Consciente da sua responsabilidade, o restaurante e bar Chácara Santa Cecília – abrigado dentro de uma reserva ecológica com 2.000 m², onde antigamente se vendia plantas – desempenha seu papel com comprometimento e respeito ao meio ambiente, o que lhe permite o posicionamento de empresa sustentável com várias ações.
Desde o início do empreendimento, esse compromisso com o bem comum vem sendo inserido. Os proprietários da casa fizeram questão que as instalações favorecessem a entrada de luz natural e utilizasse o menos possível de iluminação artificial, com poucas arandelas pelos ambientes. Também, durante a construção foi trocado o uso de vigas feitas de cimento usando árvores, tudo para evitar agredir o espaço verde; lembrando que todas as madeiras são certificadas.
Para melhor aproveitamento das águas das chuvas, foram criados bolsões que chegam a armazenar até 11 mil litros de água, sendo a mesma utilizada para limpeza de banheiros, lavagem de chão dos ambientes e para regar as plantas.
O bosque é um atrativo à parte, onde mantém plantas e árvores de espécies raras como Jade, Palmeira Siaforcia e outras. O restaurante também cultiva uma horta orgânica para incentivar a consciência sustentável de funcionários e clientes.
Nos fins de semana, pais levam as crianças para brincar no espaço com os monitores. Para motivação infantil foi criado o projeto Recreação com Educação Ambiental. O objetivo é realizar atividades recreativas ligadas à educação ambiental que aborda de maneira lúdica, assuntos de extrema importância para a conscientização dos pequenos enquanto cidadãos, como aterro, reciclagem, coleta seletiva de lixo, uso racional de água, etc. A sucata também é utilizada através do desenvolvimento e criação de projetos artísticos a partir de caixas de leite, garrafas pet, latas e rolos de papel higiênico.
Na cozinha há toda uma estratégia para que se use alimentos sem excesso, para evitar o desperdício. Em seus buffets de almoço, trabalha com serviço de reposição o tempo todo, de acordo com a necessidade, garantindo para o cliente uma comida de qualidade a todo o momento.
O estabelecimento acabou de aderir ao Projeto Gastronomia Sustentável, que conta com a participação dos 100 melhores restaurantes paulistanos, prevista para durar 6 meses e depois o local dará continuidade sozinho. As ações atuarão em 2 frentes simultâneas: a coleta responsável do óleo de cozinha, prática já adotada pelo Chácara Santa Cecília a 9 anos, e a medição de dióxido de carbono emitido pela casa.
A primeira ação é feita de forma a ser coletado o óleo para reciclagem e levado para uma usina de biodiesel, forma de garantir o retorno não danoso do produto à natureza. Já a segunda é a mensuração do dióxido de carbono emitido com média aproximada de até 80% de acerto, a ser compensado com o plantio de mudas de árvores a serem plantadas em local indicado pela Secretaria do Meio Ambiente do Estado de São Paulo e também, no cinturão da reserva de Morro Grande, em parceria com a Secretaria do Meio Ambiente de Cotia, uma das últimas grandes áreas de ecossistema preservado na Grande São Paulo. A movimentação será feita com a participação do Instituto Plantar.
No decorrer das ações, os restaurantes participantes serão reconhecidos como Top 100 Ambiental, deixando em evidência o selo Green Chef, que indica o comprometimento da casa com a natureza.
Ao apresentar aos consumidores os restaurantes que respeitam o meio ambiente, o Projeto Gastronomia Sustentável, deverá gerar ainda uma nova e importante forma de avaliação por parte do público para a escolha do local onde saborear as refeições.
Mais informações:
Tel: (11) 3034-6251/3910
www.chacarasantacecilia.com.br
A Ideia Sustentável constrói respostas técnicas eficientes e oferece soluções com a melhor relação de custo-benefício do mercado, baseadas em 25 anos de experiência em Sustentabilidade e ESG.