FAS participa de encontro para definição dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável

FAS participa de encontro para definição dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável

Experiências brasileiras estão sendo tratadas como soluções para o desenvolvimento sustentável global.

O superintendente-geral da Fundação Amazonas Sustentável (FAS), Virgílio Viana, está em Nova Iorque, onde participa do 3° Encontro do Conselho de Lideranças da SDSN – Rede de Soluções para Sustentabilidade da ONU.

Representando a FAS, ele participa de um dos 12 grupos temáticos que identificam soluções universais e práticas sustentáveis de destaque para a definição dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS). Desse encontro será apresentado um relatório, que irá colaborar para a definição dos parâmetros que substituirão os Objetivos do Milênio após 2015.

Para a elaboração desse relatório, foram realizados diversos encontros entre especialistas mundiais divididos em 12 grupos temáticos pela rede, que tem como objetivo mobilizar conhecimentos técnicos e científicos da academia, sociedade civil e setor privado para apoiar os problemas-soluções de desenvolvimento sustentável em escala local, nacional e global.

Virgilio é co-chair no grupo de Florestas, Oceanos, Biodiversidade e Serviços Ambientais, pelo seu trabalho com a missão de promover o envolvimento sustentável, conservação ambiental e melhoria da qualidade de vida das comunidades moradoras e usuárias das unidades de conservação no Estado do Amazonas.

Entre os principais desafios tratados por esse grupo estão as estratégias para a gestão sustentável dos recursos naturais, como o potencial dos oceanos, a biodiversidade do planeta, a conservação florestal, a poluição e o comércio de espécies ameaçadas. Após a apresentação do relatório, serão definidos os próximos passos da rede e o plano de trabalho para o período 2013-2015.

Sobre a FAS

A FAS, instituição não governamental, fundada em 20 de dezembro de 2007, por meio de uma parceria entre o Governo do Estado do Amazonas e o Banco Bradesco. A partir de 2009, passou a contar com o apoio da Coca-Cola Brasil e, em 2010, do Fundo Amazônia (BNDES). O principal programa dessa instituição é Bolsa Floresta, que é o primeiro projeto brasileiro com certificação internacional para compensar as populações tradicionais e manter os serviços ambientais fornecidos por meio das florestas.

Além disso, ela desenvolve programas nas áreas de saúde, educação, monitoramento ambiental, associativismo e geração de renda sustentável, em parceria com diversas instituições governamentais e não governamentais. Atualmente a Fundação beneficia mais de 8 mil famílias, em 578 comunidades, em uma área superior a 10 milhões de hectares, em 15 Unidades de Conservação (UCs) do Amazonas.

Mais informações:

www.lead.com.br | (11) 3168-1412| [email protected]

Inscreva-se em nossa newsletter e
receba tudo em primeira mão

Conteúdos relacionados

Entre em contato
1
Posso ajudar?