ChildFund Brasil amplia atuação e chega ao Amazonas

25 de fevereiro de 2013

Compartilhe:

Para ampliar a atuação no país, desde o mês de setembro de 2012, o ChildFund Brasil – Fundo para Crianças e a Fundação Amazonas Sustentável – FAS se uniram para a execução do programa de Apadrinhamento de Escolas no Amazonas. O projeto visa contribuir com a formação cidadã de crianças e adolescentes do Amazonas por meio de um modelo inovador de desenvolvimento humano e sustentável, que investe nas gerações futuras para a conservação da floresta e os ativos ambientais.

O Programa Apadrinhamento de Escolas tem como missão o fornecimento de recursos necessários para a promoção da educação, a capacitação dos professores das comunidades ribeirinhas e, até mesmo, melhorias e construção de espaços para o aprendizado das crianças e adolescentes desta região.

Nesta fase, o Programa contemplará 20 unidades educacionais das Reservas de Desenvolvimento Sustentável – RDS Juma e Uatumã no Amazonas. Na RDS Juma, nove escolas de comunidades diferentes fazem parte do Programa, como as escolas Belas Águas, Boa Vista, Primor e Nova Jerusalém.

Já na RDS Uatumã,  as escolas como a de Bom Jesus, localizada no município de São Sebastião do Uatumã e, também, a Escola Canaã da comunidade de Ebenezer no município de Itapiranga, estão inseridas na fase inicial do Programa. Nesta reserva, foram selecionadas 11 escolas ao total.

Ao todo, o apadrinhamento favorece 145 crianças do Ensino Fundamental da RDS de Uatumã e 146 em Juma. Além das crianças, são atendidos 61 alunos de faixa etária superior a 12 anos em Uatumã e 63 na RDS Juma.

A iniciativa contribui para melhorar a qualidade da educação das crianças ribeirinhas, que possuem grande dificuldade de acesso às escolas que lá existem. Por viverem longe destes espaços, as crianças dependem de transporte fluvial – a chamada rabeta, uma espécie de canoa com um motor acoplado – o que despende uma quantidade significativa dos recursos das famílias. Além disto, em escolas com menos de 10 alunos, não há fornecimento de merenda escolar e o fornecimento de água potável ainda é um problema para muitas unidades educacionais.

Por acreditar que não há perspectiva adequada de desenvolvimento sustentável sem que as próximas gerações sejam preparadas para os desafios, desde 2010, o ChildFund Brasil em parceria com a FAS trabalha para incluir na pauta de desenvolvimento sustentável do Estado do Amazonas, o tema da infância e adolescência. Infelizmente as informações disponíveis quanto ao direito à educação no Amazonas revelam um quadro preocupante. As escolas presentes nas Unidades de Conservação não estão incluídas nos sistemas de avaliação da qualidade do ensino, seja estadual ou federal. Outro dado importante é avaliar a qualidade da educação no Estado.

Com apenas 25 reais mensais, qualquer pessoa pode se tornar padrinho ou madrinha de uma escola no Amazonas e contribuir para a promoção da educação e consciência sustentável das crianças ribeirinhas, os verdadeiros guardiões da floresta. Para apadrinhar uma escola nas florestas do Amazonas, basta que o interessado acesse ao site www.apadrinheamazonas.org.br ou ligue para 0300 313 2003. Mais informações, também poderão ser obtidas pelo e-mail [email protected].

Sobre o ChildFund Brasil – Fundo para Crianças

Presente no Brasil há 46 anos, o ChildFund Brasil – Fundo para Crianças é uma organização de desenvolvimento social e proteção infantil. O ChildFund Brasil apoia crianças em situação de exclusão, privação e vulnerabilidade social, oferecendo oportunidades para que elas desenvolvam plenamente seu potencial. Desde 1966, a organização atua de forma independente no Brasil e desenvolve programas sociais para superar as causas da pobreza.

A instituição é afiliada ao ChildFund International que foi fundada em 1938 e está presente em 56 países. No Brasil, o ChildFund Brasil atua em 54 municípios, em mais de 800 comunidades nos estados de Minas Gerais, Ceará, Rio Grande do Norte, Pernambuco e Amazonas. Aproximadamente 188 mil pessoas são beneficiadas pelos programas sociais da Organização, sendo que mais de 108 mil destas são crianças, adolescentes e jovens.

A maior parte dos recursos é captada por meio do Programa de Apadrinhamento de Crianças, que é a força motriz da organização. O padrinho pode ser qualquer pessoa que se comprometa mensalmente com uma contribuição mínima de R$ 52. No final de 2012, o número de crianças apadrinhadas chegou a 50 mil, sendo 10 mil amparadas por padrinhos brasileiros e 40 mil apadrinhadas por estrangeiros. O valor doado não é entregue diretamente à criança ou à família dela, mas sim investido na execução de projetos sociais de acordo com a necessidade de cada comunidade.

Sobre a Fundação Amazonas Sustentável – FAS

A Fundação Amazonas Sustentável – FAS é uma instituição não governamental e apartidária fundada em 20 de dezembro de 2007 por uma parceria entre o governo do estado do Amazonas, o banco Bradesco e, a partir de 2009, da Coca-Cola Brasil. A missão da FAS é promover o desenvolvimento sustentável, conservação ambiental e ajudar a melhorar a qualidade de vida das comunidades que residem as Unidades de Conversação do estado do Amazonas, localizadas em uma área que se estende por mais de 10 milhões de hectares, aumentando o valor dos serviços e produtos ambientais. A principal prioridade da FAS é implementar o Programa Bolsa Floresta – PBF, que é o primeiro projeto brasileiro com certificação internacional para compensar as populações tradicionais e manter os serviços ambientais fornecidos por meio das florestas.

Mais informações:

(31) 8785-3851 | 2511-9707 | [email protected]www.flaviapresoti.com.br

Descubra como podemos ajudar sua empresa a ser parte da solução, não do problema.

A Ideia Sustentável constrói respostas técnicas eficientes e oferece soluções com a melhor relação de custo-benefício do mercado, baseadas em 25 anos de experiência em Sustentabilidade e ESG.

    Entre em contato
    1
    Posso ajudar?