BM&FBOVESPA divulga nova carteira do ISE para 2012

BM&FBOVESPA divulga nova carteira do ISE para 2012

A Bolsa de Valores, Mercadorias e Futuros (BM&FBOVESPA) anunciou hoje a sétima carteira do Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE), que vai vigorar de 02 de janeiro a 31 de dezembro de 2012. A nova carteira reúne 51 ações de 38 companhias. Elas representam 18 setores e somam R$961 bilhões em valor de mercado, o equivalente a 43,72% do total do valor das companhias com ações negociadas na BM&FBOVESPA (em 23/11/2011). 

Das 37 empresas da carteira anterior, 36 foram selecionadas também para a nova. E duas companhias ingressaram: CCR e Ecorodovias, trazendo para o ISE o setor de transportes. Com 38 companhias, a carteira de 2012 está próxima do limite máximo, que é de 40 empresas.

Foram convidadas para participar da nova carteira as 182 companhias que detêm as 200 ações mais líquidas da Bolsa.  Deste total, 54 responderam o questionário de avaliação, desenvolvido pelo Centro de Estudos em Sustentabilidade (GVCes) da Escola de Administração de Empresas de São Paulo da Fundação Getúlio Vargas (FGV-EAESP).  Destas, seis aderiram ao processo como treineiras, ou seja, buscando se preparar para os próximos anos. 

O ISE reflete o retorno de uma carteira composta por ações de empresas com os melhores desempenhos em todas as dimensões que medem sustentabilidade empresarial.  Seus objetivos são funcionar como  uma referência para o investimento socialmente responsável e  atuar como indutor de boas práticas no meio empresarial brasileiro.

 

Novidades no processo de avaliação e divulgação

Em constante evolução, o processo de seleção para a carteira do ISE de 2012, apresenta três importantes novidades. Uma delas é que a dimensão de mudanças climáticas passou a valer pontos.

Na dimensão geral, foi introduzida uma nova questão, para verificar se as companhias desejam tornar públicas as respostas de seus respectivos questionários.  Das 38 empresas que estão na nova carteira, oito permitiram a abertura de seus questionários – AES Tietê, Bicbanco, Banco do Brasil, CCR, Coelce, Eletropaulo, Energias do Brasil e Natura  – que estarão disponíveis no site do ISE.

E uma terceira novidade é a divulgação para o público em geral dos pesos dos critérios do questionário de avaliação das empresas.

 

 

  

Raio X da carteira 2012

 – 100 % das companhias possuem compromisso com o desenvolvimento sustentável formalmente inserido em suas estratégias;

 – 92 % mantêm programa de sensibilização e educação sobre o tema;

 – 92 % aderiram formal e publicamente a compromissos voluntários amplamente legitimados, relacionados ao desenvolvimento sustentável, comprometendo todas as suas unidades, subsidiárias ou controladas;

 – 90% possuem Comitê de Sustentabilidade ou de Responsabilidade Empresarial formalmente estabelecido;

 – 87 % possuem diretoria que se reporta diretamente à alta direção da companhia (primeiro escalão) com atribuição de tratar questões relativas à sustentabilidade;

 – 84 % buscam identificar os temas mais relevantes relativos à sustentabilidade, por meio de um processo estruturado de verificação de seus impactos econômicos, ambientais e sociais significativos, conduzido com participação das principais partes interessadas;

 – 100 % publicaram Relatório de Sustentabilidade no último ano;

– 90 % utilizam as diretrizes da GRI como referência para a elaboração do relatório.

 

Carteira – 2011

A carteira de 2011 era composta por 47 ações de 38 empresas e, a partir de junho, ficou com 46 ações de 37 companhias, com a saída da Vivo, que foi incorporada pela Telesp.Seu valor de mercado é de R$ 934,5 milhões, correspondendo a 42,15% do total do valor das empresas com ações negociadas na Bolsa.

 

 

Sobre o ISE

O Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE) foi criado em dezembro de 2005 pela Bolsa e formulado com base no conceito internacional Triple Bottom Line (TBL), que avalia, de forma integrada, elementos ambientais, sociais e econômico-financeiros.

Aos princípios do Triple Bottom Line foram adicionadas outras três dimensões: governança corporativa, características gerais e natureza do produto. E uma quarta dimensão foi acrescentada a partir de 2011: mudanças climáticas.

É calculado pela BM&FBOVESPA em tempo real ao longo do pregão, considerando os preços dos últimos negócios efetuados no mercado à vista. As ações integrantes do ISE são selecionadas entre as 200 mais negociadas no pregão em termos de liquidez e ponderadas na carteira pelo valor de mercado dos ativos disponíveis à negociação.

O Conselho do ISE é presidido pela diretora de sustentabilidade da BM&FBOVESPA, Sônia Favaretto. Além da Bolsa, é composto pelas seguintes entidades: Associação Brasileira das Entidades Fechadas de Previdência Complementar (Abrapp), Associação dos Analistas e Profissionais de Investimento do Mercado de Capitais (Apimec), Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais (Anbima), Instituto Brasileiro de Governança Corporativa (IBGC), Instituto Ethos de Empresas e Responsabilidade Social, International Finance Corporation (IFC), Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA) e Ministério do Meio Ambiente.

 

Mais informações:
BM&FBOVESPA S.A. – Assessoria de Imprensa
11  2565-7746/7093 / [email protected]

 

Inscreva-se em nossa newsletter e
receba tudo em primeira mão

Conteúdos relacionados

Entre em contato
1
Posso ajudar?