Santander fomenta o debate sobre green bonds no Brasil

Santander fomenta o debate sobre green bonds no Brasil

O Santander traz para o Brasil, em parceria com a Sitawi Finanças do Bem, o debate sobre uma nova modalidade de títulos financeiros que promete facilitar a captação de recursos para iniciativas comprovadamente benéficas para o meio ambiente e a sociedade. No próximo dia 4, às 8h30, no auditório da Torre Santander (Av. Juscelino Kubitschek, 2041), o Fórum Green Bonds vai reunir especialistas, investidores e potenciais emissores dos bônus verdes no País.

Entre os palestrantes estará um dos maiores incentivadores do tema no mundo, Sean Kidney, fundador da Climate Bonds Initiative. A entidade estima em mais de US$ 40 bi o somatório das emissões de green bonds em 2014, ante quase US$ 11 bi em 2013.

“Nosso objetivo é fomentar a discussão e criar um ambiente para o desenvolvimento de um mercado de green bonds no Brasil”, afirma Carlos Nomoto, diretor de Desenvolvimento Sustentável do Santander Brasil.

O Banco vai compartilhar com os participantes os resultados de sua atuação internacional. Unidades do Grupo Santander na Europa e no México já atuaram como originadoras em quatro emissões de green bonds, realizadas por grandes empresas dos setores de energia e bens de consumo. Uma destas companhias, a Iberdrola, estará representada no Fórum, na mesa que vai discutir experiências bem-sucedidas de captação de recursos.

No mesmo painel, uma das maiores consultorias internacionais, a KPMG, explica como as empresas interessadas em emitir green bonds podem obter, previamente, a certificação do projeto que irá gerar os títulos verdes.

“Acreditamos que o apelo por esses títulos vai crescer bastante no Brasil, tanto para emissores que buscam fontes de financiamento alternativas para seus projetos, como para investidores que querem fomentar iniciativas sustentáveis”, afirma Cristina Schulman, responsável pela área de Debt Capital Market do Santander Brasil, que completa a mesa.

O segundo painel irá tratar da criação de um mercado de green bonds no Brasil, abordando a estruturação das operações, demanda dos investidores, incentivos fiscais e aspectos legais envolvidos. Participam do debate advogados, representantes do Ministério da Fazenda, do BNDES e do Santander.

CLIQUE AQUI para conferir a programação do evento.

Inscreva-se em nossa newsletter e
receba tudo em primeira mão

Conteúdos relacionados

Entre em contato
1
Posso ajudar?