas (MBR) e o Sistema Vertreat™ em parceria com a Noram Engineering do Canadá. Por meio dessas tecnologias, consegue instalar estações muito compactas de tratamento de esgoto em um shopping center ou prédios comerciais, nos quais qualquer espaço é muito valorizado.

Por meio de processos biológicos, a companhia recicla o esgoto sanitário sem emanar odores, com rápida digestão da matéria orgânica, baixíssima geração de lodo e ocupando pouco espaço, diferente dos sistemas convencionais. A água resultante desse processo de reutilização é de elevada qualidade, esterilizada e desinfetada, além de poder ser identificada por um corante inerte, e então é destinada a descargas de vasos sanitários, torres de resfriamento, lavagem de áreas externas e rega de jardins.

A General Water já implantou sistemas de reuso em empreendimentos como o do Centro Administrativo Raposo Itaú-Unibanco, Shopping Center Iguatemi, World Trade Center São Paulo, Shoppings Tamboré e Granja Vianna, Grand Plaza Shopping e Faria Lima Financial Center com pleno sucesso, alguns até mesmo tratando a parte do esgoto que não pode ser reaproveitado simplesmente para descartá-lo tratado no coletor público.

Atualmente estão sendo implantados outros importantes projetos, sendo que dois deles contemplam o conceito do “Descarte Zero”, ou seja, haverá um reaproveitamento total da água utilizada sem que sejam destinados efluentes à rede pública coletora. Quando o montante chega a ser descartado, ele retorna à rede de esgoto tratado, como água limpa.

De acordo com o diretor comercial da General Water, Ricardo Ferraz, “Principalmente por se tratar de empresas que fazem reúso da água, o conceito ‘Descarte Zero’ é um ideal a ser atingido, mas mesmo quando há descarte de esgoto na rede coletora essa possibilidade é extremamente econômica e amiga do Meio Ambiente, pois devolvemos efluente 100% tratado”.

Ainda segundo Ferraz, diferentemente do procedimento usual da concessionária pública, que faz a cobrança baseada na quantidade de água que é fornecida, a empresa faz a medição do esgoto lançado na rede pública, devidamente aprovada junto à concessionária pública, propiciando que o cliente pague pelo volume de esgoto efetivamente descartado. A concessionária também atua no setor público atendendo o município de Porto Feliz, interior de São Paulo. Na cidade, a General Water é responsável pelo abastecimento de cerca de 100 mil m³ de água potável proveniente de poços profundos.

Sustentabilidade

Os sistemas de Gestão Integrada de Recursos Hídricos desenvolvidos pela General Water são essenciais, também, quando o assunto é conservação dos recursos hídricos e consumo sustentável. Conforme o vice-presidente da companhia, Sérgio Pontremolez, a gestão de águas leva em conta o líquido em seu estágio final, no qual ele se torna pós-consumo, remetendo aos conceitos de Pegada Hídrica, Água Verde, Azul e Cinza, nos quais se levam em conta a toda água utilizada na produção de bens para consumo de um indivíduo, comunidade ou nação (Pegada Hídrica), a água de chuva perdida principalmente na agricultura (Água Verde), as águas superficiais e subterrâneas perdidas no consumo de bens e serviços (Água Azul) e as águas poluídas nos processos (Água Cinza).

“O futuro da gestão responsável começa nos grandes consumidores como shoppings, indústrias e complexos de escritórios. Um centro de compras localizado em uma grande cidade pode receber até um milhão de visitantes por dia. Com a economia gerada pela reutilização, ganha a empresa, com economia financeira; o meio ambiente, com conservação de recursos naturais; e a sociedade, com maior disponibilidade de recursos hídricos”, finaliza o executivo.

Sobre a General Water

A General Water é a principal concessionária independente para gestão de recursos hídricos para grandes consumidores privados como indústrias, shoppings centers, condomínios comerciais, clubes esportivos, hospitais e atuação também junto ao Setor Público. Empresa 100% brasileira com foco em sustentabilidade hídrica, implanta e opera sistemas de tratamento de esgoto e reúso qualificado de água, além de oferecer soluções de captação e abastecimento de água potável.

Descubra como podemos ajudar sua empresa a ser parte da solução, não do problema.

A Ideia Sustentável constrói respostas técnicas eficientes e oferece soluções com a melhor relação de custo-benefício do mercado, baseadas em 25 anos de experiência em Sustentabilidade e ESG.

    Entre em contato
    1
    Posso ajudar?