Na semana passada, a Agência Internacional de Energia (AIE) apresentou relatório que defende a descarbonização da geração de energia no mundo até 2050.
O documento, batizado de “Emissões zero em 2050: um roteiro para o setor energético global”, propõe um esforço global – de governos, empresas, investidores e cidadãos – para neutralizar contribuição da cadeia energética para o aquecimento global.
De acordo com o estudo, mesmo se fossem totalmente alcançadas, as promessas climáticas dos governos até o momento ficariam muito aquém do necessário para trazer as emissões globais de dióxido de carbono (CO2) relacionadas à energia para zero em 2050, e dar ao mundo uma chance igual de limitar o aumento da temperatura global em 1,5 °C.
O relatório reforça a questão da transição para um sistema de energia com emissões zero, garantindo suprimentos de energia estáveis e acessíveis, fornecendo acesso universal a esse recurso e permitindo um crescimento econômico robusto. Ele estabelece um caminho economicamente produtivo, resultando em uma economia de energia limpa, dinâmica e resiliente, dominada por fontes renováveis como a solar e a eólica, ao invés de combustíveis fósseis. O documento também examina as principais incertezas, como os papéis da bioenergia, captura de carbono e mudanças comportamentais para chegar a emissão zero até 2050.
O estudo estabelece mais de 400 marcos para orientar a jornada global a fim de atingir emissões líquidas zero até 2050, dentre eles:
– nenhum investimento em novos projetos de fornecimento de combustível fóssil;
– nenhuma outra decisão de investimento final para novas usinas de carvão sem abatimento de emissões;
– que, em 2035, não haja vendas de novos automóveis com motor de combustão interna;
– e, em 2040, o setor elétrico global já terá atingido emissões líquidas zero;
– que 70% da geração de energia venha de fontes eólicas e solares até 2050.
No final de 2020, a Ideia Sustentável lançou o Estudo 11 Tendências de Sustentabilidade empresarial no “outro normal”, realizado em parceria com a Rede Brasil do Pacto Global e com a Plataforma Liderança com Valores, que trouxe orientações de como as empresas podem fazer a transição para um modelo de negócio mais ético, transparente, diverso, respeitoso ao outro e cuidadoso com o meio ambiente. A Tendência número 11 – “Atenção maior às mudanças climáticas” – está em total alinhamento com o relatório da Agência Internacional de Energia ao elencar pontos importantes como: planos de mitigação e adaptação em empresas e governos; energias renováveis; crédito de carbono; armazenamento de energia; melhoria da eficiência energética; eletrificação das frotas de transporte urbano; entre outros.
Confira, na íntegra, o relatório da AIE: “Emissões zero em 2050: um roteiro para o setor energético global“.
Acesse o nosso estudo: “11 Tendências de Sustentabilidade empresarial“.
*com informações do portal Um Só Planeta e da Agência Internacional de Energia.
Gostou dessa notícia? Quer saber como a sua empresa pode ter seus conteúdos publicados em nossas plataformas? Clique aqui.
Buscando soluções ESG para o seu negócio? Clique aqui.
A Ideia Sustentável constrói respostas técnicas eficientes e oferece soluções com a melhor relação de custo-benefício do mercado, baseadas em 25 anos de experiência em Sustentabilidade e ESG.