Brasil e EUA lançam iniciativa para cidades sustentáveis

Brasil e EUA lançam iniciativa para cidades sustentáveis

A Iniciativa Conjunta Brasil-EUA para Sustentabilidade Urbana (JIUS, em inglês) foi lançada no Palácio do Itamaraty, no dia 16 de agosto. A parceria, que conta com a liderança dos Ministérios do Meio Ambiente dos dois países e com o apoio do Governo e do Município do Rio de Janeiro, será coordenada pela Fundação Brasileira para o Desenvolvimento Sustentável (FBDS), que busca aliar o conhecimento de entidades globais com representantes da iniciativa privada e do poder público na promoção de centros urbanos sustentáveis.

Participaram do encontro, entre outros, a ministra do Meio Ambiente do Brasil, Izabella Teixeira, a administradora da Agência de Proteção Ambiental dos EUA, Lisa Jackson, o prefeita da cidade da Filadélfia, Michael Nutter, o vice-prefeito e secretário municipal de Meio Ambiente do Rio de Janeiro, Carlos Alberto Muniz, o diretor do Departamento de Meio Ambiente do Ministério das Relações Exteriores, embaixador André Corrêa do Lago, e o presidente da FBDS, Israel Klabin.

A iniciativa visa criar uma plataforma para troca de experiências, ampliar os mercados de negócios ambientais, gerar empregos e estimular cidades sustentáveis. É um desdobramento da visita do presidente dos EUA, Barack Obama, ao Brasil em março deste ano, quando o comunicado conjunto dos dois governos prometeu a criação de uma agenda comum sobre economia verde.

“Há 20 anos, sentamos para discutir os princípios para criar cidades sustentáveis. Agora precisamos ser capazes de produzir ambientes favoráveis à sustentabilidade, buscar financiamentos e ter a clareza da importância do meio ambiente na construção de centros urbanos verdes. Agradeço ao entusiasmo da FBDS na promoção desta troca de idéias”, disse a administradora Lisa Jackson.

A proposta da parceria é a criação projetos em diferentes áreas, como gestão de resíduos, reciclagem, eficiência energética e construção verde, que tenham como objetivo oferecer soluções aos principais problemas das cidades e desenvolver infraestruturas urbanas que promovam o desenvolvimento sustentável com benefícios econômicos, ambientais e sociais.

“A data de hoje é um marco para a sustentabilidade, um dia em que as ideias começam a ser postas em práticas graças ao entendimento de que compartilhar conhecimento, aliado à busca de investimentos e ao comprometimento da sociedade, é o caminho para a viabilidade de uma agenda econômica verde para todo o planeta”, declarou Israel Klabin, presidente da FBDS.

A cooperação entre as partes caberá à Fundação Brasileira para o Desenvolvimento Sustentável, que, em parceria com entidades internacionais e iniciativa privada, promoverá o ambiente para a emissão de diagnósticos dos problemas urbanos e para a criação de projetos que possam ser implantados como solução.

“Israel é o indutor desta parceria, um amigo que tem a visão do futuro ambiental e que entende que somente com o engajamento político, do setor privado e da população conseguiremos vencer os desafios para as práticas sustentáveis nas cidades”, declarou a ministra Izabella Teixeira.

E mais!

Ainda nesta semana, a FBDS promove o seminário “Política Nacional de Resíduos Sólidos – Desafios e Oportunidades”, em parceria com a Frente Parlamentar Ambientalista, SOS Mata Atlântica e Compromisso Empresarial para Reciclagem (Cempre). Agendado para sexta-feira (19/08) no auditório da ALERJ, o evento tem como objetivo promover o debate de ideias para ações conjuntas entre o poder público, o setor privado e a sociedade para a criação de um modelo eficiente de reciclagem e gerenciamento de resíduos para os centros urbanos. Entre os palestrantes estarão representantes do Ministério do Meio Ambiente, Clarissa Lins, diretora da FBDS, o Movimento Nacional de Catadores, além de deputados e integrantes do Governo. O seminário é aberto ao público.

Inscreva-se em nossa newsletter e
receba tudo em primeira mão

Conteúdos relacionados

Entre em contato
1
Posso ajudar?