COLABORATIVISMO- Site Caronetas lança moeda virtual para seus usuários

COLABORATIVISMO- Site Caronetas lança moeda virtual para seus usuários

Compartilhar, trocar, alugar, reciclar são palavras-chaves de uma economia criativa neste novo século e que vem ganhando força no Brasil. A transformação do “bem em serviço” faz com que as transações comerciais tradicionais abram espaço para o crescimento do consumo colaborativo. É neste conceito que empresas  como o site Caronetas se destacam.

Novidade no segmento, Márcio Nigro, CEO e idealizador do site, apresenta a “Caroneta” –  uma nova moeda virtual que facilita o rateio dos custos entre os motoristas e os passageiros no ato da carona.  Ela pode ser pré-adquirida no site pelo passageiro interessado na carona, que “transfere” os créditos ao entrar no carro para o motorista, que então pode trocá-la por produtos e serviços de parceiros  (como postos de combustíveis, agências de viagem e lojas virtuais credenciadas).  A moeda facilita a negociação direta entre os usuários do site, criando uma carona “valorizada”.

“Dividir custos de caronas sempre foi complicado, porque é difícil calcular, fracionar e, muitas vezes, até de sugerir a divisão de custos ao outro envolvido. A Caroneta automatiza e simplifica o processo por meio da tecnologia, evitando o uso de dinheiro na carona”, diz Márcio.

Uma característica importante deste compartilhamento automático de custos é que ele é regido pela lei da oferta e procura. Isso significa que o motorista pode escolher o quanto é interessante “cobrar” por cada trajeto (podendo inclusive mantê-lo gratuito) e o passageiro pode escolher a melhor opção dentre as disponíveis antes da carona.

Segundo Marcio, isso potencializará o crescimento de usuários, já que a economia pode chegar a centenas de reais por mês para ambos.

“As pessoas que têm carro e ainda não se sentiram motivadas a dar carona olharão o banco do passageiro vazio e pensarão em ocupá-lo, pois estão perdendo a chance de compartilhá-lo em troca de uma sonhada viagem no final do ano, de comprar algo que desejam há muito tempo ou mesmo de renovar seu seguro com os créditos”, explica.

“E também poderão descobrir o que os nossos milhares de usuários atuais já sabem: é muito melhor e mais seguro ficar no trânsito com mais alguém e, além disso, a carona ajuda o trânsito e o meio ambiente”, completa o CEO.

A questão da segurança, que já é bem-sucedida ao exigir que o usuário seja um colaborador comprovado de uma empresa aprovada pelo Caronetas, também será muito reforçada nesta nova fase do site.

Além de conhecer a empresa de origem dos usuários, caronistas (motoristas) e caroneteiros (passageiros) poderão avaliar individualmente uns aos outros com notas e depoimentos. Também poderão construir seus perfis, inserindo voluntariamente suas características e preferências, seus links de redes sociais, seus dados pessoais e corporativos e quaisquer outras informações que os tornem menos desconhecidos perante os outros participantes (que, por sua vez, também poderão identificar amigos em comum e suas “compatibilidades” entre si).

Por último, as caronas são rastreáveis, tanto por serem agendadas pelo site quanto por exigirem que o passageiro mostre um código individual ao motorista ao entrar no carro para comprovar que a carona ocorreu, transferindo os créditos.

 

Sobre o Caronetas

Lançado em fevereiro de 2011, Caronetas – caronas inteligentes – é um site de caronas que integra colaboradores de empresas e centros de forma segura, prática e gratuita, que tem como meta tirar 100 mil carros das ruas até o final deste ano.

Após a empresa se cadastrar no site, o colaborador insere seus dados como nome, empresa, e-mail e CEP. Depois de autenticado, ele já começa a receber e-mails de possíveis caronas e tem acesso a seções exclusivas. O site é gratuito tanto para a empresa quanto para o colaborador.

 

Mais informações:
Andrea Feliconio Comunicação – (11) 2309-4144 / 9144-9663
Andrea Feliconio –  [email protected]
Fernanda Borba – [email protected]

Inscreva-se em nossa newsletter e
receba tudo em primeira mão

Conteúdos relacionados

Entre em contato
1
Posso ajudar?