A geração dos empreendedores sustentáveis

A geração dos empreendedores sustentáveis

Ideias de negócios sustentáveis não param de surgir. Com o aumento da demanda em áreas como a de energias renováveis, as oportunidades verdes crescem juntamente com a relevância dos temas socioambientais na sociedade. Para aproveitá-las, no entanto, é preciso investimento em um sistema educacional que forme empreendedores capacitados a atuar em novas áreas, e suporte governamental para as tecnologias em estágios iniciais. É o que defende o presidente do Babson College – uma das mais conceituadas faculdades de empreendedorismo dos Estados Unidos -, Leonard Schelesinger, também consultor da Agência de Desenvolvimento Internacional dos EUA e da Casa Branca.
Schelesinger conversou com Ideia Sustentável durante o Fórum de Sustentabilidade do Starts With You (SWU), em Itu (interior de São Paulo), onde falou sobre o lançamento do projeto Entrepreneurial Planet (ePlanet), plataforma global que pretende fornecer ferramentas e captar recursos para novos negócios sustentáveis entre alunos de universidades de todo o mundo.
IS – Qual o maior desafio atual para a criação de novos empreendimentos sustentáveis?
Leonard Schelesinger – A maior questão é fazer com que os novos empreendedores tenham o ímpeto de “gastar” o tempo necessário para serem educados para as chances que estão surgindo no mercado. Neste momento, em todo o mundo, há demanda suficiente e dinheiro sendo aplicado em áreas relacionadas à sustentabilidade. Existe um grande portfolio de oportunidades.
É uma ótima época, por exemplo, para empreendimentos em energias limpas. Muitas delas estão em estágio inicial e não sabemos o que dará certo e o que não irá funcionar, mas certamente é um bom momento para pequenos e médios investimentos. O desafio passa, ainda, por um forte suporte governamental em tecnologias nos estágios iniciais do negócio, para que os empreendedores seiam capazes de investir e manter uma estrutura ao longo do tempo.
IS – Existe alguma experiência bem sucedida no que diz respeito ao apoio a novos negócios verdes?
Schelesinger – Estive recentemente em Abu Dhabi, onde a economia sempre foi dependente do petróleo. O governo local articula, agora, um novo plano para 2030, que visa a reduzir drasticamente a dependência de petroquímicos por meio do desenvolvimento de suas próprias fontes de energia, mas também buscando construir uma nova economia baseada no menor uso de combustível.
No momento, eles estão investindo no projeto da cidade comunitária de Masdar, onde hoje já conseguem atuar com 100% de energia limpa em ambiente físico neutro em carbono. Esse tipo de investimento, com um olhar para o futuro, é fundamental para criarmos as habilidades necessárias para desenvolvê-los em grande escala, e ampliar a consciência de que é possível e podemos fazer isso.
IS – Quais são os principais objetivos do programa Entrepreneurial Planet?
Schelesinger – A parte mais importante do programa é unir gerações  comprometidas em tomar atitudes positivas e criar um espaço com conteúdo educacional para elas, gerando uma rede de engajamento para o desenvolvimento de novas oportunidades.  A expectativa é que a plataforma online dê suporte a essa rede e consiga promover, localmente, informações e acesso a recursos e capital, necessários para oferecer estrutura aos empreendimentos ao longo do tempo.
IS – Você sente que a nova geração de empreendedores tem o ímpeto de pensar de forma inovadora, buscando novas soluções para antigos problemas?
Schelesinger – A expressão que utilizamos no Babson é que nós “moldamos” as experiências de aprendizado para os estudantes enquanto eles “remodelam” suas organizações e instituições de formas tão diversas que as pessoas mais velhas mal podem imaginar. Não há dúvida, absolutamente, de que essa geração olha para o planeta de forma inteligente e possui objetivos diferentes das gerações anteriores no que diz respeito aos negócios.  (C.T.)

Inscreva-se em nossa newsletter e
receba tudo em primeira mão

Conteúdos relacionados

Entre em contato
1
Posso ajudar?