GIFE e IBRACON ingressam no Conselho do ISE

GIFE e IBRACON ingressam no Conselho do ISE

Na primeira reunião de 2012 do Conselho Deliberativo do Índice de Sustentabilidade Empresarial, órgão máximo de deliberação sobre os assuntos relativos ao ISE, realizada em 15 de fevereiro, foi aprovada a inclusão de dois novos membros: o Grupo de Institutos, Fundações e Empresas (GIFE) e o Instituto dos Auditores Independentes do Brasil (IBRACON).

Com isso, o Conselho atinge o número máximo de 11 componentes, que representam instituições de diferentes setores da sociedade civil e do governo, aumentando o escopo das competências e ampliando o seu olhar em relação às questões discutidas pelo órgão: desenvolvimento sustentável, mercado de capitais, meio ambiente, governança corporativa, investimento social privado e cumprimento às regras (compliance).

O ISE é um instrumento de análise comparativa da performance das empresas listadas na BM&FBOVESPA, com foco na sustentabilidade corporativa, que envolve eficiência econômica, equilíbrio ambiental, justiça social e governança corporativa.

Contribui para ampliar o entendimento sobre companhias e grupos comprometidos com a sustentabilidade, diferenciando-os pela qualidade, nível de compromisso com o desenvolvimento sustentável, equidade, transparência e prestação de contas, natureza do produto, desempenho empresarial nas dimensões econômico-financeira, social, ambiental e de mudanças climáticas.

Desta forma, funciona também como referência para o investimento socialmente responsável e como indutor de boas práticas no meio empresarial brasileiro.

O GIFE agrega ao Conselho do ISE sua experiência em aperfeiçoar e difundir conceitos e práticas do uso de recursos privados para o bem comum, contribuindo para a promoção do desenvolvimento sustentável do Brasil, por meio do fortalecimento político-institucional e do apoio à atuação estratégica de seus associados. Já o Ibracon traz todo seu conhecimento relativo ao fortalecimento da atividade de auditoria independente e de promoção de padrões de excelência em contabilidade.

O Conselho Deliberativo do ISE é presidido pela BM&FBOVESPA e composto também pela Associação Brasileira das Entidades Fechadas de Previdência Complementar (Abrapp), Associação dos Analistas e Profissionais de Investimento do Mercado de Capitais (Apimec), Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais (Anbima), Instituto Brasileiro de Governança Corporativa (IBGC), Instituto Ethos de Empresas e Responsabilidade Social, International Finance Corporation (IFC), Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA) e Ministério do Meio Ambiente.

O Conselho atua no desenvolvimento contínuo do ISE, acompanhando tendências, analisando perspectivas, propondo alterações e melhorias conceituais. Entre suas principais atribuições estão a fixação de critérios de seleção das empresas para integrar a carteira do índice; o estabelecimento de diretrizes e princípios para a metodologia de cálculo do indicador; a proposição de melhorias e atualizações no processo como um todo; a deliberação sobre recomendações técnicas a respeito da composição final da carteira.

A BM&FBOVESPA conta também com uma parceria técnica com o Centro de Estudos em Sustentabilidade (GVces) da Escola de Administração de Empresas de São Paulo da Fundação Getulio Vargas, enquanto a Coordenadoria de Índices de Preços de Ações da Bolsa é responsável pelo cálculo e pela gestão técnica do índice.

Mais informações:

Tel: (11) 2565-7943 | [email protected]

Inscreva-se em nossa newsletter e
receba tudo em primeira mão

Conteúdos relacionados

Entre em contato
1
Posso ajudar?