Na primeira reunião de 2012 do Conselho Deliberativo do Índice de Sustentabilidade Empresarial, órgão máximo de deliberação sobre os assuntos relativos ao ISE, realizada em 15 de fevereiro, foi aprovada a inclusão de dois novos membros: o Grupo de Institutos, Fundações e Empresas (GIFE) e o Instituto dos Auditores Independentes do Brasil (IBRACON).
Com isso, o Conselho atinge o número máximo de 11 componentes, que representam instituições de diferentes setores da sociedade civil e do governo, aumentando o escopo das competências e ampliando o seu olhar em relação às questões discutidas pelo órgão: desenvolvimento sustentável, mercado de capitais, meio ambiente, governança corporativa, investimento social privado e cumprimento às regras (compliance).
O ISE é um instrumento de análise comparativa da performance das empresas listadas na BM&FBOVESPA, com foco na sustentabilidade corporativa, que envolve eficiência econômica, equilíbrio ambiental, justiça social e governança corporativa.
Contribui para ampliar o entendimento sobre companhias e grupos comprometidos com a sustentabilidade, diferenciando-os pela qualidade, nível de compromisso com o desenvolvimento sustentável, equidade, transparência e prestação de contas, natureza do produto, desempenho empresarial nas dimensões econômico-financeira, social, ambiental e de mudanças climáticas.
Desta forma, funciona também como referência para o investimento socialmente responsável e como indutor de boas práticas no meio empresarial brasileiro.
O GIFE agrega ao Conselho do ISE sua experiência em aperfeiçoar e difundir conceitos e práticas do uso de recursos privados para o bem comum, contribuindo para a promoção do desenvolvimento sustentável do Brasil, por meio do fortalecimento político-institucional e do apoio à atuação estratégica de seus associados. Já o Ibracon traz todo seu conhecimento relativo ao fortalecimento da atividade de auditoria independente e de promoção de padrões de excelência em contabilidade.
O Conselho Deliberativo do ISE é presidido pela BM&FBOVESPA e composto também pela Associação Brasileira das Entidades Fechadas de Previdência Complementar (Abrapp), Associação dos Analistas e Profissionais de Investimento do Mercado de Capitais (Apimec), Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais (Anbima), Instituto Brasileiro de Governança Corporativa (IBGC), Instituto Ethos de Empresas e Responsabilidade Social, International Finance Corporation (IFC), Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA) e Ministério do Meio Ambiente.
O Conselho atua no desenvolvimento contínuo do ISE, acompanhando tendências, analisando perspectivas, propondo alterações e melhorias conceituais. Entre suas principais atribuições estão a fixação de critérios de seleção das empresas para integrar a carteira do índice; o estabelecimento de diretrizes e princípios para a metodologia de cálculo do indicador; a proposição de melhorias e atualizações no processo como um todo; a deliberação sobre recomendações técnicas a respeito da composição final da carteira.
A BM&FBOVESPA conta também com uma parceria técnica com o Centro de Estudos em Sustentabilidade (GVces) da Escola de Administração de Empresas de São Paulo da Fundação Getulio Vargas, enquanto a Coordenadoria de Índices de Preços de Ações da Bolsa é responsável pelo cálculo e pela gestão técnica do índice.
Mais informações:
Tel: (11) 2565-7943 | [email protected]
A Ideia Sustentável constrói respostas técnicas eficientes e oferece soluções com a melhor relação de custo-benefício do mercado, baseadas em 25 anos de experiência em Sustentabilidade e ESG.