Brasil está entre os países líderes em energia solar

Brasil está entre os países líderes em energia solar

O Brasil assumiu a 16ª posição no ranking mundial de países líderes na capacidade instalada de energia solar fotovoltaica. E apesar do crescimento, o setor representa apenas menos de 2% da matriz energética brasileira, o que significa uma grande oportunidade para o país.

Divulgado em 9 de julho de 2020, o levantamento foi feito pela Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Absolar) com dados da Agência Internacional de Energias Renováveis (IRENA).

De acordo com o relatório, o Brasil avançou cinco posições entre 2018 e 2019, e terminou o último ano com 4,53 GW de capacidade instalada de energia solar fotovoltaica, além de R$ 24,1 bilhões em investimentos privados acumulados e mais de 134 mil empregos no setor desde 2012. Somente no ano de 2019, o setor foi responsável por R$10,7 bilhões em novos investimentos e quase 65 mil empregos, o que significa uma expansão de quase 90%.

Geração distribuída de energia solar impulsiona crescimento

O avanço da energia solar fotovoltaica no país foi impulsionado pelo sistema de geração distribuída, geralmente instalado nos telhados de residências e estabelecimentos comerciais. A soma da capacidade dessas pequenas instalações, no ano passado, representaram mais que o dobro da contribuição de grandes usinas de geração centralizada, de acordo com Absolar.

A partir da definição de regras da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) para que a geração de energia distribuída fosse abatida da conta dos consumidores que investiram nessas instalações, o sistema ganhou impulso e cresceu rapidamente.

Oportunidade de negócios e investimentos sustentáveis

As fontes limpas e renováveis de energia representam grandes oportunidades de negócios no Brasil e despertam interesse de investidores.

Os sistemas de geração distribuída de energia solar fotovoltaica, que impulsionaram o avanço do Brasil no ranking mundial, representam a primeira debênture sustentável do país, e tem atraído investimentos no setor.

Saiba mais: Debênture sustentável já é realidade no Brasil e energia limpa recebe investimentos

“Quando se investe em energia renovável, não só diminui o impacto ambiental, mas gera impacto positivo para a sociedade. E é uma grande tendência o mercado valorizar cada vez mais empresas com impacto socioambiental positivo. Esse movimento está cada vez mais forte, ‘contaminando’ investidores e espalhando essa nova mentalidade. Nós podemos perceber isso nos mercados internacionais, mas já começamos a ver investidores locais preocupados em colocar seu dinheiro em empresas com propósito. Já vivemos isso com a energia renovável”, afirma Italo Freitas, CEO da AES Brasil e embaixador de Energia na Rede Brasil do Pacto Global, durante webfórum CEO com Propósito, realizado pela Ideia Sustentável.

Confira: CEO com Propósito – Liderança com valores em tempos de “outro normal”

O nível de irradiação solar no Brasil é muito maior que em países que já fazem o uso da energia solar para geração de energia elétrica em grande escala, como a Alemanha, que ocupa a 4ª posição no ranking mundial.

De acordo com o Atlas Brasileiro de Energia Solar, a região menos ensolarada do Brasil possui mais capacidade de gerar energia solar que no local mais ensolarado da Alemanha. Essa capacidade, contudo, ainda é pouco explorada e, por isso, representa uma ótima oportunidade de investimento.

Tendências de sustentabilidade no período pós-coronavírus

Estudo realizado pela consultoria Ideia Sustentável enumera tendências de sustentabilidade para o cenário pós-crise de covid-19.

“Elaborado durante a pandemia do coronavírus, que acelerou algumas tendências, este estudo da Ideia Sustentável trata, a rigor, de um conjunto de valores e comportamentos esperados pelas pessoas e sociedades. Na condição
de colaboradores, fornecedores, comunidades, investidores e clientes, os indivíduos aspiram se relacionar com empresas que pensam e agem como alguém decente. O que vai emergir do “lado de lá da ponte”, no “outro normal”, pode representar um risco ou oportunidade – depende apenas de como a empresa está fazendo a transição para um modelo de negócio mais ético, transparente, diverso, respeitoso ao outro e cuidadoso com o meio ambiente”, explica o consultor Ricardo Voltolini, CEO da Ideia Sustentável.

De acordo com o estudo, que ouviu diversas lideranças empresariais reconhecidas no tema, a sustentabilidade passará a um outro patamar, no qual torna-se pré-requisito para a sobrevivência de empresas.

Nesse cenário, as corporações precisarão repensar suas estratégias e adaptar seus negócios a uma sociedade mais digital e com foco renovado em sustentabilidade. A transição energética para um modelo mais sustentável, com predominância de fontes limpas e renováveis, é imperativa e irá atrair cada vez mais investimentos.

Energia solar e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

O investimento em energia limpa e renovável é um dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) propostos pela ONU. Esse objetivo em específico procura garantir, a toda a sociedade, o acesso à energia barata, confiável, sustentável e renovável.

Segundo Italo Freitas, o avanço do Brasil na geração de energia solar representa uma grande conquista para o desenvolvimento sustentável do país.

“O Brasil não está na melhor colocação nesse ranking mas, a notícia boa é que a meta do ODS 7 – Energia limpa e acessível, foi alcançada. Como embaixador de Energia da Rede Brasil do Pacto Global, fico muito feliz por estarmos em dia com o ODS 7 e em saber que a tendência é continuarmos mantendo esse padrão. Temos grandes desafios para o alcance dos demais ODS, especialmente agravados a partir da crise socioeconômica instaurada com a covid-19. Precisamos de esforços conjuntos de todos os setores e iniciativas urgentes mas com olhar de longo prazo”, publicou em seu perfil no LinkedIn.

“Os ODS são uma bússola que indica onde existem problemas a serem resolvidos. Além de serem uma oportunidade para gerar retorno aos investidores, pode, ao mesmo tempo, solucionar problemas brasileiros e ajudar a transformar a realidade do país”

Luciana Antonini Ribeiro, sócia-fundadora da EB Capital,

Conheça aqui nosso serviço de consultoria em ODS no negócio.

Sustentabilidade Estratégica

A consultoria Ideia Sustentável pode ajudar a sua empresa a tornar-se mais sustentável e a destacar-se no mercado, se posicionando como uma liderança no tema.

Construir uma cultura de sustentabilidade, de forma estratégica, é investir no sucesso da empresa. Constrói reputação, melhora posicionamento no mercado, atrai investimentos.

Entre em contato e descubra como podemos contribuir com a sua empresa.

Inscreva-se em nossa newsletter e
receba tudo em primeira mão

Conteúdos relacionados

Entre em contato
1
Posso ajudar?