Brasil Não Motorizado

Brasil Não Motorizado

Organizado por Antonio Carlos M. Miranda, arquiteto e urbanista, o livro “Brasil Não Motorizado” reúne uma coletânea de textos inéditos sobre mobilidade urbana no Brasil. Os artigos são assinados por 18 profissionais da área, entre eles arquitetos, engenheiros, docentes nas questões de tráfego, bem como mestres que criam soluções de locomoção para pessoas com deficiência, pedestres e ciclistas. O resultado é uma obra técnica e inovadora que busca soluções para os meios não motorizados.

O livro apresenta exemplos de trabalhos que foram concluídos recentemente e estão em plena operação, outros em fase de implantação, além de projetos em estudos que poderão ser aplicados pelos órgãos públicos regionais ou por gestores particulares.

São dados e ensinamentos preciosos que certamente irão auxiliar na prática permanente dos debates técnicos e acadêmicos. Como resultado imediato, este documento será um sólido agente motivador para que estudantes e cidadãos busquem novas perspectivas para suas necessidades.

Outro “combustível” essencial do material é despertar a população para a melhoria dos meios ativos de transporte, de modo que o pensamento não poluidor se espalhe na educação dos leitores de hoje e nas futuras gerações de usuários.

O livro, editado pela Labmol Editora, foi lançado em outubro, durante o congresso da Associação Nacional de Transportes Públicos em Brasília, partindo para o lançamento em outras seis cidades, no período de novembro de 2013 a março de 2014.

Desde o início do mês de abril, o livro está à venda na Livraria Cultura do Shopping Curitiba. Nas demais unidades da livraria, presente em outras 10 cidades, a compra é feita por encomenda. É possível também adquirir o livro pela internet no site da Cultura, que realiza entregas em todo território nacional (http://migre.me/iJ93v).

Confira abaixo os artigos incluídos no livro “Brasil Não Motorizado”:

– “O resgate da ciclabilidade de Balneário Camboriú“, de André Geraldo Soares e Roberta Raquel
– “A segurança no uso da bicicleta: a mobilidade dos ciclistas em meio urbano, exemplos de projetos especiais“, de Antonio Carlos M. Miranda
– “Estudo de caso: uso de microssimulação de tráfego para revisão do projeto da Av. Manoel Ribas, em Curitiba, com inclusão de ciclofaixa”, de Francisco Caron Malucelli
– “Vias exclusivas para pedestres e os calçadões curitibanos”, de Ivo Reck Neto
– “Fatores de sucesso do planejamento cicloviário na Holanda- lições para o Brasil“, de Jeroen Buis
– “Duas rodas, quatro rodas, duas pernas, mobilidade urbana”, de João Carlos Cascaes
– “Os desafios para fazer de Curitiba uma cidade ciclável“, de Goura Nataraj Jorge Brand
– “O que falta para Fortaleza avançar na mobilidade por bicicleta“, de José Carlos Ary e Miguel Ary
– “Andar a pé: um transporte desvalorizado nos grandes centros urbanos”, de Maria Ermelina Brosch Malatesta
– “A bicicleta no Brasil: transporte ou brinquedo? O imaginário da mobilidade urbana“, de Fábio Duarte e Rafael Medeiros
– “Territorialidade dos modos de transportes ativos“, de Reginaldo A. de Paiva
– “Acessibilidade com responsabilidade ou a mobilidade em xeque”, de Ricardo Tempel Mesquita
– “As calçadas de pedestres, Curitiba e Madri – semelhanças e diferenças“, de Roberto Ghidini
– “Mobilidade não motorizada e o trânsito urbano“, de Rosangela Battistella
– “O que Florianópolis poderia mudar quanto ao transporte não motorizado“, de Vera Lucia Gonçalves da Silva
Mais informações:
[email protected]

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