Prêmio Brasileiro Imortal

Prêmio Brasileiro Imortal

Seis espécies recém-descobertas por botânicos na Reserva Natural Vale, localizada em Linhares, no norte do Espírito Santo (ES), foram batizadas. Por meio do Prêmio Brasileiro Imortal, elas ganharam o nome de seis brasileiros ilustres, uma escolha difícil feita através de uma eleição aberta ao público no site www.brasileiroimortal.com.br. A iniciativa, inédita na classificação botânica, imortalizará esses brasileiros, que ainda ganharão uma ilustração da espécie em selos a serem lançados pelos Correios.
A votação durou dois meses e chegou a quase 250 mil votos em todo o Brasil. Foram duas premiações: uma nacional e outra regional, para cada uma das cinco regiões brasileiras. Na categoria nacional, destaque para o jornalista paulista José Hamilton Ribeiro, que registrou o maior número de votos de toda a premiação.
Os candidatos ao Prêmio Brasileiro Imortal foram escolhidos por uma Comissão de Especialistas, formada por pessoas que atuam na área de sustentabilidade. A escolha dos novos nomes, conforme acerto prévio com os botânicos descobridores das novas espécies, teve como principal critério que fossem brasileiros, cujas atividades nas áreas social e ambiental tenham real importância para o desenvolvimento do país.
No evento de premiação, a antropóloga D. Ruth Cardoso, falecida este ano, receberá uma homenagem especial da Vale: assim como os ganhadores, ela terá o seu nome imortalizado em uma das plantas descobertas na Reserva e um selo com a ilustração da espécie, a ser lançado pelos Correios.  D. Ruth será homenageada em um Philodendron (Imbé feliz), descoberto por Nadruz.

Região Homenageado Espécie Nome Popular
Nacional José Hamilton Ribeiro Anthurium Antúrio mirim
Sudeste Tom Jobim Machaerium Bico branco
Centro-Oeste Paulo Bertran Vanilla Baunilha mole
Norte Zeneide Lima Anthurium Antúrio quilhado
Nordeste Raquel de Queiroz Anthurium Antúrio verdão
Sul Miguel Krigsner Salacia Cipó caldeira
Homenagem Especial D. Ruth Cardoso Philodendron Imbé feliz

Inscreva-se em nossa newsletter e
receba tudo em primeira mão

Conteúdos relacionados

Entre em contato
1
Posso ajudar?