No dia 13 de abril de 2011, aconteceu em São Paulo o evento Diálogos: Política Nacional de Resíduos Sólidos [confira matéria de Cristina Tavelin clicando aqui], o qual contou com participações de grandes nomes da sustentabilidade, tais como: Paulo Nigro, presidente da Tetra Pak; Samyra Crespo, secretária de Articulação Institucional e Cidadania Ambiental; e Lisa Gunn, consultora de meio ambiente do Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (IDEC). Organizado pela Envolverde, Tetra Pak e associação Compromisso Empresarial com a Reciclagem (Cempre), o encontro discutiu a questão da responsabilidade final sobre os resíduos sólidos.
Realizado na sede da APAS (Associação Paulista de Supermercados), na Lapa, o evento tinha como objetivo posterior a redação da Carta Lapas, espécie de manifesto de apoio e compromisso com a Política Nacional de Resíduos Sólidos.
Segue reproduzido abaixo o conteúdo da carta enviada a cada participante da reunião do dia 13 de abril por email, o qual deve ser respondido com nome, empresa e contatos até o próximo dia 03 de junho por aqueles que estiverem interessados em firmar este compromisso.
CARTA LAPAS – Manifesto de apoio à Política Nacional de Resíduos Sólidos
Todas as pessoas, organizações, empresas e representações públicas aqui subscritas acreditam que o Brasil está atingindo um novo estágio em seu desenvolvimento econômico, social e ambiental ao implantar uma Política Nacional de Resíduos Sólidos, que permitirá ao país alcançar um novo patamar civilizatório no concerto das nações.
A sociedade brasileira aceita, nos termos desta política, a responsabilidade compartilhada entre consumidores, empresas e governos para a destinação adequada de resíduos, sejam eles oriundos de processos industriais, descartes pós-consumo ou advindos de prestação de serviços de saúde ou qualquer outra forma de geração de resíduos.
Os signatários desta CARTA LAPAS assumem o compromisso de trabalhar para o estabelecimento de processos de logística reversa para os resíduos, de forma a dar a eles destinação adequada, seja na reciclagem de seus materiais e componentes, reuso de suas partes e componentes e destinação final de materiais inservíveis.
Os signatários comprometem-se, também, em envidar seus melhores esforços para apoiar a estruturação de cooperativas de catadores dentro de parâmetros de excelência em desenvolvimento humano, de forma a fazer da implantação da Política Nacional de Resíduos Sólidos um instrumento de inclusão social e de trabalho digno.
Para a efetivação desses compromissos, assumem, também, a tarefa de tornar conhecido texto da Política Nacional de Resíduos Sólidos em toda a sua Cadeia de Valor e por seus stakeholders.
Assumidos esses compromissos, convidamos a todos os que se identifiquem com ele a assinar essa Carta e a dirigir seus esforços na direção de tornar realidade as intenções aqui expressas.
São Paulo, abril de 2011
TetraPak, Cempre e Envolverde
A Ideia Sustentável constrói respostas técnicas eficientes e oferece soluções com a melhor relação de custo-benefício do mercado, baseadas em 25 anos de experiência em Sustentabilidade e ESG.