Seminário debate PNRS

Seminário debate PNRS

A 13ª edição do Senalimp acontece de 14 a 16 de setembro de 2011 em São José dos Campos (SP). Realizado pela ABLP  (Associação Brasileira de Resíduos Sólidos e Limpeza Pública), em parceria com a URBAM (Urbanizadora Municipal da Cidade de São José dos Campos), o seminário tem como tema central: “Política Nacional de Resíduos Sólidos – Soluções e o Comprometimento da Sociedade”.

A edição promoverá palestras e debates envolvendo especialistas brasileiros e estrangeiros dos segmentos de gestão de resíduos, limpeza pública, educação e outras. O seminário terá também a importante tarefa de abordar a situação dos resíduos sólidos no país e os desafios previstos pela Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS, instituída pela Lei 12.305, de 2 de agosto de 2010).

“O Senalimp é uma oportunidade única para discutir as evoluções técnicas do segmento de limpeza urbana no país”, afirma o presidente da ABLP, Tadayuki Yoshimura. “Além disso, vivemos um momento muito importante para o nosso segmento, pois este é o primeiro ano de vigência da nova Política Nacional de Resíduos Sólidos, que foi regulamentada e passou a valer ao final de dezembro de 2010. Temos grandes desafios pela frente para fazer com que o Brasil adeque suas infra-estruturas, desenvolva sua logística e serviços e avance na conscientização e educação de sua população para que seja reconhecido em um breve futuro como um país desenvolvido na gestão de seus resíduos”, acrescenta.

O evento, a ser realizado no Parque Tecnológico de São José dos Campos, pretende ainda estimular o estudo dos temas relacionados a todas as classes de resíduos, os investimentos nesse mercado, a difusão de modelos sustentáveis de soluções, a transferência de tecnologias, o desenvolvimento e modernização da indústria nacional e a conscientização da sociedade para a questão da adequada gestão de resíduos e limpeza pública. É destinado à participação de profissionais e empresários do setor, gestores públicos e privados, especialistas, pesquisadores, representantes do terceiro setor, estudantes, professores e demais interessados nos temas em debate.

No total, o seminário terá 12 palestras (sendo três internacionais), uma mesa redonda de debates entre especialistas, um evento de apresentação de soluções dos parceiros da ABLP na realização do Senalimp, além de um dia dedicado a visitas técnicas a entidades e empresas da região do Vale do Paraíba que desenvolvem programas de destaque em gestão de resíduos ou limpeza pública.

Segundo Tadayuki Yoshimura, o seminário será “mais uma grande oportunidade para conscientizar os poderes públicos e a sociedade sobre a necessidade de darmos uma real e grande virada em relação à limpeza urbana e destinação final de resíduos”.

Toda a programação do seminário tem entrada gratuita, sendo que o auditório onde serão realizadas as palestras tem capacidade para 300 espectadores. Para participar, os interessados devem se inscrever pela internet, no site da ABLP (www.ablp.org.br), em formulário eletrônico a ser disponibilizado em breve. O evento conta com o apoio da Prefeitura da Cidade de São José dos Campos.

Palestras

Entre os temas e convidados para ministrar as palestras estarão: “Licenciamentos”, com Otavio Okano, presidente da Cetesb; “Política Nacional de Resíduos Sólidos – desafios e metas”, com Silvano Silvério da Costa, secretário de Recursos Hídricos e Ambiente Urbano do Ministério do Meio Ambiente; “Gestão integrada dos resíduos sólidos na cidade de São José dos Campos”, com Alfredo de Freitas de Almeida, presidente da URBAM; “Custo da limpeza urbana X Taxa de limpeza”, com Carlos Rossim, da PwC; “Tratamento térmico de resíduos – tecnologias”, com Sergio Guerreiro, da UFRJ; “Tratamento de chorume”, palestra internacional com o espanhol Juan António Fornielles, gerente de projetos do Grupo Hera; “Logística reversa – case”, com Ricardo Barros, diretor da Ambiensys; “Erradicação de lixões e novos aterros”,  com Leodegar Tiscoski, secretário nacional de Saneamento Básico do Ministério das Cidades; “Consórcios Intermunicipais e PPPs”, com Igor Tamasauskas, da Bottini & Tamasauskas Advogados; “Áreas contaminadas”, com Paulo Negrão, CEO da Clean Environment Brasil; e “Educação Ambiental no Japão”, palestra internacional com professor de Escola Municipal de Hiroshima (Japão).

Visitas técnicas

As visitas técnicas, restritas a grupos com no máximo 30 participantes, serão realizadas no dia 16 de setembro, com os seguintes destinos: centro de triagem, aterro e usina de biogás da URBAM, em São José dos Campos (com a formação de dois grupos); ao aterro de resíduos industriais da Essencis-Ecossistema, em São José dos Campos; ao aterro de resíduos orgânicos e industriais da Resicontrol, em Tremembé; ao incinerador de resíduos da Basf, em Guaratinguetá; e à planta industrial da Embraer, em São José dos Campos.

Desafios

De acordo como o presidente da ABLP, Tadayuki Yoshimura, o momento é também muito oportuno para reforçar os debates sobre as políticas e práticas de gestão de resíduos adotadas no Brasil, especialmente tendo em vista a perspectiva de realização de dois grandes eventos esportivos por aqui: a Copa do Mundo de 2014, e as Olimpíadas de 2016. “Afinal, como o País está se preparando nas áreas de gestão de resíduos e limpeza urbana para receber esses eventos?”, questiona Tadayuki.

Outra grande questão é a meta estabelecida pela PNRS de que todos os municípios brasileiros terão que eliminar os seus lixões (verdadeiros depósitos de lixo a céu aberto) até 2014, com sua substituição por aterros sanitários adequadamente geridos. Em 2010, somente 57% dos resíduos urbanos tiveram destinação ambientalmente adequada, de acordo com o Panorama dos Resíduos Sólidos do Brasil, produzido pela Abrelpe.

“A erradicação dos lixões é um tema que julgamos de extrema relevância para se elevar o nível do Brasil no cenário internacional em termos de destinação final de resíduos de forma ambientalmente correta”, afirma Tadayuki. “Uma das grandes soluções para isso será a implementação de 256 aterros regionais (por consórcios de municípios) e de 192 aterros de pequeno porte, com aporte de recursos federais e/ou estaduais e participação da iniciativa privada sob regime de PPPs”, conclui.

PROGRAMAÇÃO PRELIMINAR SENALIMP 2011

14 de setembro (quarta-feira)
08h00min Inscrições
09h00min Cerimônia de abertura

09h30min
Palestra: “Licenciamentos”, com o presidente da Cetesb, Otavio Okano
10h20min Coffee-break
10h45min Palestra internacional : “Educação ambiental no Japão”, professor de Hiroshima

11h45min
Palestra: “Política Nacional de Resíduos Sólidos – desafios e metas”, com o secretário de Recursos Hídricos e Ambiente Urbano do Ministério do Meio Ambiente, Silvano Silvério da Costa
12h50min Almoço
14h00min Palestra internacional: Serviços de Limpeza Urbana de Barcelona-diretor da Municpalidade de Barcelona
15h00min Palestra: “Gestão integrada dos resíduos sólidos na Cidade de São José dos Campos”, com o presidente da URBAM, Alfredo de Freitas de Almeida

15h40min
Coffee-break
16h00min Palestra: “Custos de limpeza urbana X taxa de limpeza”, com o diretor da PwC Carlos Rossin
16h45min Mesa redonda – debates
15 de setembro (quinta-feira)
08h45min Palestra: “Tratamento térmico de resíduos – tecnologias ”, com o pesquisador da UFRJ Sergio Guerreiro
09h35min Palestra internacional : “Tratamento de chorume”, com o gerente de projetos da Áre Internacional do Grupo Hera , Juan António Fornielles
10h40min Coffee-break
11h00min Palestra: “Logística reversa”, com o diretor da Ambiensys, Ricardo Barros
11h40min Atividades dos parceiros/patrocinadores (área externa, hall e sala de apoio 4)
12h50min Almoço
14h00min Palestra: “Erradicação de lixões e novos aterros” com o secretário nacional de Saneamento Básico do Ministério das Cidades, Leodegar Tiscoski
14h50min Palestra: “Consórcios intermunicipais e PPPs”, com o advogado Igor Tamasauskas

15h40min
Coffee-break
16h10min Palestra: “Áreas contaminadas”, com o CEO da Clean Environment Brasil, Paulo Negrão
17h00min Cerimônia de encerramento
16 de setembro (sexta-feira: dia dedicado às visitas técnicas)
URBAN (SJC) – centro de triagem, aterro e usina de biogás
URBAN (SJC) – centro de triagem, aterro e usina de biogás
Essencis-Ecossistema (SJC) – aterro de resíduos industriais
Resicontrol (Tremembé) – aterro de resíduos orgânicos e industriais
Basf (Guaratinguetá) – incinerador de resíduos
Embraer (SJC) – fábrica de indústria aeronáutica

Senalimp

O Senalimp é promovido pela ABLP desde 1974 para debater questões prioritárias, novas tecnologias, soluções e tendências no seguimento de resíduos e limpeza pública. O evento já foi realizado em cidades como Brasília (DF), Recife (PE), Caxias do Sul (RS), São Paulo (SP), Lages (SC) e Curitiba (PR). Sua última edição aconteceu entre os dias 22 e 24 de setembro de 2010, no município de Itupeva, interior paulista. Na ocasião, os debates, que tiveram como tema “Novos desafios para os resíduos no Brasil”, reuniram cerca de 300 participantes no Quality Resort & Convention Center Itupeva.

Sobre a ABLP

Fundada em 1970, a ABLP foi criada com o objetivo de colaborar no estudo, elaboração e divulgação das soluções para os problemas relacionados aos resíduos sólidos e à limpeza pública. Sua criação representou a materialização das idéias de um grupo de técnicos e estudiosos com a perspectiva de antecipar as necessidades em tecnologia, treinamento, investimento e divulgação necessárias para dar tratamento adequado aos resíduos sólidos, bem como à disposição final dos mesmos, resultado da concentração da população nas grandes cidades do país, do desenvolvimento industrial e dos avanços nos serviços de saúde. Entre seus associados, reúne empresas, entidades, organizações, personalidades, pesquisadores e técnicos que atuam direta ou indiretamente no setor.

Desde sua fundação, há mais de 40 anos, mantém esse foco da forma mais abrangente possível, incorporando os avanços tecnológicos. Ministra cursos de treinamento para técnicos e operadores sobre o gerenciamento dos resíduos de qualquer origem; edita a Revista Limpeza Pública, que é o seu meio de divulgação das novas tecnologias, publicando artigos técnicos selecionados, entrevistas e debates de pesquisadores, professores e operadores; promove, periodicamente, o Senalimp, evento de abrangência nacional realizado, muitas vezes, em parceria com outras entidades, como nesta sua 13ª edição, tendo a URBAM, empresa de serviços de infraestrutura essenciais da cidade São José dos Campos, como correalizadora. Ao longo de sua história, o Senalimp promoveu inúmeras palestras com especialistas de outros países, que trazem ao Brasil suas experiências e exemplos na área.

Por essa atuação, a ABLP tornou-se um órgão de referência em resíduos sólidos, recebendo o título de “Entidade de Utilidade Pública”. Com o objetivo de preservar o meio ambiente e os recursos naturais pelo uso adequado da ciência e da tecnologia, aplicáveis ao gerenciamento dos resíduos sólidos, participa de câmaras técnicas, comissões de estudos e elaboração de leis, regulamentos e normas técnicas. Seu posicionamento é sempre pautado pelo apuro técnico e pela independência.

Sobre a URBAM

A URBAM foi fundada em 10 de outubro de 1973 como uma sociedade de economia mista, e tem a Prefeitura de São José dos Campos como sua acionista majoritária. Com o objetivo de gerenciar e executar uma variada gama de serviços de infraestrutura essenciais para a comunidade joseense, a URBAM tem se desenvolvido e se adaptado às transformações das áreas urbanas nas últimas décadas.

Dentre as vantagens oferecidas pela empresa para a realização de serviços públicos, estão: flexibilidade administrativa, estrutura organizacional enxuta, autonomia e desenvolvimento de tecnologias em suas áreas de atuação, entre outras.

Com mais de 2.700 funcionários, a URBAM é responsável pela Gestão Integrada da Limpeza Urbana, que envolve a varrição de vias públicas, o sistema de coleta de lixo e todo o processo de tratamento e disposição final destes resíduos na ETRS (Estação de Tratamento de Resíduos Sólidos), que compreende o Centro de Triagem de materiais recicláveis e o Aterro Sanitário. Sua atuação abrange ainda a administração do Serviço Funerário da cidade, a administração dos Cemitérios, Terminais Rodoviários, Estádio Martins Pereira, Desenvolvimento de Informática e execução de obras em geral.

Serviços:

Tema: “Política Nacional de Resíduos Sólidos – Soluções e o Comprometimento da Sociedade”;
Quando: dias 14, 15 e 16 de setembro (atividades das 8h às 18h);
Onde: Parque Tecnológico de São José dos Campos (Rodovia Presidente Dutra – Km 137,8 – São José dos Campos-SP);
Quanto: participação gratuita dos inscritos;
Inscrições: exclusivamente pelo site da ABLP (www.ablp.org.br);
Realização: ABLP, em parceria com a URBAM;
Apoio: Prefeitura da Cidade de São José dos Campos;

Comissão Organizadora

Tadayuki Yoshimura – Presidente da ABLP
Alfredo de Freitas Almeida – Presidente da URBAM
Edson Luiz A. Amaral – Gerente de Relações Institucionais da URBAM
Alvaro de Souza Alvas – Diretor de Operações da URBAM
Ariovaldo Caodaglio – Diretor da ABLP
João Gianesi Netto – Diretor da ABLP
Clóvis Benvenuto – Diretor da ABLP
Luiz Fernando Brandi Lopes – Diretor da ABLP
Walter Capello Jr. – Conselheiro da ABLP
Carlos Vinicius dos Santos Benjamim – Conselheiro da ABLP

Atendimento à imprensa

Ricardo Viveiros & Associados – Oficina de Comunicação
rvo@viveiros.com.br
Tel. 55 11 3675-5444

Inscreva-se em nossa newsletter e
receba tudo em primeira mão

Conteúdos relacionados

Entre em contato
1
Posso ajudar?