Ambev anuncia meta de 100% no uso de plástico reciclado em suas embalagens

Ambev anuncia meta de 100% no uso de plástico reciclado em suas embalagens

A Cervejaria Ambev decidiu ampliar a sua meta de uso de plástico reciclado nas embalagens de seus produtos. Em 2018, a empresa anunciou o objetivo de ter, até o ano de 2025, 100% de seu portfólio com embalagens retornáveis ou que tivessem mais da metade de sua composição com material reciclado. Agora, pretende alcançar, para o mesmo ano, 100% das embalagens plásticas feitas com material reciclado.

“Em 2018, a gente já tinha anunciado a meta de ter 100% dos nossos produtos em embalagens retornáveis ou que fossem majoritariamente feitas de conteúdo reciclado até 2025. Agora queremos ir além para ajudar a resolver o problema da poluição plástica, que preocupa o mundo todo”, explica Jean Jereissati, presidente da Cervejaria Ambev. 

Para alcançar essa nova meta, a Cervejaria Ambev irá atuar em três frentes:

  1. Eliminação e substituição de plástico desnecessário;
  2. Uso de embalagens retornáveis e recicladas;
  3. Investimento em inovação, em parcerias e na cadeia de reciclagem.

Eliminação e substituição do plástico desnecessário

A Cervejaria Ambev pretende eliminar e substituir o plástico quando seu uso é desnecessário, por exemplo para embalar pacotes promocionais.

“Estamos desenvolvendo com parceiros alternativas para substituir o plástico de embalagens por outros materiais de origem mais sustentável”, anuncia Rodrigo Figueiredo, vice-presidente de Sustentabilidade e Suprimentos da companhia. Segundo ele, algumas marcas da cervejaria que antes utilizavam plástico para embalar os pacotes de latas serão agora embalados em papel cartão.

A empresa tem se envolvido em diferentes iniciativas para diminuir o impacto ambiental causado pelas embalagens plásticas e conscientizar a sociedade. Algumas dessas iniciativas foram feitas em parceria com a Parley for the Ocean, movimento de artistas, pensadores e lideranças para sensibilizar a sociedade para a importância dos oceanos.

Saiba mais: Ambev se une a artivista para conscientizar sobre o descarte de plástico

Outra iniciativa da Ambev é oferecer a possibilidade dos consumidores adquirirem a água AMA em latinhas de alumínio, e não apenas em garrafinhas plásticas. “O impacto é muito importante. Não só as latas de alumínio são amplamente recicladas no Brasil, como são uma importante fonte de renda para milhares de famílias”, aponta Richard Lee, diretor de sustentabilidade da Cervejaria Ambev.

Uso de embalagens retornáveis e recicladas

“Atualmente, 40% das nossas cervejas já são retornáveis, mas à medida que avançamos nesse compromisso, nosso sonho ficou maior e decidimos acabar com a poluição plástica de nossas embalagens”, afirma Figueiredo.

A nova meta, de contar com 100% de suas embalagens plásticas feitas com material reciclado, segue as diretrizes de sua matriz e é apoiada por uma tendência global de se eliminar as embalagens de plástico conforme os consumidores optem por alternativas mais sustentáveis.

Leia também: Redução significativa do plástico foi um dos temas da Assembleia da ONU para o Meio Ambiente

Investimento em inovação, em parcerias e na cadeia de reciclagem

Para tornar a meta possível de ser alcançada, é necessária uma ação conjunta da Cervejaria Ambev com outras instituições, além de investimentos na economia circular. Por isso, a companhia tem se aliado a parceiros como cooperativas de reciclagem, startups e universidades.

Em 2017, por exemplo, a Ambev lançou, junto com a Coca-Cola, o programa Reciclar pelo Brasil, com o objetivo de aumentar investimentos destinados a cooperativas de catadores e diminuir o número de embalagens em aterros. O programa conta com mais de 10 empresas parceiras e apoiam cerca de 5 mil cooperados. Já foram recolhidos 133 mil toneladas de plástico no Brasil por meio do programa.

“Nos últimos dois anos, geramos negócios da ordem de R$ 200 milhões na economia circular com a reciclagem de plástico. Quando chegarmos em 100% de plástico reciclado, vamos colocar na economia circular em torno de R$ 1 bilhão, sem contar investimentos em inovação e em novos materiais”, afirma Rodrigo Figueiredo.

A Cervejaria Ambev conta também com uma parceria com a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) desde 2018. Foto: Divulgação

“Para darmos esse passo ainda maior, vamos nos unir aos nossos parceiros e fomentar ainda mais a inovação dentro do nosso ecossistema. Já estamos trabalhando com diversos parceiros para trilharmos juntos um caminho de inovações para uma solução no longo prazo para o plástico”, conclui Jean Jereissati.

Dica de leitura: Cervejaria Ambev assina compromisso com a campanha Our Only Future

Inscreva-se em nossa newsletter e
receba tudo em primeira mão

Conteúdos relacionados

Entre em contato
1
Posso ajudar?