Empresas da PLV agem para conter transmissão do coronavírus

Empresas da PLV agem para conter transmissão do coronavírus

Em tempos de pandemia do coronavírus, as empresas têm respondido à sua responsabilidade para com a sociedade. Além de seguir as recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS) e do Ministério da Saúde, muitas empresas são exemplos de liderança corporativa frente à crise e oferecem sua própria expertise em prol da sociedade global.

A equipe da Ideia Sustentável, por exemplo, está trabalhando remotamente, para evitar expor seus consultores à transmissão do coronavírus. Contudo, continua atuando com agilidade para melhor atender às demandas de seus clientes e parceiros.

Nesse período de quarentena, é importante manter a calma e a saúde mental. E para ajudar, separamos algumas vídeo-palestras em playlists temáticas, para quem deseja usar o momento de isolamento para se aprofundar em conteúdos de sustentabilidade.

Saiba mais: Conteúdos de sustentabilidade para assistir em casa

“Este é um tempo duro, complexo, e altamente desafiador, que pede compromissos e medidas urgentes. Passei ontem o dia conversando com líderes da Plataforma Liderança com Valores. E fiquei feliz de ver que as empresas integrantes da nossa iniciativa estão tomando as suas medidas para evitar a perigosa disseminação do vírus. Nem poderia ser diferente: a hora é de pensar mais no outro do que em si próprio. A alteridade é uma característica das empresas mais sustentáveis. Nós, Ideia Sustentável, também tomamos as nossas medidas: além de restringir as reuniões presenciais, optamos por liberar o home office aos colaboradores. Sugerimos que os nossos parceiros façam o mesmo. Não vamos, no entanto, deixar de trabalhar. Seguiremos firmes aqui, isolados é verdade, mas atendendo normalmente os clientes, desenvolvendo os nossos projetos e produzindo conteúdo relevante. Pequenos que somos, aprenderemos forçosamente a conviver com os eventuais prejuízos econômicos, contingência de um momento difícil para a humanidade. Seremos solidários aos nossos parceiros que, como todos, também perderão. Mas não nos deixaremos abater. Nem deixaremos que um vírus destrua o nosso sonho de apoiar a ascensão de uma nova geração de líderes sustentáveis”, se posiciona o consultor RicardoVoltolini, CEO da Ideia Sustentável e idealizador da Plataforma Liderança com Valores.

Confira algumas das ações que as empresas patrocinadoras da Plataforma Liderança com Valores têm feito e incentive que outras companhias também adotem medidas contra a disseminação do coronavírus.

Telefônica Vivo

A operadora de serviços de telefonia fixa e móvel e de TV paga aposta na conexão como forma de ajudar pessoas e empresas a seguirem medidas recomendadas pela OMS, como evitar contatos físicos e aglomerações. Nesse período em que a distância física é recomendada, os brasileiros poderão desempenhar suas funções e realizar atividades home office, utilizando uma conexão rápida e segura. A Vivo reforçou sua capacidade de transmissão de dados para atender a uma demanda adicional de conexão.

Além disso, a empresa não descontará de seus clientes corporativos a franquia de dados de ferramentas de colaboração, permitindo que possam realizar suas atividades remotamente. Já para o público interno, a Vivo adotou as recomendações do Ministério da Saúde e tem instruído seus funcionários, bem como ampliou a possibilidade de trabalho remoto, entre outras medidas.

A empresa também liberou o sinal de mais de 100 canais para os clientes do serviço de TV por um período de 15 a 20 dias. E para auxiliar a população na busca por informações corretas e confiáveis, a Vivo tornou gratuita para seus clientes a navegação no aplicativo Coronavirus SUS, ou seja, os dados consumidos com a ferramenta nãos serão descontados dos planos dos clientes.

A Vivo também mantém um comitê de crise para atuar em ações relacionadas ao Covid-19.

Braskem

A Braskem adotou medidas necessárias para garantir a segurança e bem-estar de todos os seus integrantes, seguindo as recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS) e do Ministério da Saúde. A empresa restringiu viagens internacionais e nacionais e proibiu a participação externa de seus integrantes em reuniões e eventos com mais de 50 pessoas. As reuniões internas deverão ser limitadas a uma quantidade máxima de 20 pessoas.

Além disso, a companhia solicita a seus stakeholders que evitem visitas à empresa que não sejam estritamente necessárias, e os visitantes oriundos de regiões com alta taxa de contaminação devem respeitar o período de quarentena proposto pelos órgãos de saúde. Em relação ao público interno, os colaboradores foram instruídos a comunicar imediatamente a empresa sobre qualquer suspeita de contaminação, e também estão sendo realizadas campanhas internas de cuidados pessoais e de higiene. O trabalho remoto está sendo adotado para diversas atividades.

Unimed

A cooperativa do setor de saúde tem compartilhado conteúdos importantes e confiáveis sobre o novo coronavírus, tanto em seu site quanto redes sociais. Um dos materiais, por exemplo, consiste em perguntas e respostas mais comuns sobre a doença.

Em suas unidades, a Unimed também tem adotado algumas medidas, como a instalação de recipientes com máscaras na entrada dos prédios para que pacientes com sintomas como tosse e espirro possam utilizar e evitar a transmissão de vírus a outras pessoas. Além disso, as unidades mudaram o protocolo de atendimento, para atender pacientes com sintomas da doença de forma mais segura.

Uma outra ação realizada pela Unimed é o oferecimento de teste para detectar o coronavírus, que até então era realizado exclusivamente pela rede pública de saúde.

Novelis

Para conter a proliferação do coronavírus, a Novelis tem seguido todas as recomendações dos órgãos de saúde, como o incentivo ao trabalho remoto, cancelamento de viagens e participação em eventos e reuniões presenciais com muitos participantes. A empresa possui um comitê de crise que se reúne diariamente, por meio de ferramentas online, para tomar as medidas necessárias.

Além disso, a Novelis tem disparado comunicados diários com informações e determinações de prevenção, e também está desenvolvendo campanhas de engajamento que orientam seus stakeholders sobre como se comportar em relação ao vírus.

Itaú Unibanco

O maior banco brasileiro, Itaú Unibanco, tem se posicionado para frear a disseminação do coronavírus. As unidades do Itaú Cultural, por exemplo, suspenderam suas programações de atividades.

O banco, inclusive, está atento à influência causada pelo vírus na economia global, e fez alterações em seu posicionamento tático, a fim de gerar menor impacto negativo na economia e nos investimentos. Entre as medidas estão o aumento da exposição de ativos de proteção, que devem ajudar a amortecer os movimentos bruscos de mercado. Com a necessidade de diversos países suspenderem grandes operações industriais como forma de controlar a disseminação do vírus, estima-se uma desaceleração no crescimento da economia global. Essa situação causa um movimento de aversão ao risco e conversão de investimentos para ativos mais seguros, e o Itaú Unibanco tem gerado estímulos e diversificado no oferecimento da carteira, mantendo um olhar de longo prazo.

E, junto com outros bancos e entidades financeiras, o Itaú aceitou atender pedidos de prorrogação de dívidas de pessoas físicas e micro e pequenas empresas por 60 dias.

Também preocupado com as informações sobre a nova doença, muitas vezes geradas por fontes não confiáveis, o Itaú Unibanco está fazendo transmissões diárias em seus canais com a presença de especialistas, a fim de esclarecer as dúvidas sobre coronavírus e seu impacto na economia e bolsa de valores.

Coca-Cola

A Coca-Cola é outra empresa que tem se preocupado em divulgar conteúdos corretos e relevantes sobre a doença, especialmente com ações para evitar a sua propagação. Para a empresa, a comunicação é uma ferramenta essencial. Por isso, tem buscado estabelecer um fluxo frequente de mensagens com funcionários e demais stakeholders, a fim de mantê-los atualizados sobre os acontecimentos que podem afetar tanto a vida deles quanto o funcionamento da empresa.

Em suas unidades, a Coca-Cola tem disponibilizado lenços com álcool e incentivado o trabalho remoto e turnos escalonados de produção, para proteger a saúde dos colaboradores e manter as operações. As equipes foram preparadas para manter a continuidade dos negócios. As equipes de Gerenciamento de Incidentes e Resolução de Crises foram acionadas por todo o mundo, para que coordenem as ações da empresa entre as equipes e parceiros.

A empresa também tem feito doações, por meio da Fundação Coca-Cola, para apoiar esforços de assistência pelo mundo.

Ultragaz

Em parceria com o Ministério da Saúde, a Ultragaz desenvolveu uma campanha educativa com esclarecimentos sobre o coronavírus e informações importantes como formas de prevenção, sintomas e o que fazer.

A campanha, que contem material textual e audiovisual, visa impactar cerca de 9.942.400, em 47 cidades de 17 estados brasileiros.

Duratex

A Duratex, desde o início das informações sobre COVID-19, tem monitorado a situação no Brasil e na Colômbia, países onde opera, e tomado atitudes necessárias, seguindo as recomendações da OMS.

Com a evolução da situação, a empresa intensificou medidas preventivas, como cancelamento de viagens a trabalho e participações de seus colaboradores em eventos com público, limitação do número de participantes por reunião, e também a liberação do trabalho remoto, especialmente para colaboradores que se enquadram no grupo de risco, como os com mais de 60 anos e grávidas.

Ambev

A Cervejaria Ambev adotou medidas para manter seu público interno seguro e saudável, como o reforço aos protocolos de higiene e prevenção. Também restringiu viagens nacionais e internacionais e oferece a possibilidade de home office para os funcionários dos escritórios. O número de pessoas em áreas comuns da empresa também foi reduzido.

A equipe da empresa foi preparada para agir de forma segura sem parar a produtividade da empresa, a fim de contribuir com a economia do país em época de crise global.

Para ajudar a sociedade, especialmente as famílias mais vulneráveis economicamente, a Cervejaria Ambev passou a fabricar álcool em gel a partir da produção de cerveja e irá doá-lo para hospitais da rede pública.

Inscreva-se em nossa newsletter e
receba tudo em primeira mão

Conteúdos relacionados

Entre em contato
1
Posso ajudar?