O Encontro Anual da Plataforma Liderança Sustentável reuniu mais de 340 participantes, ontem (30/out), no Teatro Cultura Artística, em São Paulo. No evento, sete presidentes de grandes empresas realizaram palestras curtas e objetivas sobre como inseriram a sustentabilidade na estratégia de negócio das suas organizações. A ocasião marca o início da terceira etapa do movimento. Cerca de 2 mil internautas acompanharam a transmissão online.
O público conferiu, ainda, algumas novidades, como a nova logomarca da Plataforma, três projetos educacionais previstos para o ano seguinte – um voltado à formação de jovens líderes (entre 15 e 22 anos), um para lideranças de governos e outro específico para executivos – e o lançamento do livro Escolas de Líderes Sustentáveis (Campus-Elsevier), de Ricardo Voltolini, idealizador do movimento. A obra traz os insights dos presidentes integrantes da segunda etapa da iniciativa – em 2012 –, cujo tema tratou de como as empresas educam seus líderes para a sustentabilidade.
Assim como o público, os líderes palestrantes estavam ansiosos pelas histórias e cases do evento. “Espero tanto ouvir boas experiências como contribuir com informações úteis para os meus colegas”, disse Tito Martins, diretor-presidente da Votorantim Metais. Por sua vez, Antonio Joaquim de Oliveira, presidente da Duratex, destacou o que considera “formato democrático” do encontro e prosseguiu: “É um movimento diferenciado. A ideia de começar a mensagem pela liderança é motivadora, tem um potencial de multiplicação muito grande.”
Para Carlos Mathias Becker, presidente da Renova Energia, sobressai, inicialmente, a disposição de reunir tantos líderes para falar abertamente sobre um único tema. “A expectativa é contribuir com o debate a partir da minha experiência pessoal”, afirmou. Já a única mulher a integrar a terceira fase do movimento, Tânia Cosentino, vice-presidente sênior da Schneider Electric para a América do Sul, ressaltou: “A Plataforma é um canal de comunicação e conscientização muito importante. Estar nesse grupo tão sério reforça a qualidade do nosso trabalho.”
As duas primeiras mulheres integrantes da Plataforma – Andrea Alvares, diretora-geral da unidade de negócio Salty Snacks da PepsiCo, e Marise Barroso, presidente da Masisa – estavam presentes no encontro e deixaram suas dicas para os novos membros do time. “Engajem-se na proliferação da ideia, participem dos encontros regionais”, recomendou Andrea. Já Marise destacou a importância de levantar a discussão sobre a equidade de gêneros nas empresas, “para qualificar as tomadas de decisão nas nossas organizações e no nosso país”, disse.
Representantes da primeira seleção de lideranças da Plataforma também compareceram ao encontro e avaliaram a evolução do movimento. “O trabalho que o Ricardo Voltolini e sua equipe fazem, de levar aos grotões desse país a mensagem de que a sustentabilidade é possível e necessária, é único”, disse Franklin Feder, presidente da Alcoa América Latina & Caribe. Já o presidente da Tetra Pak, Paulo Nigro, campeão em participações nos eventos da iniciativa, sentenciou: “Eu venho até aqui para aprender. Minha maior satisfação é ver o brilho nos olhos dos jovens, ávidos por respostas de questionamentos sobre como podem se formar líderes mais transparentes, éticos e sustentáveis, pautados por valores inegociáveis.”
Por motivos pessoais, três dos 10 novos integrantes da Plataforma não puderam comparecer ao evento: Fernando Fernandez, presidente da Unilever no Brasil; Jorge Miguel Samek, diretor geral da Itaipu Binacional; e Zeca Rudge, vice-presidente executivo (Marketing, RH e Relações Institucionais) do Itaú Unibanco.
A Ideia Sustentável constrói respostas técnicas eficientes e oferece soluções com a melhor relação de custo-benefício do mercado, baseadas em 25 anos de experiência em Sustentabilidade e ESG.