Dia dos Negócios Sustentáveis é marcado por lançamento do estudo das 11 tendências e ações impactantes de empresas

16 de outubro de 2020

Compartilhe:
Dia dos Negócios Sustentáveis é marcado por lançamento do estudo das 11 tendências e ações impactantes de empresas - Ideia Sustentável

O Dia dos Negócios Sustentáveis, 14 de outubro, foi marcado por grandes ações impactantes. Pela manhã, Ideia Sustentável, Rede Brasil do Pacto Global e Plataforma de Liderança com Valores (PLV) lançaram o estudo “11 Tendências de Sustentabilidade empresarial no ‘outro normal’”, em transmissão online, que contou com cerca de 1200 inscritos e 1700 visualizações. O estudo teve o apoio das patrocinadoras Vivo, Braskem, Ambev, Ultragaz e Sodexo. Ao longo do dia, mais de 150 empresas se engajaram em ações virtuais, inundando as redes sociais com o tema sustentabilidade e a hashtag #diadosnegociossustentaveis.

Lançamento do estudo teve cerca de 1700 visualizações
A transmissão do lançamento foi online, ao vivo, pelo canal no Youtube da Rede Brasil do Pacto Global, das 9h às 11h e contou com tradução em Libras. Começou com uma breve introdução de Rodolfo Sirol, Presidente do Conselho da Rede Brasil do Pacto Global. Na sequência, Ricardo Voltolini, CEO da Ideia Sustentável, expôs uma visão panorâmica do estudo. Em seguida, foi aberto um debate sobre os temas relacionados às onze tendências com os participantes convidados: Carla Crippa, VP Corporate Affairs da Ambev; Jorge Soto, Diretor de Desenvolvimento Sustentável da Braskem; Renato Gasparetto, Vice-Presidente de Relações Institucionais e Sustentabilidade da Vivo, além de Rodolfo Sirol.

Carla Crippa ressaltou a tendência 2: “Humanos tratados como humanos e não mais meros recursos”. E destacou o tema diversidade, especialmente a racial. Ela contou o que a Ambev vem planejando ações sobre esse assunto. “A gente fechou um compromisso com três bases: aumentar a representatividade de negros em cargos de liderança, concentração sobre pauta e ecossistema, que é a promoção da diversidade racial junto aos nossos parceiros, fornecedores, clientes”. Já Jorge Soto destacou a tendência 8: “Negócios como parte da solução e não parte do problema”. E afirmou: “ É importante olhar para os gaps e ver de que forma eu, através dos meus negócios, posso contribuir. Tem que gerenciar adequadamente os riscos e, ao mesmo tempo, ver onde estão as oportunidades”. Renato Gasparetto escolheu a tendência 1: “Propósito antes de lucro”, e comentou sobre a importância do movimento de solidariedade coletiva das empresas, mesmo entre as concorrentes, em tempos de coronavírus, citando um exemplo. “Para medir aglomerações em mais de 12 Estados, surgiu uma coalizão entre as operadoras, que ajudou na gestão pública para o enfrentamento da pandemia”. Por fim, Rodolfo Sirol comentou sobre a tendência 5: “Maior transparência gera mais confiança”, destacando a governança. “É fundamental que as empresas sejam transparentes, explicitando seus impactos ambientais e também suas contribuições para o meio ambiente e para a sociedade como um todo”.

Se você não conseguiu assistir à live, CLIQUE no nosso canal! Você também pode BAIXAR O ESTUDO e acessar o conteúdo na íntegra.

Mais de 150 empresas se engajaram com ações impactantes
O dia foi marcado também pelo movimento #diadosnegociossustentaveis, convocado pelos organizadores do estudo. Mais de 150 empresas, organizações e instituições se engajaram, promovendo ações aos seus públicos para a disseminação de práticas de sustentabilidade. A grande maioria foi realizada nas redes sociais. Vivo, Ambev e Sodexo, patrocinadoras do estudo, disseminaram os oito princípios de sustentabilidade em suas redes sociais. A Ultragaz, também patrocinadora, divulgou o lançamento do estudo em seu site oficial. E a Bayer se tornou a mais nova apoiadora da Plataforma Liderança com Valores.

Outras grandes empresas também se mobilizaram, como a AES Brasil, que enviou mensagem, por e-mail, aos seus fornecedores e parceiros de negócios, promovendo a reflexão e o engajamento sobre as 11 tendências. Já a Moura Bateria divulgou o estudo em sua rede social interna para 6 mil funcionários. CVC Corp também divulgou o evento em seu boletim informativo para seus colaboradores. O Senai Cimatec, além de publicar um vídeo sobre o lançamento do estudo em suas redes sociais, também programou uma ação com 40 líderes sobre o tema das 11 tendências para o próximo dia 19. E tem mais! O Instituto Sicoob promoveu um webinar sobre educação financeira e os 8 princípios para seu público interno. E a Makemake organizou uma roda de conversa sobre comunicação e sustentabilidade via Zoom. Veja aqui mais empresas e instituições que se engajaram no movimento #diadosnegociossustentaveis.

Como surgiu a ideia do estudo?
O estudo nasceu a partir dos dois grandes eventos anuais, realizados pela Plataforma Liderança com Valores, em maio deste ano: o Líder 2030 Talks – que reúne altos executivos de sustentabilidade ou áreas correlatas; e o CEO Com Propósito – macrotendências e temas em alta no mundo empresarial cujos convidados são presidentes de empresas consagrados pela prática da sustentabilidade na gestão e na estratégia dos negócios.

O estudo foi organizado a partir da análise de 80 documentos sobre tendências de sustentabilidade produzidos por 33 organizações, elaborados entre agosto de 2019 e março de 2020. Também foram adicionadas ao estudo entrevistas realizadas com nove executivos de sustentabilidade e 11 CEOs de empresas brasileiras, todos participantes dos eventos da PLV.

O documento é leitura relevante para quem está envolvido com a ascensão do ESG no mercado financeiro, e tem o papel de inserir a sustentabilidade na gestão, na estratégia, na cultura e na marca da empresa.

Descubra como podemos ajudar sua empresa a ser parte da solução, não do problema.

A Ideia Sustentável constrói respostas técnicas eficientes e oferece soluções com a melhor relação de custo-benefício do mercado, baseadas em 25 anos de experiência em Sustentabilidade e ESG.

    Entre em contato
    1
    Posso ajudar?