Estudo NEXT – Especial RH – Tendência 5: Sinergia com a Comunicação

4 de junho de 2014

Compartilhe:
Estudo NEXT – Especial RH – Tendência 5: Sinergia com a Comunicação - Ideia Sustentável

Tendência 5: Sinergia com a Comunicação

O RH deve atuar em completa sinergia com a Comunicação, para facilitar
o engajamento das pessoas e a criação de uma cultura de sustentabilidade

“Esta é uma tendência que realmente está apontada no horizonte”, confirma Andrew Savitz. Para explicá-la, o autor recorre a um diagrama utilizado em seu livro (Talent, Transformation, and the Triple Bottom Line: how companies can leverage human resources to achieve sustainable growth), representando três círculos: estratégia do negócio, estratégia de sustentabilidade e estratégia de talento.

“Se essas três esferas estiverem alinhadas, então a linguagem e a comunicação ficarão muito mais fáceis e as palavras utilizadas serão menos importantes”, explica o especialista. Para ele, esse alinhamento possibilita que todos consigam interpretar corretamente o que se está tentando realizar, sem o risco de tropeçar em ambiguidades ou erros nas mensagens transmitidas.

É fato que essa não é uma tarefa tão simples. Afinal, o exercício de alinhar a mensagem e apresentar os valores da empresa aos colaboradores envolve uma comunicação sólida e assertiva. Diferenças gigantescas emergiram nos últimos anos entre o valor de mercado das companhias e o valor de seus patrimônios físicos. Esse espaço normalmente é explicado pelo aumento da importância dos ativos intangíveis – o valor dos empregados, suas marcas, seus relacionamentos e maneiras de trabalhar.

Nesse contexto, cada vez mais, confere-se valor ao profissional que consegue administrar relacionamentos e comunicá-los – a capacidade de criar network, parcerias e inovações. Mas onde tal flexibilidade e criatividade podem ser encontradas? Segundo um estudo realizado em parceria entre a Universidade de Cambridge, o Programa de Negócios e Ambiente do Príncipe de Gales e o Conselho Mundial para o Desenvolvimento Sustentável, essas habilidades são mais facilmente encontradas em pessoas com alta percepção sobre as questões ambientais e sociais. Um dos desafios-chave para o setor de RH, portanto, deve ser garimpar esses novos talentos, nem sempre convencionais.

Além de contar com profissionais capazes de entender e transmitir a mensagem, o RH precisa, ainda de acordo com o estudo, contribuir para manter visibilidade às políticas de sustentabilidade da empresa para todos os empregados. Essa opinião é compartilhada por Susan McPherson, vice-presidente sênior da Fenton, agência especializada em comunicação para a sustentabilidade. Pensando em facilitar a tarefa dos RHs, a especialista  criou uma lista de dicas, com dez estratégias práticas para melhorar a comunicação e, portanto, o engajamento de colaboradores.

Transformar os colaboradores em advogados da causa da sustentabilidade, e principais realizadores dos seus objetivos socioambientais, ajuda a empresa a encurtar o caminho na direção de ser mais sustentável. Informar adequadamente e engajar empregados para a sustentabilidade deve ser, portanto, uma prioridade para qualquer líder de responsabilidade corporativa.

Descubra como podemos ajudar sua empresa a ser parte da solução, não do problema.

A Ideia Sustentável constrói respostas técnicas eficientes e oferece soluções com a melhor relação de custo-benefício do mercado, baseadas em 25 anos de experiência em Sustentabilidade e ESG.

    Entre em contato
    1
    Posso ajudar?