Especial – O outro Brasil que vem aí – parte 3

Especial – O outro Brasil que vem aí – parte 3

Os desafios e oportunidades para a consolidação do mercado de tecnologias sustentáveis no Brasil
Box 1: Apostas no Brasil

Empresa Apostas para o mercado brasileiro Soluções sustentáveis desenvolvidas no Brasil Investimento em P&D
Basf
Segmento de tintas decorativas; construções sustentáveis (polietirenos e espunas); agricultura.
Ecobras, plástico compostável de fonte renovável 1,3 bilhões de euros mundialmente
Bosch
Segmento de termoenergia; tecnologia flex fuel; E-flex, que dispensa o tanque de partida a frio; Start Stop, sistema que liga e desliga o veículo nas paradas do trânsito.
Motor adaptado a álcool e gasolina
7% do faturamento global
Henkel
Segmento de adesivos e selantes. Produtos sustentáveis disponíveis no mercado: flex tek; cascolas sem tulol, cola industrial a base d’água
Banderit linha industrial que utiliza nanocerâmica ajuda no tratamento de efluentes.
3% do faturamento global
Phillips
Purificador WP3870, que fornece água muito mais pura sem o uso de energia elétrica. O produto foi desenvolvido pela equipe da Philips na Europa, totalmente baseado nas necessidades e opiniões relatadas em pesquisas com os consumidores brasileiros. Linha de lâmpadas e reatores Philips Eco MASTER. Proporcionam melhor eficiência luminosa e maior vida útil. Além de não utilizar solventes para sua cobertura de pó fluorescente, possui a menor quantidade de mercúrio do mercado, com a exclusiva tecnologia de cápsula – que só é rompida com a partida inicial da lâmpada – e não utiliza chumbo no vidro.
6% do faturamento global
Scania
Segmento de ônibus urbanos, com motores à etanol.  Veículos de apoio para a indústria sucro-alcooleira, se abastecidos com etanol, podem ajudar a criar um ciclo de CO2 mais favorável para o setor. Colheitadeiras e caminhões também poderão, em breve, operar a etanol. Tecnologia flex fuel para veículos pesados 4% de seu faturamento global
Siemens Tecnologia de co-geração a partir da queima da biomassa 850 bilhões de euros


Box 2: Mercado para a sustentabilidade em números

No mundo
O segmento de meio ambiente e sustentabilidade deve crescer cerca de 5,4% ao ano até 2020, alcançando um volume de 2,2 trilhões de euros
A Alemanha é um dos países líderes em tecnologias ambientais e sustentáveis. Possui um market share de 30% em energias sustentáveis, 25% em tecnologias de reciclagem e 5% do mercado global de eficiência de matérias-primas
No Brasil
O mercado sustentável brasileiro movimenta US$ 17 bilhões – com perspectiva de crescimento expressiva – representa 0,8% do mercado mundial e deve crescer de 5 a 7% ano até 2020
Em 2007, os investimentos brasileiros em meio ambiente (gestão de resíduos sólidos, poluição atmosférica, água e saneamento) somaram US$ 5,2 bilhões, enquanto os investimentos em energias renováveis foram de US$ 6,7 bilhões.
Fonte: Roland Berger
Aspas para quadros
Daniel Esty, professor da Universidade Yale e autor de “O verde que vale ouro”
“Como um país rico em recursos naturais e com um grande número de executivos que entendem o potencial para a vantagem competitiva baseada na gestão dos aspectos ambientais, o Brasil poderia emergir como a nação que quebra paradigmas e move-se em direção a um futuro de energias limpas e um novo modelo de capitalismo fundado no compromisso com a sustentabilidade”, afirma Esty.
Newton Figueiredo, diretor da Sustentax
“A grande revolução ainda está por vir. Temos um mundo que está mudando e um consumidor que já mudou. Porém, mais de 95% das empresas estão com miopia. Elas não estão enxergando o que o consumidor quer.”
Dáurio Speranzini, vice-presidente de Sustentabilidade da Philips para a América Latina
“As vendas dos países emergentes hoje representam mais de 30% das vendas totais da Phillipis. Isso mostra que a estratégia mundial da empresa de dar ênfase aos mercados emergentes está no caminho certo. Um exemplo é a acertada decisão de adquirir as empresas brasileiras VMI, fabricante de equipamentos para Raio X, e Dixtal, fabricante de equipamentos hospitalares para monitoramento de pacientes, em junho de 2007 e abril de 2008, respectivamente.”
Rolf-Dieter Acker, presidente da Basf para a América do Sul
“O Brasil apresenta melhores condições para superar a crise econômica em comparação com a Ásia, Estados Unidos e Europa basicamente porque temos um grande mercado interno, que cresceu bastante nos últimos cinco anos. Há um aumento crescente da demanda em virtude do movimento das classes D para C e C para B. Além disso, a atitude do povo é diferente. Há otimismo e energia para buscar novas soluções, ao invés de parar e lamentar-se. Um dia essa crise vai acabar e o Brasil sairá muito mais fortalecido dela.”
Mathias Carlbaum, diretor de vendas e marketing da Scania para a América Latina
“O Brasil apresenta imensas possibilidades de adoção imediata de alternativas como o etanol e o biodiesel. Entretanto, em ambos os casos, é preciso avançar no processo de certificação internacional desses combustíveis para minimizar a necessidade de alterações locais nos veículos, garantir seu uso em diversos países. Só assim será garantido ao Brasil seu lugar de direito como um dos maiores, senão o maior, exportador mundial desses combustíveis.”

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