Ações da Ambev focam no desenvolvimento sustentável

Ações da Ambev focam no desenvolvimento sustentável

Duas ações relacionadas ao universo ESG/Sustentabilidade marcaram a operação da empresa de bebidas Ambev, patrocinadora da nossa Plataforma Liderança com Valores, durante o mês de maio.

Uma delas refere-se ao desenvolvimento de uma máquina de refil de bebidas, em parceria com a startup Avoid, em que a nova tecnologia aplicada terá como objetivo reduzir o volume de embalagens descartáveis em circulação.

Inédito no mercado de refrigerantes, o projeto terá como foco inicial a marca Guaraná Antarctica. A iniciativa prevê redução de, aproximadamente, 1 tonelada de embalagens de plástico de uso único, por ano, por máquina. Além de reduzir o consumo de água centralizada e evitar a emissão de CO2 durante o transporte e armazenagem. Em 2020, a companhia assumiu o compromisso de zerar a poluição plástica de suas embalagens até 2025 e, no ano passado, já alcançou mais de 30% dessa meta.

A Avoid, parceria neste projeto, faz parte da Aceleradora 100+ desde 2019, programa criado em 2018 pela cervejaria para acelerar startups que suportem a Ambev a alcançar as metas de Sustentabilidade previstas para 2025, que endereçam cinco grandes pilares: Ações Climáticas, Gestão de Água, Agricultura Sustentável, Embalagem Circular, Ecossistema dos Empreendedores.

Dentro do pilar Agricultura Sustentável, a empresa foi premiada pela produção de cervejas com ingredientes cultivados por cerca de 10 mil moradores de baixa renda de cinco estados brasileiros.

Após inúmeros testes, a Ambev, em parceria com a Questtonó, consultoria de inovação e design, viabilizou a produção de cervejas com um ingrediente nada comum neste tipo de bebida: o aipim.

A companhia desenvolveu quatro rótulos de bebidas regionais: Magnífica – do Maranhão, Nossa – de Pernambuco, Legítima – do Ceará e Esmera – de Goiás. Além do aipim, outro alimento típico do Brasil, o caju, entrou na mira da Ambev e, assim, nasceu o quinto rótulo regional: a Berrió – do Piauí. Para manter o ritmo de produção adequado, a empresa criou uma rede com cerca de 10 mil moradores de baixa renda desses estados para assegurar o cultivo dos ingredientes, garantindo também a movimentação da economia local, contribuindo com a redução da desigualdade social. Todas as cervejas são produzidas e comercializadas apenas em seus respectivos estados, criando raízes e gerando identidade com o público.

Em razão desse indicador social, a empresa foi premiada na categoria Pandemic Response 2021 do World Changing Ideas Awards, promovido pela Fast Company, uma publicação americana com foco em tecnologia, negócios e design.

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