Campanha Motorista Sustentável é lançada em São Paulo

11 de outubro de 2011

Compartilhe:

Sustentabilidade é um assunto que vem sendo muito discutido já há alguns anos. No entanto, o público em geral conhece pouco os caminhos para colocá-la em prática e, muitas vezes, não percebe como pode contribuir, ainda que com pequenos procedimentos diários. Buscando orientar a parcela da população que dirige, profissional ou pessoalmente, a produtora e promotora de eventos 18 Cinema e Marketing lança a campanha Motorista Sustentável, com o intuito de promover a conscientização dos motoristas em relação às práticas para minimizar o impacto dos automóveis ao meio ambiente.

Idealizada pelo jornalista Sergio Lerrer, a campanha irá organizar, numa plataforma de comunicação unificada, informações e ideias que já vêm sendo aplicadas na prática por algumas das muitas empresas relacionadas à indústria automotiva. Sua missão será facilitar o fluxo de informações e levar o conhecimento diretamente ao público final, despertando neste a percepção e a necessidade de um relacionamento mais amigável com o meio em que se vive.

Comparativamente aos mercados americano e europeu, o setor automotivo brasileiro apresenta baixo índice de reciclagem de autopeças, acessórios e componentes. Existem iniciativas isoladas e individuais de alguns setores e marcas, porém, sem oferecer um caráter público, coletivo e com macrovisão de todas as possibilidades para chegar ao conhecimento de um público mais amplo.

Para ampliar e fazer ecoar essas informações, a ação contará com a publicação do Guia do Motorista Sustentável, que será distribuído por 5 mil pontos da Grande São Paulo – de estacionamentos, lava rápidos, postos de gasolina, centros automotivos  a concessionárias de veículos e redes de auto escolas.

 

INICIATIVAS

Uma das principais iniciativas da campanha é o lançamento do Guia do Motorista Sustentável, com a relação dos pontos automotivos que adotam práticas sustentáveis. O guia, que será distribuído em diversos locais da cidade de São Paulo, trará dicas de como se tornar, na prática, um motorista ambientalmente responsável, visando a economia de combustível, o transporte solidário, as novidades na prevenção de emissão de poluentes, perspectivas de carros elétricos, dicas de manutenção para longevidade de auto-peças, guia de ciclovias na Grande São Paulo, exemplos de soluções urbanas para trânsito em cidades do  mundo e novas tecnologias.

Os estabelecimentos que adotarem práticas como a reciclagem do óleo (que pode ser refinado novamente  e reutilizado); o reaproveitamento de pneus (que podem ser utilizados para a produção de asfalto ecológico); a lavagem de carro com pouco ou nenhum uso de água, entre outras atitudes sustentáveis, receberão o selo da campanha Motorista Sustentável. Isso facilitará a identificação dos pontos pelo consumidor e assegurará a ele a realização dessas práticas. Nestes mesmos locais, haverá também a coleta de recipientes plásticos – que serão depois recolhidos por ONGs especializadas.

O Guia será também distribuído em autoescolas, parceiras eco friendly da campanha. Os alunos terão informações sobre o gerenciamento do uso dos veículos de forma a reduzir o impacto no meio ambiente.

Entre as empresas que se associaram à campanha estão algumas marcas engajadas em processos de gerenciamento ambiental, construção de soluções de logística reversa e novas técnicas mais amigas do meio ambiente, como:

Lwart Lubrificantes: uma das maiores empresas do Brasil na coleta de óleo automotivo usado em mais de 60 mil pontos do território brasileiro.

Carglass: reparo de vidros automotivos e destino correto de reciclagem de vidros trocados.

Baterias Cral: pontos em lojas de venda de baterias para recolhimento das baterias usadas, evitando o contato de produtos químicos danosos com a natureza.

Dry Wash: postos de lavagem automotiva sem o uso de água e sem produtos de limpeza corrosivos.

  

Mais informações:

M2 Assessoria de Comunicação – Tel: 11 3032 8237
Mariane Battistetti – [email protected]
Helena Prado – [email protected]
Mari Botter – [email protected]

Descubra como podemos ajudar sua empresa a ser parte da solução, não do problema.

A Ideia Sustentável constrói respostas técnicas eficientes e oferece soluções com a melhor relação de custo-benefício do mercado, baseadas em 25 anos de experiência em Sustentabilidade e ESG.

    Entre em contato
    1
    Posso ajudar?