Brasileiros participam da “World Indigenous Network”, na Austrália

Brasileiros participam da “World Indigenous Network”, na Austrália

De 26 a 31 de maio, em Darwin, na Austrália, será realizada a “World Indigenous Network”, a primeira conferência internacional para promover a sustentabilidade através de práticas tradicionais de conservação no mundo.

Entre os palestrantes, estão dois brasileiros: Cristina Timponi Cambiaghi, Assessora para Assuntos Internacionais da Fundação Nacional do Índio (Funai) do Ministério da Justiça e Osvaldo Barassi, membro da ONG Equipe de Conservação da Amazônia (ECAM).

Anunciada durante a Conferência das Nações Unidas para a Sustentabilidade (Rio+20), realizada em 2012 no Rio de Janeiro, a conferência tem por objetivo se tornar uma importante rede internacional de conhecimento dos povos indígenas e comunidades locais, usando o compartilhamento de histórias e ideias como instrumento para melhor gerir ecossistemas, promover o meio ambiente e apoiar meios de vida sustentáveis.

O evento inclui a realização de workshops e palestras para promover a colaboração entre gestores de comunidades locais e indígenas ao redor do mundo.

Entre os benefícios que podem ser gerados por este compartilhamento estão a melhor conservação da diversidade biológica e o uso sustentável dos recursos naturais, a melhoria da coesão social e o incremento de oportunidades econômicas e redução da pobreza.

“Atualmente sabemos do importante trabalho dos povos indígenas e de comunidades locais como fontes de conhecimento que ligam as antigas tradições às práticas modernas, o que os tornam guardiões naturais do meio ambiente em todo o mundo. São tantos povos indígenas e comunidades locais, que é importante a proteção destes grupos para a saúde dos ecossistemas locais e para sua sobrevivência econômica e bem-estar social”, disse a Primeira-Ministra da Austrália Julia Gillard, durante o lançamento da “World Indigenous Network” na Rio+20.

A advogada Cristina Timponi Cambiaghi, Assessora para Assuntos Internacionais da Fundação Nacional do Índio (Funai) do Ministério da Justiça, será uma das palestrantes no painel sobre recursos e meios de vida. Já Osvaldo Barassi, da ONG ECAM, ministrará workshop sobre cursos de formação para guardas-florestais.

Além dos brasileiros, participam do encontro palestrantes de diversos países do mundo, como James Anaya, relator especial da ONU sobre os Direitos dos Povos Indígenas; e representantes da Iniciativa de Conhecimento Global da Universidade das Nações Unidas, do Fórum Indígena Internacional em Biodiversidade (IIFB, na sigla em inglês) e do Consórcio das Comunidades Locais e dos Povos Indígenas (ICCA, na sigla em inglês), da Suíça; entre outros.

A “World Indigenous Network” é uma iniciativa do governo australiano e tem o apoio dos governos do Brasil, Nova Zelândia e Noruega. Durante a conferência, as delegações dos países participantes definirão uma agenda de trabalho e membros permanentes para a rede.

Saiba mais pelo site www.worldindigenousnetwork.net.

Mais informações:

[email protected] | (21) 3723-8154 / 9959-2001

Inscreva-se em nossa newsletter e
receba tudo em primeira mão

Conteúdos relacionados

Entre em contato
1
Posso ajudar?