Consultoria Ideia Sustentável lança NEXT – Observatório de Tendências em Sustentabilidade

Consultoria Ideia Sustentável lança NEXT – Observatório de Tendências em Sustentabilidade

Um radar sintonizado com as principais
tendências de sustentabilidade

Por Ricardo Voltolini

Caro leitor e cara leitora, considerem-se privilegiados. Esta edição inaugural de 2014 de Ideia Sustentável marca o lançamento do primeiro estudo temático do NEXT – Observatório de Tendências em Sustentabilidade, a mais nova iniciativa de gestão de conhecimento da consultoria Ideia Sustentável: Estratégia e Inteligência em Sustentabilidade, cujo objetivo é aprofundar temas relevantes, visando contribuir de forma ainda mais efetiva para o desenvolvimento dos profissionais que atuam com sustentabilidade nas empresas brasileiras. 10 Tendências de Sustentabilidade para RH é o tema que abre a série de pesquisas.

A quem já está acostumado ao padrão de matérias da revista, parecerá, muito provavelmente, que pouco mudou – afinal, em edições passadas, também tratamos de tendências com o mesmo nível de aprofundamento que se tornou a marca registrada de nossa proposta editorial. Mas há, sim, mudanças importantes a destacar. Começo por apresentar o NEXT. Até o final de 2013, o Observatório de Tendências em Sustentabilidade (OTS) era uma metodologia que Ideia Sustentável utilizava quase que exclusivamente para atender aos seus clientes, em demandas específicas por análise de cenários e tendências. Parte dos conteúdos levantados servia a interesses pontuais, parte tornava-se conteúdo para a revista. Da aplicação dessa ferramenta de trabalho – vale dizer –, nasceram diretrizes e estratégias para empresas, mas também iniciativas como a Plataforma Liderança Sustentável, hoje o mais importante movimento brasileiro de educação de jovens líderes de negócios para a sustentabilidade.

A metodologia NEXT pode ser aplicada sob medida para temas,
abordagens e necessidades específicas de empresas.
Para contratar os serviços do NEXT, envie email para
[email protected] ou ligue para (11) 5579-8012

Não é exagero afirmar, portanto, que a metodologia OTS permeia tudo o que fazemos há oito anos. Oferece subsídio técnico para as três áreas de atuação da empresa (consultoria, educação e conteúdos), a tal ponto que nos referimos a ela como uma espécie de entidade. Diante disso, não foi difícil concluir que estava na hora de transformá-la num projeto com vida própria. Assim, nasceu o NEXT – Observatório de Tendências em Sustentabilidade. E, com ele, o propósito de realizar estudos temáticos aplicados. Resumidamente, o processo consiste em cinco etapas. Na etapa 1, realiza-se uma pesquisa junto a fontes produtoras de conhecimento relevante (universidades, consultorias especializadas, organizações think tank), com a finalidade de identificar tendências/desafios relacionados ao tema-objeto de estudo. Na etapa 2, especialistas internacionais e nacionais são consultados para validar  as tendências mapeadas, podendo confirmá-las ou rejeitá-las, conforme suas convicções. Na etapa 3, com as tendências já definidas, recorre-se mais uma vez ao apoio dos especialistas para a indicação de melhores práticas que possam servir de exemplos. Na etapa 4, publica-se o estudo na revista Ideia Sustentável, abrindo-o para o grande público. E, na etapa 5, os conteúdos são apresentados em eventos/encontros, assim como convertidos em programas educacionais destinados a públicos específicos. O NEXT não tem – claro – pretensão acadêmica: o seu habitat é o da pesquisa aplicada. Não prospecta futuros, apenas mapeia e identifica tendências, as organiza e as sistematiza, sob análise, para convertê-las em conhecimento útil. Não pretende ser mera referência bibliográfica para pesquisadores, mas material de trabalho e educação para públicos interessados em sustentabilidade empresarial.

Para elaborar 10 Tendências de Sustentabilidade para RH, que abre a série de quatro estudos de 2014, Ideia Sustentável utilizou, como fontes, 64 organizações internacionais e nacionais, 24 especialistas internacionais, 30 especialistas nacionais, 20 líderes empresariais (CEOs e presidentes) e 28 teses/pesquisas/conferências. Foram três meses de imersão dos pesquisadores Caio Neumann e Rosicler Rodriguez, centenas de horas de leitura/análise de textos referenciais e dezenas de horas de entrevistas com especialistas – dois deles, Andrew Savitz (Entrevista Especial), autor do livro Talent, Transformation and the Triple Bottom Line (não publicado no Brasil), e Ellen Weinreb (Weinreb Group), tiveram papel fundamental no primeiro esforço de validação das tendências, também analisadas pelos especialistas nacionais, num amplo esforço de reportagem do jornalista Fábio Congiu. Um trabalho de fôlego, sem dúvida, compilado e editado por Cláudia Piche, diretora de Conteúdos de Ideia Sustentável e editora da revista. Que você, leitor, recebe em primeiríssima mão!

Como o leitor verá, o texto de cada tendência vem sempre acompanhado do ponto de vista de experts (seção Palavra de Especialistas), da observação de gestores de RH e presidentes de empresas, da apresentação de cases nacionais e internacionais (Para Saber Mais e No Radar) e de artigos de especialistas (Opinião). A algumas das tendências são acrescidas dicas/recomendações práticas (Caminho das Pedras), sempre com a intenção de apoiar a reflexão/ação do leitor. John Elkington (Volans), Aileen Ionescu-Somers (IMD) e Gustavo Pimentel (Sitawi) escrevem sobre o tema na seção Livre Pensar. Em artigo, proponho algumas questões-chave, para ajudar o leitor a avaliar em que nível de engajamento e atuação em sustentabilidade o RH de sua empresa se encontra.

A ideia de abrir a série com o tema RH e Sustentabilidade nasceu de duas constatações importantes. A primeira: não se pode discutir sustentabilidade numa empresa sem discutir gente, e o setor responsável por gerenciar as pessoas é o de Recursos Humanos – nenhuma mudança para um modelo mais sustentável de negócios será possível sem colaboradores seguros, felizes, engajados e participativos, sem respeito à diversidade, ética e transparência; sem ambiente favorável à circulação de ideias e sem políticas de valorização dos talentos humanos. A segunda: assim como a sustentabilidade precisa estar na estratégia da empresa, o setor de RH precisa assumir um papel estratégico na condução das mudanças para a sustentabilidade, o que – na visão de muitos profissionais da área – ainda não acontece por diferentes motivos. O profissional de RH deve ficar no banco de passageiro ou passar para o de motorista? Esta foi uma pergunta provocativa que nos fizemos, no início do trabalho, depois refeita reiteradas vezes também aos especialistas, durante todo o processo de pesquisa. A nossa expectativa é que as tendências abordadas neste estudo ampliem o repertório de conhecimentos, estimulem reflexões e, principalmente, convoquem para a ação.

Ricardo Voltolini é diretor-presidente de Ideia Sustentável: Estratégia e Inteligência em Sustentabilidade, idealizador da Plataforma Liderança Sustentável, autor de Conversas com Líderes Sustentáveis (Senac/SP) e Escolas de Líderes Sustentáveis (Elsevier) e organizador de Líderes Sustentáveis com a Mão na Massa (Ideia Sustentável).


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