Brasileiro está mais interessado por sustentabilidade

Brasileiro está mais interessado por sustentabilidade

O Instituto Akatu lançou nesta quinta-feira (25/abr) a Pesquisa Akatu 2012: Rumo à Sociedade do Bem-Estar. Trata-se da oitava edição da série de publicações sobre Responsabilidade Social Empresarial – Percepção pelo consumidor brasileiro, realizada desde 2000. Os números foram apresentados no Teatro Eva Herz, em São Paulo, com as presenças de: Helio Mattar, diretor-presidente do Instituto; Aron Belinky, consultor; Ricardo Abramovay, professor titular de Economia da FEA/USP; e Samyra Crespo, secretária de Articulação Institucional e Cidadania Ambiental do Ministério do Meio Ambiente (MMA). Segundo a pesquisa, o brasileiro está mais interessado pela sustentabilidade.

O levantamento retrata um consumidor que, mesmo em um clima econômico de mais consumo, mantém inalterados seus comportamentos cotidianos de consumo consciente, tem mais interesse e maior conhecimento sobre sustentabilidade e sobre Responsabilidade Social Empresarial e está mais crítico e exigente sobre as práticas das empresas nestas áreas.

Apesar disso, “as práticas de RSE ainda não têm incentivos do governo nem o reconhecimento pleno da sociedade. Há muito investimento e inovação, mas pouca consciência disso”, destacou Samyra Crespo. Já Ricardo Abramovay chamou atenção para o fato de o consumo de bens coletivos ser precário em relação ao de bens individuais. “Os apontamentos são importantes, mas precisamos ir além. Nosso objetivo estratégico não pode ser ‘fazer menos mal’. Precisamos de uma economia regenerativa, não só de reciclagem”, ressaltou.

A pesquisa indica uma estabilidade do número de consumidores classificados como “Conscientes” – em torno de 5% da população –, mas houve crescimento na adesão a práticas de consumo consciente, ainda que, nesse momento, apenas de maneira eventual e não contínua. De 11 comportamentos considerados indicativos de consumo consciente, quando se adiciona aos consumidores que aderem “sempre” a esses comportamentos aqueles que aderem “às vezes”, oito comportamentos apresentaram aumento em relação a 2010: planejar a compra de alimentos e roupas, desligar lâmpadas, fechar torneiras, usar o verso do papel e ler rótulos de produtos.

A pesquisa, que contou com patrocínio do Grupo Pão de Açúcar, Natura, Nestlé e Unilever, entrevistou 800 pessoas com mais de 16 anos, de todas as classes sociais e de 12 capitais e/ou regiões metropolitanas de todo o país.

Outros apontamentos importantes são:

os entrevistados optaram, em uma significativa maioria, por soluções mais sustentáveis;
o conceito de felicidade está relacionado à preferência pelos caminhos mais sustentáveis;
o comportamento das empresas impacta diretamente na decisão de compra dos consumidores;
houve um aumento do ceticismo dos brasileiros com relação às empresas;
houve também um crescimento da compreensão sobre sustentabilidade e do interesse por informações.

Para saber mais, acesse http://bit.ly/Pesquisa2012 e confira o relatório completo da Pesquisa Akatu 2012.

[Fonte: Instituto Akatu]

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