Empresas acreditam que mudanças climáticas podem afetar faturamento

23 de janeiro de 2013

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70% das companhias acreditam que as mudanças climáticas têm potencial para afetar significantemente seu faturamento, um risco intensificado por um abismo entre práticas corporativas sustentáveis de corporações multinacionais e seus fornecedores, de acordo com uma pesquisa publicada pelo Carbon Disclosure Project (CDP), ONG que combate mudanças climáticas junto ao mercado corporativo, e pela Accenture (NYSE: ACN).

O CDP Supply Chain é um programa que permite às organizações implementar estratégias para engajamento dos fornecedores por meio da análise dos riscos e oportunidades associados às mudanças climáticas e gerenciamento das emissões de gases de efeito estufa. É uma abordagem colaborativa e inovadora que contribui para o desenvolvimento sustentável da cadeia de valor.

Reduzindo riscos e direcionando valor dos negócios” é baseado em dados de 2415 empresas, incluindo 2363 fornecedores e 52 grandes empresas compradoras – 07 das quais brasileiras, membros do programa CDP Supply Chain. Esses membros (empresas compradoras) incluem companhias como Dell, L’Oreal e Walmart e representam um poder de compra combinado de cerca de US$1 trilhão. A pesquisa assinala a atualização anual mais abrangente do impacto das mudanças climáticas nas cadeias de fornecimento corporativas.

As mudanças climáticas representam riscos de curto prazo para os negócios. De acordo com o relatório, 51% dos riscos associados a secas ou enchentes reportados pelas companhias participantes já têm efeito adverso nas operações das empresas, ou devem fazê-lo em cerca de cinco anos, segundo as próprias companhias.

Adicionalmente, a natureza destrutiva do clima extremo atua como um catalisador nas ações das empresas frente à mudança climática, com o risco climático físico identificado pelo relatório como direcionador de investimento maior do que políticas climáticas. Das 678 empresas que investem em iniciativas de redução de emissões, três quartos (73%) afirmam que acham que o clima apresenta um risco físico para suas operações. Apenas 13% identificam regulações como um direcionador único.

A maior parte das ações positivas que as companhias respondentes disseram tomar em resposta às mudanças climáticas é atribuída a organizações que têm utilizado o sistema global único do CDP por ao menos dois anos, demonstrando que a pressão do consumidor tem direcionado mudanças.

No entanto, o relatório identifica um hiato entre o desempenho de companhias e fornecedores e mostra que isso tem intensificado o risco climático nos modelos globais das cadeias de fornecimento.

Fornecedores estão significativamente menos preparados que seus clientes para responder às mudanças climáticas, ameaçando potencialmente as relações com consumidores e aumentando a vulnerabilidade da cadeia de suprimento. Os fornecedores demonstram um menor nível de ambição para mitigar riscos das mudanças climáticas – apenas 38% traçam metas de redução de emissões contra 92% das companhias compradoras.

Da mesma maneira, 27% dos fornecedores investem em atividades de redução de emissões, o que representa menos da metade das companhias membros do CDP Supply Chain.

Conforme esperado, esses membros compradores estão mais suscetíveis a obter resultados de suas práticas de negócio sustentáveis do que seus fornecedores, de acordo com a pesquisa. Os membros do CDP Supply Chain (empresas compradoras) estão mais que duas vezes mais próximas a alcançar reduções anuais de emissões (63% contra 29% dos fornecedores) e estão melhores posicionados para capitalizar benefícios financeiros do gerenciamento de carbono.

Enquanto 73% dos membros obtêm economias monetárias, como redução de gastos com energias graças a atividades de redução de emissões, apenas 29% dos fornecedores desfrutam destes retornos.

Paul Simpson, CEO do CDP, afirmou: “Este projeto mostra a fragilidade do modelo da cadeia global de fornecimento. A diferença assinalada nas ações sustentáveis das empresas e de seus fornecedores mostra uma oportunidade perdida por parte destes fornecedores de reduzir custos com energia e riscos.

Em paralelo, os 61% dos fornecedores que não divulgaram sua informação por meio do CDP são uma preocupação ainda maior já que, juntamente com seus clientes, são impossibilitados de fazer uma avaliação completa dos substanciais riscos e oportunidades climáticas que enfrentam”.

A análise da informação, processada através do sistema global único do CDP para reporte de capital natural – agora o maior e mais abrangente do mundo –, demonstra o retorno atrativo que as grandes empresas estão obtendo em promover a sustentabilidade na sua cadeia de suprimentos.

Os 29% dos fornecedores que reduziram suas emissões economizaram cerca de US$13,7 bilhões. Isto significa que o potencial de economia de todos os 2363 fornecedores pode alcançar três vezes este número se os demais fornecedores tivessem reduções nestes níveis.

“Este relatório oferece evidências claras de que as empresas mais transparentes sobre os riscos das mudanças climáticas estão mais perto de atingir as maiores reduções de emissões”, constata Gary Hanifan, líder de sustentabilidade global para supply chain da Accenture.

“Elas também estão mais próximas de obter economias financeiras graças a suas estratégias frente aos riscos das mudanças climáticas. Mas o retorno de investimento pelas companhias mais proativas não consegue alcançar todo seu potencial se elas não encorajarem seus fornecedores a seguirem seus passos.”

O relatório está disponível para download gratuito nos sites do CDP e da Accenture. Nele, pode-se encontrar estratégias para que as companhias utilizem os dados, processos e governança para criar uma cadeia de suprimentos mais sustentável e capitalizar nas correlações entre o risco climático, desempenho e contabilidade de modo a alcançar os benefícios financeiros.

O relatório ainda inclui a pontuação dos fornecedores disponibilizada pela FirstCarbon Solutions, parceiro do CDP Supply Chain. A pontuação está disponível por região e setor e mostra que as companhias europeias e asiáticas ainda superam as norte-americanas.

Empresas com experiência em reportar para o CDP são quase duas vezes mais suscetíveis a perceber os benefícios da tomada de decisão frente à mudança climática

Companhia % que investe em redução de emissões % que reduz emissões % que obtém economias monetárias de atividades de redução de emissões Tamanho da amostra
Reportou em 2011 e 2012 36% 39% 37% 1348
Reportou em 2012 19% 18% 21% 1,067


Sobre o CDP

O Carbon Disclosure Project (CDP) é uma organização internacional, sem fins lucrativos, que oferece  o único sistema global para companhias e cidades mensurarem, reportarem, gerenciarem e compartilharem informação ambiental vital. O CDP trabalha com forças de mercado, incluindo 655 investidores institucionais com ativos de US$ 78 trilhões, com o objetivo de motivar as companhias a reportarem seus impactos no meio-ambiente e nos recursos naturais e tomarem providências para reduzi-los. O CDP reúne atualmente a maior base de informação global sobre mudança climática primária e água, e oferece estes dados para negócios estratégicos, investimento e decisões políticas. Visite www.cdproject.net para saber mais.

Companhias membros do CDP Supply Chain

Accenture, Acer Inc., Amdocs Ltd., AT&T Inc., Banco Bradesco S/A, Bank of America, Braskem S/A, British Sky Broadcasting, BT Group, City of Denver, Colgate Palmolive Company, Dell Inc., Diageo Plc., Domtar Inc., EADS N.V., Eaton Corporation, Eletropaulo Metropolitana Eletricidade de São Paulo S/A, Elopak, Endesa, Eni SpA, FIBRIA Celulose, Ford Motor Company, Goldman Sachs Group,, Groupe Steria, Imperial Tobacco Group, Jaguar Land Rover Ltd, Johnson & Johnson, Johnson Controls, JT International SA, Juniper Networks, KAO Corporation, Kimberly-Clark Corporation, KPMG UK, L’Oreal, Marfrig Alimentos, MetLife, Inc., Microsoft Corporation, National Australia Bank, National Grid, Nestle, Nokia-Siemens Networks, PepsiCo, Philips Electronics N.V., Reckitt Benckiser, Rexam, S.C. Johnson & Son, Inc., SAB Miller, Starwood Hotels & Resorts Worldwide, Inc., Suzano Pulp and Paper, The Coca-Cola Company, Unilever, Vale, Vodafone Group, Walmart.

Sobre a Accenture

A Accenture é uma empresa global de consultoria de gestão, serviços de tecnologia e outsourcing, com cerca de 259.000 profissionais atendendo a clientes em mais de 120 países. Combinando experiência ímpar, conhecimento profundo sobre todos os setores econômicos e funções de negócio, e extensa pesquisa junto às mais bem-sucedidas organizações no mundo, a Accenture colabora com seus clientes, quer sejam empresas ou governos, para ajudá-los a alcançar altos níveis de performance. A companhia teve receitas líquidas de US$ 27,9 bilhões no ano fiscal encerrado em 31 de agosto de 2012. Sua página na internet é www.accenture.com.br.

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