Curso PROCEL EDIFICA para Edifícios Públicos Comerciais e de Serviços

26 de outubro de 2012

Compartilhe:

A partir de 2014, o processo de certificação energética PROCEL EDIFICA deve deixar de ser facultativo para ser tornar compulsório, obrigando que todos os novos edifícios do país ofereçam eficiência energética aos seus usuários. A medida irá estimular também os retrofits dos prédios antigos, abrindo mercado para as consultorias especializadas.

Com objetivo de preparar arquitetos, engenheiros, designers, projetistas, estudantes e profissionais da área para atender a este mercado, a FUPAM – Fundação para a Pesquisa em Arquitetura e Ambiente -, promove entre os dias 30 de novembro e 02 de dezembro, o curso ‘Certificação Energética PROCEL EDIFICA para Edifícios Públicos, Comerciais e de Serviços’.

O arquiteto Nelson Solano, professor do curso da FUPAM, informa que é possível obter a certificação em três situações: do projeto; da obra, que atesta a eficiência pós-obra/habite-se, assegurando que o edifício foi construído conforme as recomendações da certificação; e das edificações existentes. “Como os prédios antigos são ineficientes energeticamente, os retrofits serão o grande mercado para os processos deste tipo de certificação”, afirma.

O conteúdo do curso ‘Certificação Energética PROCEL EDIFICA para Edifícios Públicos, Comerciais e de Serviços’, promovido pela FUPAM, apresentará a Etiquetagem do Nível de Eficiência Energética em Edifícios desenvolvida pelo Ministério de Minas e Energia, e publicada pelo INMETRO em 2009, para ser aplicada em edifícios novos ou existentes.

Solano explica que o curso, de 20 horas/aula, aborda questões conceituais básicas sobre certificação energética propostas pelo PBE – Programa Brasileiro de Etiquetagem –, na sua versão PROCEL EDIFICA para os quatro níveis de certificação: Global; Envoltória; Envoltória e Iluminação; e Envoltória e Ar Condicionado. Os alunos irão receber informações sobre os métodos de classificação geral do edifício e do sistema de avaliação geral para o RTQ-C – Requisitos Técnicos da Qualidade para o Nível de Eficiência Energética em Edifícios.

Conteúdo detalhado:

– Referências sobre a questão da crise energética e da sustentabilidade
– Histórico do Programa PROCEL/Edifica
– Regulamentação: RTC, RTQ, RAC, o selo/etiqueta parcial e completa e glossário básico
– A componente “Envoltória”
– A Componente “Iluminação”
– A Componente “Ar Condicionado”
– Procedimentos para a Certificação Global
– Exercícios práticos de aplicação da regulamentação divididos em 4 módulos: Envoltória, Iluminação Artificial, Ar Condicionado e Certificação Global.
Serviço
Coordenador: Prof. Drº Leonardo M. Monteiro
Professores: Profº Nelson Solano e Profª Rita Buoro
Carga horária: 20 horas-aula
Local: Praça Monte Castelo, 19 (150 metros do Metro Butantã)
Datas e Horários:
30/11 (sexta-feira) 18h00-23h00
01/12 (sábado) 08h00-12h30 e 14h00-18h30
02/12 (domingo) 08h00-13h00
Taxa de inscrição: R$ 100,00
Investimento:  2 (duas) parcelas de R$ 600,00
Informações:    Andréia – 11 3554-6060 – [email protected]
Inscrições: http://www.fupam.org.br/PORTAL/cursos_detalhe.asp?Id=57

Descubra como podemos ajudar sua empresa a ser parte da solução, não do problema.

A Ideia Sustentável constrói respostas técnicas eficientes e oferece soluções com a melhor relação de custo-benefício do mercado, baseadas em 25 anos de experiência em Sustentabilidade e ESG.

    Entre em contato
    1
    Posso ajudar?