Dossiê – Rótulos, selos e certificações verdes: uma ferramenta para o consumo consciente

20 de junho de 2010

Compartilhe:

Este Dossiê está dividido em duas partes. Na primeira, o consultor Ricardo Voltolini, de Ideia Sustentável, faz uma análise da evolução dos selos verdes no Brasil e de sua importância, apresentando os desafios impostos hoje às três fontes de pressão para a expansão da rotulagem ambiental: mercados, consumidores e governos.
Nesse esforço, alinha informações sobre cenários extraídas de dados do estudo Monitor de Responsabilidade Social Corporativa, da Market Analysis, de organizações think tank globais, de entrevistas já publicadas em Ideia Socioambiental e de exclusivas (como a feita com diretor da ABNT).
Na segunda parte, o especialista em mapeamento da complexidade, Luiz Bouabci, da Mob Consult, apresenta um estudo dos rótulos à luz das tendências internacionais, proporcionando uma reflexão a respeito de dilemas relacionados aos selos verdes, como, por exemplo, o impacto do excesso de opções de certificadoras e rótulos em detrimento da correta identificação, compreensão e valorização dos consumidores.
Este projeto faz parte de uma parceria entre Ideia Sustentável, Mob Consult e Unomarketing, que deverá gerar ainda outros dossiês.
Confira o estudo na íntegra

Descubra como podemos ajudar sua empresa a ser parte da solução, não do problema.

A Ideia Sustentável constrói respostas técnicas eficientes e oferece soluções com a melhor relação de custo-benefício do mercado, baseadas em 25 anos de experiência em Sustentabilidade e ESG.

    Entre em contato
    1
    Posso ajudar?